Judas 1:9

Mas Miguel, o arcanjo, quando ele discutia com o diabo, e disputava por causa do corpo de Moisés, não ousou contra ele pronunciar juízo de maldição, porém disse: O Senhor te repreenda.

Comentário A. R. Fausset

Miguel, o arcanjo – Em nenhum lugar das Escrituras o plural é usado, “arcanjos”; mas somente UM, “arcanjo”. A única outra passagem no Novo Testamento onde ocorre é 1Tessalonicenses 4:16, onde Cristo é distinguido do arcanjo, com cuja voz Ele descerá para ressuscitar os mortos; eles, portanto, erram quem confunde Cristo com Michael. O nome significa, quem é como Deus? Em Daniel 10:13 ele é chamado “Um (o primeiro ‘Margem) dos principais príncipes”. Ele é o anjo-campeão de Israel. Em Apocalipse 12:7, o conflito entre Miguel e Satanás é novamente aludido.

corpo de Moisés – seu corpo literal. Satanás, como tendo o poder da morte, opôs-se a ressuscitá-lo novamente, com base no pecado de Moisés em Meribá e no assassinato do egípcio. Que o corpo de Moisés foi ressuscitado, aparece de sua presença com Elias e Jesus (que estavam no corpo) na Transfiguração: a amostra e penhor do vindouro reino da ressurreição, para ser introduzido por Miguel, que se levantava para defender a posição de Deus. pessoas. Assim, em cada dispensação, foi dada uma amostra e penhor da futura ressurreição: Enoque na dispensação patriarcal, Moisés no Levítico, Elias no profético. É digno de nota que a mesma repreensão é registrada aqui como foi usada pelo Anjo do Senhor, ou Jeová a Segunda Pessoa, em suplicar por Josué, o representante da Igreja Judaica, contra Satanás, em Zacarias 3:2; de onde alguns têm pensado que também aqui “o corpo de Moisés” significa a Igreja Judaica acusada por Satanás, diante de Deus, por sua imundícia, sobre a qual ele exige que a justiça divina siga seu curso contra Israel, mas é repreendida pelo Senhor que “escolheu Jerusalém”: assim, como “o corpo de Cristo” é a Igreja Cristã, então “o corpo de Moisés” é a Igreja Judaica. Mas o corpo literal é evidentemente aqui entendido (embora, secundariamente, a Igreja Judaica seja tipificada pelo corpo de Moisés, como era ali representado por Josué, o sumo sacerdote); e Michael, cuja conexão parece estar tão próxima do Messias de Jeová, por um lado, e de Israel, por outro, usa naturalmente a mesma linguagem do seu Senhor. Como Satanás (adversário no tribunal) ou o diabo (acusador) acusa igualmente a Igreja coletivamente e “os irmãos” individualmente, então Cristo implora por nós como nosso Advogado. A justificação completa de Israel, e de todos os crentes, e o acusador sendo repreendido por fim, ainda é futuro. Josefo [Antiguidades, 4.8], afirma que Deus escondeu o corpo de Moisés, para que, se tivesse sido exposto à vista, ele teria sido feito um ídolo de. Judas, nesse relato, ou o adota da “suposição de Moisés” apócrifa (como pensa Origenes [Concerning Principies, 3.2]), ou então da antiga tradição na qual essa obra foi fundada. Jude, como inspirado, poderia distinguir quanto da tradição era verdadeira, quanto falsa. Não temos tais meios de distinguir e, portanto, não podemos ter certeza de nenhuma tradição, exceto a que está na palavra escrita.

não deve durar – da reverência pela antiga dignidade de Satanás (Judas 1:8).

pronunciar juízo de maldição – grego, “julgamento de blasfêmia”, ou mal-falando. Pedro disse, Anjos não, para se vingar, desafiam as dignidades, apesar de ímpias, quando têm que contender com eles: Judas diz que o arcanjo Miguel mesmo não protestou na época em que lutou com o diabo, o Príncipe dos espíritos malignos – não por temor a ele, mas pela reverência de Deus, cujo poder delegado neste mundo Satanás já teve, e mesmo em algum grau ainda tem. Da palavra “disputada”, ou debatida em controvérsia, é claro que foi uma disputa judicial. [Fausset, aguardando revisão]

< Judas 1:8 Judas 1:10 >

Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles, com adaptação de Luan Lessa – janeiro de 2021.