Salmo 113

1 Aleluia! Louvai, vós servos do SENHOR, louvai o nome do SENHOR.

Comentário Barnes

Louvai, vós servos do SENHOR – Vocês que professam servi-lo e obedecê-lo; que o reconhecem como seu Deus. No original, esta é também a palavra “Hallelu”, הללוּ halelû.

louvai o nome do SENHOR – Ainda a mesma palavra “Hallelu”. O nome do Senhor é colocado aqui, como frequentemente, para o próprio Senhor. [Barnes, aguardando revisão]

2 Seja o nome do SENHOR bendito, desde agora para todo o sempre.

Comentário Barnes

Seja o nome do SENHOR bendito – Bendito seja o Senhor; ou; Que o nome do Senhor seja abençoado.

desde agora para todo o sempre – Agora e para sempre. Ele é digno de elogio agora e sempre será. O que ele é agora, ele sempre continuará a ser; e como o louvor é apropriado agora, será para todo o sempre. Um Deus eterno tem reivindicações de louvor eterno. [Barnes, aguardando revisão]

3 Desde o nascer do sol até o poente, seja louvado o nome do SENHOR.

Comentário Barnes

Desde o nascer do sol até o poente – Do mais distante leste ao mais distante oeste – o sol em seu nascer e se pôr sendo o objeto mais remoto que vemos no horizonte.

seja louvado o nome do SENHOR – Isso não significa que “será” – embora isso seja verdade; mas que “deveria” ser – que é digno de louvor universal. Todas as pessoas no leste e no oeste – em todos os lugares – “deveriam” louvar e adorar esse nome. [Barnes, aguardando revisão]

4 O SENHOR está elevado acima de todas as nações; e sua glória acima dos céus.

Comentário Barnes

O SENHOR está elevado acima de todas as nações – hebraico, Exaltado acima de todas as nações é o Senhor. Ou seja, ele governa todas as nações; ele dirige seus negócios; ele é seu rei soberano. Na verdade, e pela necessidade do caso, ele está em um trono que é elevado acima de todos os reis e reinos do mundo. Ele é o Soberano não apenas de uma nação, mas de todas; e é justo que isso seja reconhecido por todos eles.

e sua glória acima dos céus – Aquilo que o torna glorioso. As manifestações de seu glorioso caráter não se limitam à Terra; eles se estendem até os céus; eles não estão confinados aos céus visíveis; eles se estendem muito além, nas regiões de espaço ilimitado. O universo – a terra e os mundos estrelados – todos estão cheios das manifestações de sua glória; e muito além dos limites das coisas criadas (se eles tiverem um limite), Deus está lá – sem limite – o mesmo Deus – digno de louvor universal! Quem pode compreender tal Deus? Compare as notas do Salmo 8:1. [Barnes, aguardando revisão]

5 Quem é como o SENHOR nosso Deus? Ele que habita nas alturas,

Comentário Barnes

Quem é como o SENHOR nosso Deus? – Quem pode ser comparado a Javé nosso Deus? Veja as notas em Isaías 40:17-25 . O significado é que nenhuma criatura – nenhum ídolo – pode ser comparada a Yahweh. A observação aqui tem referência especial a seus atributos como imediatamente especificados – humilhar-se para contemplar as coisas no céu e na terra; sua criação dos pobres, etc. É verdade “em geral”, com respeito a Deus, que nenhuma criatura pode ser comparada a ele; é verdade, em relação a cada um de seus atributos, que eles estão muito acima de toda excelência criada.

Ele que habita nas alturas – Margem, “exalta-se para habitar”. Literalmente, “Aquele que está se preparando para sentar.” A linguagem é aplicável a quem está sentado em um trono elevado. Compare o Salmo 8:1 . Ele tem sua morada – seu trono – seu assento permanente – nos céus:tão alto e exaltado que requer infinita condescendência olhar para a terra, ou mesmo para os céus. [Barnes, aguardando revisão]

6 Que se abaixa para ver o que há nos céus e na terra;

Comentário Barnes

Que se abaixa para ver – Tão alto que é necessário inclinar-se até para ver as coisas que nos parecem mais elevadas; e quem realmente se rebaixa assim para considerar as coisas que fez no céu e na terra.

o que há nos céus e na terra – Mais literalmente, “olhar para o céu e para a terra”. Até mesmo olhar para o céu, por mais alto que seja para nós – ainda mais para olhar para a terra, tão insignificante em comparação com os vastos corpos no céu – é condescendência da parte de Deus. Requer que ele se incline – até mesmo para olhar para o sol – as estrelas – os mundos distantes! No entanto, ele faz isso. Não há um mundo que ele não examine constantemente; não uma criatura cujos interesses ele não considera; não um inseto – uma flor – um átomo – que ele não olha com atenção minuciosa, como se nada mais houvesse que exigir seus cuidados. [Barnes, aguardando revisão]

7 Que do levanta o pobre do pó da terra, e levanta o necessitado da sujeira;

Comentário Barnes

Que do levanta o pobre do pó da terra – Da condição mais humilde de vida. Ele os exalta a condições de riqueza, posição, honra. Ele tem poder para fazer isso; ele realmente faz isso. Isso não se destina a ser afirmado como uma verdade universal, ou a afirmar que sempre é feito, mas que está entre as coisas que mostram sua majestade, seu poder e sua bondade, e que estabelecem o fundamento para o louvor.

e levanta o necessitado da sujeira – Da condição de mais baixa pobreza. Os exemplos são suficientemente abundantes em que isso é feito, para justificar tal afirmação e mostrar que é um fundamento adequado de louvor a Deus. [Barnes, aguardando revisão]

8 Para fazê-lo sentar com os príncipes, com os príncipes de seu povo;

Comentário Barnes

Para fazê-lo sentar com os príncipes – Pode dar-lhe uma posição – uma posição – com nobres e grandes pessoas sobre a terra. Muitos exemplos dessa natureza ocorreram na história do mundo. Não poucos dos nobres da Inglaterra, incluindo vários de seus senhores chanceleres, saíram de uma vida muito humilde; e em cada nação, Deus mostra que tem poder para dar aos de posição mais humilde um nome e um lugar que nenhum título hereditário e honras podem conceder:assim, Shakespeare era filho de um luvo e ladrão. Deus tem poder para entrar na mais humilde casa de pobreza e para produzir aqueles que se destacarão em sua geração como pessoas de gênio e poder. Nada é mais absoluto do que o poder que Deus exerce sobre as nações da terra, e é justo que um Ser que tem esse poder, e que o exerce, seja louvado e honrado.

com os príncipes de seu povo – Entre aqueles que são selecionados para presidir o povo que ele escolheu para si. Está implícito aqui que esta seria uma honra maior do que ser exaltado ao poder entre um povo pagão – um povo que ignora o Deus verdadeiro. É uma honra maior ser considerado digno de governar uma nação cristã do que um povo pagão; é uma honra maior ser um governante na igreja – sobre aqueles a quem Deus redimiu para si – do que administrar um governo secular. [Barnes, aguardando revisão]

9 Que faz a estéril habitar em família, como alegre mãe de filhos. Aleluia!

Comentário Barnes

Compare 1Samuel 2:5. Isso também é sugerido como uma razão pela qual Deus deve ser louvado e adorado. Nos casos em que toda a esperança da posteridade é cortada, ele se interpõe e difunde a alegria através de uma habitação. Podemos olhar para o exterior e ver muitas ocasiões para louvar a Deus em sua condescendência com os assuntos humanos – em erguer os pobres da condição mais humilde – em exaltar os de posição inferior a lugares de honra, confiança, riqueza e poder; mas, afinal, se desejarmos Encontrar ocasiões de louvor que afetarão o coração de maneira mais terna, e estarmos conectados com os mais calorosos afetos da alma, será mais provável que sejam encontrados no círculo doméstico – no amor mútuo – a alegria comum – os sentimentos ternos – que unem os membros de uma família. Em tal família, as palavras com as quais este salmo começa e termina, “Aleluia”, “Aleluia”, são especialmente apropriados; e se alguma comunidade na terra aplicasse essas palavras a si mesma, deveria ser essa família, chamada por tudo que é terno, santo e amável, para “louvar ao” Senhor. [Barnes, aguardando revisão]

<Salmo 112 Salmo 114>

Introdução ao Salmo 113

O autor deste salmo, como daqueles que o precedem, é desconhecido. É muito geral em seu caráter e não faz alusão a quaisquer circunstâncias pelas quais se pudesse determinar o nome do autor ou a ocasião em que foi escrito. Em conexão com os cinco salmos seguintes, constitui o que era conhecido entre os hebreus como o “Hallel”; isto é, o cântico de louvor, cantado em grandes ocasiões, nas festas anuais e especialmente na Páscoa e na Festa dos Tabernáculos.

Este salmo, que expressa a majestade de Deus, como tendo uma reivindicação de louvor universal, consiste essencialmente em duas partes:

I. A declaração geral de que Deus deve ser louvado e um apelo a todos para que se envolvam nesse serviço, Salmo 113:1-3 .II. Razões pelas quais ele deve ser elogiado, Salmo 113:4-9 .

(1) ele é exaltado acima de todas as nações, Salmo 113:4 ;

(2) Ninguém pode ser comparado a ele, Salmo 113:5 ;

(3) ele é condescendente e olha com interesse para as coisas do céu e da terra, Salmo 113:6 ;

(4) Ele exalta os pobres a posições de honra e influência, Salmo 113:7-8 ;

(5) Ele constitui e nomeia famílias, com tudo o que é terno e alegre na relação doméstica, Salmo 113:9 . [Barnes, aguardando revisão]

Visão geral de Salmos

“O livro dos Salmos foi projetado para ser o livro de orações do povo de Deus enquanto esperam o Messias e seu reino vindouro”. Tenha uma visão geral deste livro através de um breve vídeo produzido pelo BibleProject. (9 minutos)

🔗 Abrir vídeo no Youtube.

Leia também uma introdução ao livro de Salmos.

Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles – fevereiro de 2018.