Salmo 30:9

Dizendo: Que proveito há em meu sangue, ou em minha descida a cova? Por acaso o pó da terra te louvará, ou anunciará tua fidelidade?

Comentário Barnes

Que proveito há em meu sangue – Isto é, que lucro ou vantagem haveria para ti se eu morresse? O que seria “ganho” com isso? O argumento que o salmista insiste é que ele poderia servir melhor a Deus com sua vida do que com sua morte; que sua morte, por removê-lo da terra, o impediria de prestar o serviço que ele poderia por sua vida. O mesmo argumento é apresentado também no Salmo 6:5 (veja as notas desse versículo), e é encontrado novamente no Salmo 88:10-12 , e no hino de Ezequias, Isaías 38:18-19. Veja as notas dessa passagem. A oração usada aqui deve ser entendida não como uma oração no momento da composição do salmo, mas como aquela que o salmista empregou na época em que pensava que sua montanha era forte, e quando Deus julgou conveniente humilhá-lo por meio alguma calamidade – talvez por uma doença perigosa, Salmo 30:6-7 .

ou em minha descida a cova? – Para o túmulo; ou, se eu deveria descer para o túmulo. Veja as notas no Salmo 30:3 .

Por acaso o pó da terra te louvará – Aquilo que vira pó; o sem vida permanece. Veja as notas no Salmo 6:5 .

ou anunciará tua fidelidade? – Um corpo sem vida pode se levantar em defesa da verdade ou fazer com que essa verdade seja conhecida pelos vivos? Isso mostra o que seu coração realmente queria, ou qual era o desejo predominante de sua alma. Era para tornar conhecida a verdade de Deus; para celebrar seu louvor; para trazer outros para um conhecimento com ele. Não se pode negar que a declaração aqui feita é baseada em visões obscuras, ou em uma concepção errônea da condição da alma após a morte – uma concepção errada que podemos corrigir pela luz mais clara da religião cristã; mas ainda há uma verdade aqui de grande importância. É que tudo o que devemos fazer para tornar conhecidos o caráter e as perfeições de Deus na terra – para levar outros ao conhecimento da verdade e salvar suas almas – deve ser feito antes de descermos para a sepultura. tudo o que possamos fazer para honrar a Deus no mundo futuro – na vasta eternidade em que entramos na morte – mas tudo o que devemos fazer a esse respeito na terra deve ser realizado antes que os olhos se fechem e os lábios sejam feitos mudo na morte. Não devemos voltar a fazer o que deixamos de fazer na terra; não voltaremos para reparar os males de uma vida inconsistente; não devemos revisitar o mundo para verificar o progresso do erro que podemos ter mantido; não voltaremos para avisar os pecadores a quem deixamos de avisar. Nosso trabalho na Terra será concluído em breve – e concluído finalmente e para sempre. Se devemos orar pela salvação de nossos filhos, vizinhos ou amigos, isso deve ser feito neste mundo; se devemos admoestar e advertir os ímpios, isso deve ser feito aqui; se quisermos fazer algo por esforço pessoal para a propagação do Evangelho, deve ser feito antes de morrermos. O que quer que façamos no céu, essas coisas não devem ser feitas lá, pois, quando fecharmos os olhos na morte, nossos esforços pessoais para a salvação dos homens cessarão para sempre. [Barnes, aguardando revisão]

< Salmo 30:8 Salmo 30:10 >

Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles, com adaptação de Luan Lessa – janeiro de 2021.