Salmo 49:8

porque a redenção da sua alma é caríssima, e sempre será insuficiente

Comentário Barnes

porque a redenção da sua alma é caríssima – A palavra “alma” aqui significa “vida”, e não a parte imortal. A única questão que o salmista considera aqui é o valor da riqueza em preservar a “vida” ou em salvar o homem da sepultura. A frase, “” sua “alma”, refere-se sem dúvida ao homem e seu irmão, como aludido no versículo anterior. A ideia é que nem o homem rico pode resgatar sua própria vida da sepultura, nem a vida de seu irmão. A riqueza não pode salvar nenhum deles. A palavra “precioso” significa “caro”, “valioso”. A palavra é aplicada 1Reis 10:2 , 1Reis 10:10-11 a gemas, e então aos tipos mais caros de pedras empregadas na construção, como mármore e pedras lavradas, 2Crônicas 3:6 . Compare as notas do Salmo 36:7. A ideia aqui é que o resgate da vida, ou a salvação da sepultura, seria muito “custoso”; estaria além do poder de toda riqueza comprá-lo; nenhuma quantidade de prata ou ouro, ou vestimenta, ou pedras preciosas, poderia “constituir” um “preço” suficiente para garanti-lo.

e sempre será insuficiente – Ou seja, a riqueza para sempre fica aquém do poder necessário para realizar isso. Sempre foi insuficiente; sempre “será”. Não há esperança de que “sempre” seja suficiente; que por qualquer aumento no valor – ou por qualquer mudança nas condições da barganha – propriedades ou riquezas podem valer para isso. A questão toda é perfeitamente “desesperadora” quanto ao poder da riqueza em salvar um ser humano da sepultura. Deve sempre “falhar” em salvar um homem da morte. A palavra traduzida “cessa” – חדל châdal – significa “parar, desistir, falhar”, Gênesis 11:8; Êxodo 9:34; Isaías 2:22. Como não há alusão aqui à redenção da “alma” – a parte imortal – esta passagem nada afirma a respeito do fato de que a obra de redenção pelo Salvador foi completada ou terminada, e que uma expiação não pode ser feita novamente, que é verdade; nem ao fato de que, quando a salvação por meio dessa expiação é rejeitada, toda esperança de redenção chega ao fim, o que também é verdade. Mas embora não haja, originalmente, nenhuma referência aqui, a “linguagem” é tal como é “adaptada” para expressar essa ideia. Em um sentido muito mais elevado e importante do que qualquer outro que diga respeito ao poder da riqueza em salvar da sepultura, é verdade que a obra da expiação cessou para sempre quando o Redentor expirou na cruz, e que toda esperança de salvação cessa para sempre quando a expiação for rejeitada, e quando o homem se recusar a ser salvo por seu sangue; nada então pode salvar a alma. Nenhum outro sacrifício será feito, e quando um homem finalmente rejeitou o Salvador, pode-se dizer no sentido mais elevado do termo, que a redenção da alma é muito cara para ser efetuada por qualquer outro meio, e que toda esperança de sua salvação “cessou” para sempre. [Barnes, aguardando revisão]

< Salmo 49:7 Salmo 49:9 >

Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles, com adaptação de Luan Lessa – janeiro de 2021.