Filipenses 2:13

pois é Deus quem opera em vós tanto o querer como o agir, conforme a sua boa vontade.

Comentário de A. R. Fausset

pois – encorajamento para a obra: “Porque é Deus quem opera em vós”, sempre presente com vós, embora eu esteja ausente. Não é dito: “Trabalhe a sua própria salvação, embora seja Deus”, etc., mas “porque é Deus quem”, etc. A vontade e o poder de trabalhar, sendo as primeiras prestações da Sua graça, encorajam-nos a fazer prova completa e a levar até ao fim a “salvação” que Ele primeiro “trabalhou” e que ainda está “trabalhando em” nós, permitindo-nos “resolvê-la”. “Nossa vontade não faz nada sem graça; mas a graça está inativa sem a nossa vontade” (Bernard). O homem é, em sentidos diferentes, inteiramente ativo e inteiramente passivo: Deus produz tudo e nós agimos tudo. Não é que Deus faça alguns, e nós o resto. Deus faz tudo, e nós fazemos tudo. Assim, as mesmas coisas são representadas como de Deus e de nós. Deus é o único autor adequado, nós os únicos atores apropriados. Assim, as mesmas coisas nas Escrituras são representadas a partir de Deus e de nós. Deus faz um novo coração e somos ordenados a nos fazer um novo coração; não apenas porque devemos usar os meios para o efeito, mas o efeito em si é nosso ato e nosso dever (Ezequiel 11:1918:3136:26) (Edwards).

opera – assim como o grego, “opera eficazmente”. Não podemos de nós mesmos abraçar o Evangelho da graça: “a vontade” (Salmo 110:3; 2Coríntios 3:5) vem unicamente do dom de Deus a quem Ele deseja (Jo 6:44,65); assim também o poder “fazer” (em vez disso, “trabalhar eficazmente”, como o grego é o mesmo que “funciona”), isto é, perseverança eficaz até o fim, é totalmente dom de Deus (Filipenses 1:6; Hebreus 13:21). Graça proveniente e cooperante.

conforme a sua boa vontade – sim como grego “, para o seu bom prazer”; a fim de realizar o Seu propósito gracioso soberano para convosco (Efésios 1:5,9). [JFU]

Comentário de H. C. G. Moule

pois é Deus etc. Aqui está a razão do “temor e tremor”. O processo de “exercício” é aquele que toca em todos os pontos a presença interna dAquele diante de quem “as estrelas não são puras” (Jó 25:5). fato, em seu aspecto da presença de Seu poder, é a razão mais profunda de força e esperança no processo; e esse pensamento também, muito possivelmente, está presente aqui.

Deus quem opera em vós. A Imanência, Habitação, de Deus em Seus santos, em profunda e sagrada especialidade e realidade, é uma doutrina principal do Evangelho. O Paráclito não está apenas “com” mas “dentro” deles (João 14:17; e veja abaixo, em Filipenses 4:23). Pela obra do Paráclito, ao dar novo nascimento e nova vida, “Cristo, que é a nossa vida” (Colossenses 3:3), “está neles” (cp. esp. Romanos 8:9-11, e veja 2Coríntios 4: 10-11; 2Coríntios 13:5; Colossenses 1:27); e “em Cristo habita toda a plenitude da Divindade” (Colossenses 2:9). Veja mais sobre este assunto tão importante Efésios 3:17. À luz de uma passagem como esta, chegamos à verdade animadora de que a “graça” que está presente no cristão não é apenas um poder ou influência, emitida por assim dizer de cima; é o próprio Deus vivo e eterno, presente e operando nas “primeiras fontes do pensamento e da vontade”.

“opera”: – a palavra grega tem uma certa intensidade sobre isso, “trabalha eficazmente”.

querer – ou seja, seu trabalho produz esses efeitos, não apenas tende a eles. Efetua em você sua vontade seria uma prestação justa. Aqui, embora de passagem, um dos mais profundos mistérios da graça é tocado. De um lado está a vontade do cristão, real, pessoal e em pleno exercício; apelado poderosamente como tal nesta mesma passagem. Por outro lado, abaixo dela, como causa abaixo do resultado, se a vontade deve operar à maneira de Deus, vê-se Deus operando, Deus “efetuando”. Ele realizará a responsabilidade humana com “temor e tremor”, adorará as profundezas da graça com profunda submissão e atribuirá cada elo da corrente da salvação real somente a Deus em última análise.

como o agir. Ou, como antes, e seu fazer, ou melhor, seu trabalho; o verbo é o mesmo que logo acima. A “vontade” é tal que se expressa em “trabalho eficaz”.

sua boa vontade – por sua causa, para realizá-lo. O santo, recém-criado, habilitado pela graça para querer e fazer, é o tempo todo o implemento dos propósitos de Deus e usado para eles. Compare com Efésios 2:10 para um paralelo próximo e sugestivo em relação a este último ponto. [Moule, aguardando revisão]

< Filipenses 2:12 Filipenses 2:14 >

Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles, com adaptação de Luan Lessa – janeiro de 2021.