Filipenses 2:12

Portanto, meus amados, assim como sempre obedecestes, não somente na minha presença, mas muito mais agora na minha ausência, assim exercei a vossa salvação com temor e tremor;

exercei (“ponham em ação”, NVI; “trabalhem com afinco”, NVT) a vossa salvação com temor e tremor. Sabemos que Paulo não ensinava que a salvação vem por meio de obras (Romanos 4:2, em diante; 9:2; Gálatas 2:16; 3:10; 2Timóteo 1:9), por isso essa não pode ser a interpretação deste texto (Genebra).

Comentário de H. C. G. Moule

Portanto. O Apóstolo agora imprimiu-lhes o dever e a bênção do esquecimento da simpatia e do amor, sobretudo por este exemplo supremo. Ele aqui retorna à exortação, em certa medida, mas agora apenas subordinadamente; sua mente está agora principalmente possuída com a grandeza da salvação, e é através disso, por assim dizer, que ele vê o dever e a alegria da humildade e harmonia cristãs.

meus amados. Assim, novamente Filipenses 4:1. Compare com 1Coríntios 10:14; 1Coríntios 15:58; 2Coríntios 7:1; 2Coríntios 12:19; onde esta palavra terna também introduz apelos práticos sérios. Veja também Hebreus 6:9; Tiago 1:16; 1Pedro 2:11; 1Pedro 4:12; 2Pedro 3:1; 2Pedro 3:8; 2Pedro 3:14; 2Pedro 3:17; 1João 3:2; 1João 3:21; 1João 4:1; 1João 4:7; 1João 4:11; Juízes 3:1720.

como sempre obedecestes. O Apóstolo vê como uma experiência passada suas relações pessoais com eles de outrora em Filipos. Veja as próximas palavras, onde tal retrospectiva está implícita.

não somente na minha presença etc. O grego mostra que essas palavras devem ser unidas ao que se segue; “trabalhe sua própria salvação, agora na minha ausência, não apenas na minha presença.”

assim exercei a vossa salvação. “a vossa” é fortemente enfático. De fato, o Apóstolo está lhes ordenando “aprender a andar sozinho”, em vez de se apoiar demais em sua presença e influência pessoal: “Não me faça seu procurador em deveres espirituais que devem ser seus”. Daí o “muito mais” da cláusula anterior; sua ausência seria a ocasião para uma realização muito mais plena de suas próprias obrigações e recursos pessoais na vida espiritual.

“Salvação”:—veja acima em Filipenses 1:19. A principal referência aqui é a glória final (veja as observações logo abaixo). Mas como a vida eterna é contínua e una, aqui e no futuro, uma referência lateral pode muito bem ser reconhecida para apresentar a preservação da queda e do pecado. “Neste caminho de diligência, recebemos diariamente mais e mais da própria ‘salvação’, pela libertação do pecado, vitória sobre ele, paz e comunhão com Deus e os penhores da felicidade celestial” (Scott).

“exercei”:—o verbo é aquele usado também, por exemplo Romanos 4:5 (“a lei opera a ira”); 2Coríntios 4:17, um paralelo próximo e instrutivo. Assim como ali a “leve aflição” do santo “produz para ele um peso de glória”, aqui também sua constância vigilante, amorosa e reverente, por amor de seu Senhor, “funciona”, desemboca no resultado de sua “salvação”. Não há aqui a menor contradição com a verdade profunda da Justificação pela Fé somente, isto é, somente por causa do mérito do Redentor, apropriado pela confiança submissa; aquela justificação cujo resultado seguro é a “glorificação” (Romanos 8:30). ). É um exemplo de linhas independentes de verdade convergindo para um objetivo. De um ponto de vista, o do mérito justificador, o homem é glorificado somente por causa da obra de Cristo, aplicada ao seu caso somente pela fé. capacidade de qualificação, e de preparação para o acolhimento individual do Senhor (Mateus 25:21; Romanos 2:7), o homem é glorificado como o resultado de um processo de trabalho e treinamento, no qual em um verdadeiro sentido ele mesmo é operante, embora a graça encontra-se abaixo de toda a operação.

com medo e tremor – não de angústia atormentadora (cp. 1João 4:18), mas de profunda reverência e consciência desperta. Então 1Coríntios 2:3; 2Coríntios 7:15; Efésios 6:5. Crisóstomo cita o Salmo 2:11, “Servi ao Senhor com temor e exultai com Ele com tremor.” — A Bíblia Douay (Romanista) aqui tem uma nota: — “Isto é contra a falsa fé e a confiança presunçosa dos sectários modernos”; uma referência à doutrina de uma garantia pessoal do presente favor divino e da glória vindoura. Mas isso é tanto confundir o significado da frase de Paulo “temor e tremor”, quanto esquecer passagens como, por exemplo, Romanos 5:1-2; Romanos 5:9; Romanos 8:28-39. Igreja de Roma que “nenhum homem pode saber, com uma certeza sob a qual nada falso pode se esconder, que ele alcançou a graça de Deus” (Canones Concil. Trident, Sess. vi. cap. ix.) Veja mais abaixo. [Moule, aguardando revisão]

< Filipenses 2:11 Filipenses 2:13 >

Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles, com adaptação de Luan Lessa – janeiro de 2021.