Filipenses 2:11

e toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para a glória de Deus Pai.

toda língua – compare com “todo joelho” (Filipenses 2:10). Ele será reconhecido como Senhor (não mais como “servo”, Filipenses 2:7).

para a glória de Deus Pai – o grande propósito do ofício mediador e reino de Cristo; este findará quando seu propósito for plenamente alcançado (Jo 5:19-23, Jo 5:30; Jo 17:1, Jo 17:4-7; 1Coríntios 15:24-28). [JFU, 1866]

Comentário de H. C. G. Moule

e toda língua confesse. Novamente uma citação implícita de Isaías 45:23.

O verbo traduzido “confessar”, como Lightfoot aponta, no grego bíblico quase renunciou ao seu significado literal de confissão aberta, para tomar o de louvor e ação de graças. Nosso próprio Senhor o usa, Mateus 11:25; Lucas 10:21; ( “Eu Te agradeço, ó Pai, etc.”) Toda língua “dará graças a Ele por Sua grande glória.” – Pode-se perguntar, como isso será cumprido no caso dos perdidos? nenhuma referência explícita aqui a nada além dos assuntos da redenção final, como em Efésios 1:10, onde veja nota nesta série; ou o misterioso estado dos perdidos pode admitir, pelo que sabemos, tal reconhecimento que até mesmo sua desgraça sem esperança é a ordenança da “Suprema Sabedoria e Amor primevo [nota: “Justiça, o Fundador do meu tecido movido, Para me criar foi a tarefa do poder divino, Suprema sabedoria e amor primevo. Toda esperança abandone, vós que aqui entrais”. Dante, Inferno, canto iii (Cary)]”, manifestada em Jesus Cristo, como será equivalente à adoração aqui indicada.

Jesus Cristo é o Senhor. Compare com 1Coríntios 12:3; uma passagem que nos ensina que o senhorio em questão é conhecido apenas por revelação divina. É o senhorio supremo, uma sessão no trono eterno. (compare com Apocalipse 3:21 e veja Apocalipse 22: 3). Ele “que, estando em forma de Deus, assumiu a forma de servo” de Deus, e “obedeceu até a cruz”, agora é possuído e adorado como “Deus, cujo trono é para todo o sempre” (Hebreus 1:8). ), e como exercendo Seu domínio como Filho do Homem. A Pessoa é eternamente a mesma, mas uma nova e maravilhosa condição de Sua ação entrou, o resultado de Sua Exinanição e Paixão.

É observável que os hereges valentinianos (século 2), segundo Irineu (Bk. I. 1 § 3) atribuíram a Jesus o título de Salvador, mas recusaram-lhe o de Senhor.

Para provar que na doutrina apostólica o Nome supremo, Jeová, era reconhecido como apropriado à Pessoa do Cristo, compare com João 12:4 com Isaías 6:5. Nessa passagem, como aqui, nos apresentamos a identidade pessoal do Cristo Preexistente e Humilhado.

para a glória de Deus Pai – o Objeto último de toda adoração, visto que Ele é a Origem eterna da eterna Divindade do Filho.

Compare com João 5:23; João 13:31-32; João 17:1; 1 Pedro 1:21; por esta profunda relação entre a glória do Filho e a glória do Pai. Mas nenhuma referência isolada pode representar adequadamente um assunto que está tão profundamente entrelaçado na textura do Evangelho.

À luz da verdade escriturística de Sua Natureza, uma verdade resumida com plenitude luminosa no Credo “Niceno”[nota: E mais elaboradamente na “Definição” do Concílio de Calcedônia, a.d. 451], vemos o Cristo de Deus como ao mesmo tempo propriamente, divinamente, adorável e o verdadeiro Meio para nossa adoração de o pai.

Crisóstomo aqui em uma passagem nobre mostra como a atribuição da Divindade plena e eterna ao Cristo aumenta, não diminui, a glória do Pai. “Uma prova poderosa é do poder, bondade e sabedoria do Pai que Ele gerou tal Filho, um Filho de modo algum inferior em bondade e sabedoria… Quando digo que o Filho não é inferior em Essência ao Pai, mas igual e da mesma Essência, nisto também adoro o Senhor Deus, e Seu poder, bondade e sabedoria, que Ele nos revelou Outro, gerado por Si mesmo, semelhante a Ele em todas as coisas, exceto a Paternidade ” (Hom. vii. na epístola ad Philipp. c. 4).

Assim encerra uma passagem na qual, no decorrer da exortação prática, a verdade cardinal da verdadeira Divindade e da verdadeira humanidade de Cristo, e de Seu exemplo, são apresentadas com ainda mais força porque incidentalmente. O dever de amor mútuo altruísta e auto-sacrifício é reforçado por considerações sobre a condescendência de Cristo, que são completamente sem sentido se Ele não for preexistente e Divino, e se a realidade de Sua masculinidade não é em si um exemplo sublime de abnegação não forçada para o bem dos outros. Todas as visões meramente humanitárias de Sua Pessoa e Obra, por mais refinadas e sutilmente que sejam, estão totalmente em desacordo com esta passagem apostólica, escrita em memória viva fresca de Sua vida e morte. [Moule, aguardando revisão]

< Filipenses 2:10 Filipenses 2:12 >

Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles, com adaptação de Luan Lessa – janeiro de 2021.