2 Pedro 3:16

Como também em duas as suas cartas, ele fala nelas destas coisas; entre as quais há algumas coisas difíceis de entender, as quais os ignorantes e os inconstantes distorcem, assim como também as outras Escrituras, para a própria perdição deles.

Como também em duas as suas cartasRomanos 2:4 é muito semelhante ao início de 2Pedro 3:15. As cartas paulinas eram a propriedade comum de todas as igrejas. O “todas” parece implicar que elas estavam completadas. O assunto da vinda do Senhor é tratado em 1Tessalonicenses 4:135:11; compare 2Pedro 3:10 com 1Tessalonicenses 5:2.

entre as quais há algumas coisas difíceis de entender – a saber, em referência à vinda de Cristo, por exemplo, as declarações quanto ao homem do pecado e a apostasia, antes da vinda de Cristo. “Paulo parecia assim atrasar a vinda de Cristo a um período mais longo do que os outros apóstolos, de onde alguns duvidaram completamente da Sua vinda” (Bengel). Embora haja algumas coisas difíceis de serem compreendidas, há bastante além de simples, fácil e suficiente para aperfeiçoar o homem de Deus (2Timóteo 3:16-17). “Há pouca coisa tirada dos lugares obscuros, mas o mesmo em outros lugares pode ser encontrado mais claro” (Agostinho). São nossos próprios preconceitos, expectativas tolas, e fantasias carnais, que tornam a Escritura difícil (Jeremy Taylor).

os ignorantes – Não são aqueles que querem aprendizado humano, mas aqueles que não têm o conhecimento transmitido pelo Espírito. Os humanamente aprendidos têm sido frequentemente os mais deficientes em aprendizado espiritual e originaram muitas heresias. Compare 2Timóteo 2:23, uma palavra grega diferente, “sem instrução”. Quando a religião é estudada como uma ciência, nada é mais obscuro; quando estudada para conhecer e praticar nosso dever, nada é mais fácil.

os inconstantes – ainda não estabelecidos no que aprenderam; abalados por toda dificuldade aparente; que, em textos desconcertantes, em vez de esperar até que Deus, pelo Seu Espírito, os esclarece comparando-os com outras Escrituras, adotam apressadamente visões distorcidas.

distorcem – forçando e torcendo, como um parafuso, o que é reto em si mesmo (por exemplo, 2Timóteo 2:18).

outras Escrituras – As cartas de Paulo foram por esta época reconhecidas na Igreja como “escritura”, um termo nunca aplicado em qualquer dos cinquenta lugares onde ela ocorre, exceto aos escritos do Antigo e do Novo Testamento. Homens em cada igreja com discernimento de espíritos, teriam impedido que qualquer escrita não inspirada fosse equiparada à palavra de Deus do Antigo Testamento; as vidas dos apóstolos foram providencialmente prolongadas – a de Paulo e Pedro, pelo menos até trinta e quatro anos depois da ressurreição de Cristo; a de João, até trinta anos depois; de modo que a fraude no cânon está fora de questão. Os primeiros três evangelhos e Atos estão incluídos nas “outras escrituras”; talvez todos os livros do Novo Testamento, exceto João e Apocalipse, escritos mais tarde.

para a própria perdição deles – não por culpa de Paulo (2Pedro 2:1). [JFU]

< 2 Pedro 3:15 2 Pedro 3:17 >

Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles, com adaptação de Luan Lessa – janeiro de 2021.