Filipenses 3:3

Pois a circuncisão somos nós, que servimos a Deus pelo Espírito, orgulhamo-nos em Cristo Jesus, e não confiamos na carne.

Comentário A. R. Fausset

Pois a circuncisão somos nós – (Romanos 2:25-29; Colossenses 2:11).

servimos a Deus pelo Espírito – nosso serviço religioso é prestado pelo Espírito (Jo 4:23-24). O culto legal era exterior e consistia em atos exteriores, restritos a certos tempos e lugares. O culto cristão é espiritual, fluindo da obra do Espírito Santo, não relacionado a certos atos isolados, mas abrangendo toda a vida (Romanos 12:1). Na forma antiga, os homens confiavam em algo humano, seja descendente da nação teocrática, ou a justiça da lei, ou a mortificação da “carne” (“Ter confiança” ou “glória na carne”) (Neandro) (Romanos 1:9).

orgulhamo-nos em Cristo Jesus – “glorifiquem-se em Cristo Jesus”, não na lei: o fundamento de seu orgulho.

não confiamos na carne – mas no Espírito. [Jamieson; Fausset; Brown]

Comentário de H. C. G. Moule

a circuncisão somos nós. Veja a nota anterior. Para o pensamento, compare com especialmente Gálatas 3:7; Gálatas 3:29; Gálatas 6:16; Efésios 2:19; Colossenses 2:11.

que servimos a Deus pelo Espírito. R.V. [King James, Versão Revisada], que adoram pelo Espírito de Deus. Isso se baseia na leitura mais bem fundamentada do grego e deve ser adotado. A palavra “adoração” é assim usada sem um objeto expresso, como Lucas 2:37; Atos 26:7; (em ambos os lugares, em King James, a palavra “Deus” está em itálico). O verbo aqui (latreuein) originalmente importa qualquer tipo de serviço, doméstico ou não; mas o uso dá-lhe no Novo Testamento uma conexão fixa com o serviço de adoração, e ocasionalmente (Hebreus 8:5; Hebreus 9:9; Hebreus 10:2; Hebreus 13:10) uma referência especial ao culto do ritual sacerdotal. Muito provavelmente este último uso está em vista aqui. O judaísta afirmava ser o campeão do verdadeiro ritual de adoração, bem como da verdadeira iniciação à aliança. O Apóstolo responde que o cristão espiritual é como tal o adorador ideal, o sacerdote do verdadeiro rito.

“Pelo Espírito de Deus”:—cp. para a frase em Paulo, Romanos 8:9; Romanos 8:14; 1Coríntios 2:10-12; 1Coríntios 2:14; 1Coríntios 3:16; 1Coríntios 6:11; 1Coríntios 7:40; 1Coríntios 12:3; 2Coríntios 3:3. O efeito de toda a obra do Espírito Abençoado no cristão regenerado foi trazê-lo a relações corretas de adoração com Deus que “é Espírito” (João 4:24); para torná-lo um “adorador em (o) Espírito e em verdade”.

orgulhamo-nos em Cristo Jesus. R.V. [King James, Versão Revisada], e gloriamo-nos &c. Melhor ainda, pois o grego não é idêntico ao de Filipenses 1:18, Filipenses 2:17-18; Filipenses 2:28, Filipenses 3:1, Filipenses 4:4; Filipenses 4:10. Significa uma alegria enfaticamente triunfante; tais que encontrariam sua paródia em uma jactância orgulhosa e ansiosa (como, por exemplo, Romanos 2:23; Romanos 3:27; 1Coríntios 4:7; 2Coríntios 5:12 etc.; Gálatas 6:13; Tiago 4:16).

O que era privilégio nacional e ritual, em sua própria avaliação desvirtuada, para o judeu, foi que o verdadeiro Messias, o Filho Encarnado de Deus, Cristo Jesus, era para o cristão espiritual – outrora pedestal e coroa, retidão e vida e glória.

Para o pensamento, compare com Romanos 5:11; 1Coríntios 1:31 (observar contexto anterior); Gálatas 6:14 .

e não confiamos na carne. Muito literalmente, “não na carne estão confiantes”; com a implicação de que estamos confiantes, em outro terreno mais verdadeiro.

“A carne”:—uma palavra muito importante no ensino distintivo de Paulo. Um equivalente popular justo para isso seria “eu”, na medida em que essa palavra expressa aquela atitude ou condição de nosso ser moral que não está sujeito à lei de Deus ou dependente de Sua graça. A “carne” é às vezes, mais uma vez, como aqui, qualquer coisa que não seja Deus tomado pelo homem como sua confiança e força, por exemplo, observâncias religiosas consideradas como ocasião de autoconfiança. Neste último caso, a palavra “carne” é, como aqui, deslocada, por assim dizer, por uma transição natural da linguagem, do escolhedor para a coisa escolhida.

Este pequeno versículo nos dá uma das descrições mais profundas e inclusivas do verdadeiro cristão encontradas nas Escrituras. [Moule, aguardando revisão]

< Filipenses 3:2 Filipenses 3:4 >

Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles, com adaptação de Luan Lessa – janeiro de 2021.