Mateus 26:31

Então Jesus lhes disse: Todos vós falhareis comigo esta noite; porque está escrito: Ferirei o pastor, e as ovelhas do rebanho serão dispersas.

Comentário Barnes

Então Jesus lhes disse. A ocasião de dizer isto foi a afirmação ousada de Pedro de que estava pronto para morrer com ele, Jo 13:36

Jesus lhes havia dito que estava indo embora – isto é, que estava prestes a morrer. Pedro perguntou a ele para onde ele estava indo. Jesus respondeu que não podia segui-lo então, mas que deveria segui-lo depois. Pedro, não satisfeito com isso, disse que estava pronto para dar sua vida por ele. Então Jesus os informou claramente que todos eles o abandonariam naquela mesma noite.

Todos vós falhareis comigo esta noite. Esta linguagem significa, aqui, que todos vós tropeçareis em meu ser tomado, abusado e posto em nada; tereis vergonha de ter a mim como mestre e de reconhecer-vos como meus discípulos; ou, meu ser traído provará uma armadilha para todos vós, de modo que sereis culpados do pecado de me abandonar, e, por vossa conduta, de me negar.

porque está escrito… – Ver Zacarias 13:7. Isto é afirmado aqui para ter referência ao Salvador, e para ser cumprido nele.

Ferirei. – Esta é a linguagem de Deus Pai. Eu ferirei – Ou eu o entregarei para ser ferido (compare Ex 4:21 com Ex 8:15, etc.), ou que eu mesmo o farei. Ambas estas coisas foram feitas. Deus o entregou aos judeus e romanos, para ser ferido pelos pecados do mundo Romanos 8,32; e ele mesmo o deixou à dor profunda e terrível – para suportar “o fardo da expiação do mundo” sozinho. Ver Mar 15,34.

o pastor. O Senhor Jesus – o Pastor de seu povo, Jo 10:11,14. Compare as notas em Isaías 40:11.

as ovelhas. Isto significa aqui particularmente “os apóstolos”. Também se refere às vezes a todos os seguidores de Jesus, os amigos de Deus, Jo 10,16; Salmo 100,3.

as ovelhas do rebanho serão dispersas. Isto se refere à fuga deles, e se cumpriu nisso. Ver Mateus 26:56. [Barnes]

Comentário Cambridge 🔒

Conteúdo exclusivo para assinantes. Clique aqui e conheça todos os benefícios de assinar o Apologeta.
< Mateus 26:30 Mateus 26:32 >

Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles, com adaptação de Luan Lessa – janeiro de 2021.