Números 14:21

Mas, certamente vivo eu e minha glória enche toda a terra,

Comentário de George Bush

certamente vivo eu, etc. Heb. “E certamente eu vivo, e toda a terra será preenchida”, etc. Uma forma de juramento frequentemente apropriada ao Altíssimo, como Ezequiel 13:3, 20:33, 5:11. Assim se diz, Jeremias 4:2: “E jurarás: O Senhor vive”, etc. Assim, quando se diz, Isaías 45,23, “Jurei por mim mesmo”, o apóstolo, citando as palavras, Rm 14,11, diz: “Porque está escrito: Como eu vivo, diz o Senhor”. A versão do árabe é peculiar: “No entanto, pela minha eterna duração (ou existência) e pelo meu esplendor que enche toda a terra eu jurei”. Como o levantar da mão era um acompanhamento habitual de um juramento, assim encontramos ambos reunidos em Deuteronômio 32:40: “Pois levanto minha mão para o céu, e digo, vivo para sempre”. Daí o juramento que o Senhor fez, Salmo 106:26: “Por isso levantou a mão contra eles, para os derrubar no deserto”. Ezequiel 20:15: “Mas também eu levantei minha mão contra eles no deserto, para não os trazer para a terra que lhes havia dado”.

minha glória enche toda a terra. A importância desta declaração a este respeito não é de imediato perfeitamente óbvia. Da interpretação do verso subseqüente, que ostensivamente dá uma razão para a presente declaração, parece que a terra deveria ser preenchida com a glória divina como conseqüência do castigo condigno dos homens que não tinham ouvido a sua voz. Por outros se entende a glória que ele obteria para si mesmo por meio das coisas milagrosas e ilustres que faria para seu povo ao conduzi-lo para a terra da promessa. (Veja Nota no Ex. 16:7.) Talvez possamos considerar ambas as idéias como incluídas. A terra deve ser preenchida com o relato dos atos gloriosos e justos do Senhor ao punir os infratores e coroar os resíduos de seu povo com o maior sinal de misericórdia. O Senhor recebe a glória apenas na proporção em que a majestade e a justiça de sua administração são reconhecidas entre os homens. [Bush, aguardando revisão]

< Números 14:20 Números 14:22 >

Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles, com adaptação de Luan Lessa – janeiro de 2021.