Deuteronômio 30:2

E te converteres ao SENHOR teu Deus, e obedeceres à sua voz conforme tudo o que eu te mando hoje, tu e teus filhos, com todo teu coração e com toda tua alma,

Comentário de Robert Jamieson

As esperanças do povo hebreu estão ardentemente direcionadas para esta promessa, e elas confiantemente esperam que Deus, comiserando seus desamparados e caídos condição, ainda resgatá-los de todos os males de sua longa dispersão. Eles não consideram a promessa como cumprida por sua restauração do cativeiro na Babilônia, pois Israel não foi então espalhado da maneira descrita aqui – “entre todas as nações”, “até as extremidades do céu” (Deuteronômio 30:4). . Quando Deus os chamou dessa escravidão, todos os israelitas não foram trazidos de volta. Eles não foram multiplicados acima de seus pais (Deuteronômio 30:5), nem seus corações e os de seus filhos foram circuncidados para amar o Senhor (Deuteronômio 30:6). Não é, portanto, do cativeiro babilônico que Moisés estava falando nesta passagem; deve ser do estado disperso para o qual foram condenados por mil e oitocentos anos. Esta previsão pode ter sido parcialmente realizada no retorno dos israelitas da Babilônia; pois, de acordo com a estrutura e o design da profecia das Escrituras, pode ter apontado para várias épocas semelhantes em sua história nacional; e essa visão é sancionada pela oração de Neemias (Neemias 1:8-9). Mas, sem dúvida, receberá sua realização completa e completa na conversão dos judeus ao Evangelho de Cristo. Na restauração do cativeiro babilônico, esse povo foi mudado em muitos aspectos para melhor. Eles foram completamente desmamados da idolatria; e esta reforma externa foi um prelúdio para as realizações mais elevadas que eles estão destinados a alcançar na era do Messias, “quando o Senhor Deus circuncidará seus corações e os corações de sua semente para amar o Senhor”. O curso apontado parece claramente seja isto: que os corações do povo hebreu sejam circuncidados (Colossenses 2:2); em outras palavras, pelas influências combinadas da Palavra e do espírito de Deus, seus corações serão tocados e purificados de toda a sua superstição e incredulidade. Eles serão convertidos à fé em Jesus Cristo como seu Messias – um libertador espiritual, e o efeito de sua conversão será que eles retornarão e obedecerão à voz (o Evangelho, a lei evangélica) do Senhor. As palavras podem ser interpretadas totalmente em um sentido espiritual (Jo 11:51-52), ou, como muitos pensam, em um sentido literal também (Romanos 11:1-36). Eles serão chamados de todos os lugares da dispersão para sua própria terra e desfrutam da mais alta prosperidade. As misericórdias e favores de uma Providência generosa não serão então abusadas como antigamente (Deuteronômio 31:20; 32:15). Eles serão recebidos em um espírito melhor e empregados para propósitos mais nobres. Eles serão felizes, “porque o Senhor se alegrará de novo sobre eles para o bem, como se alegra com seus pais”. [Jamieson; Fausset; Brown, aguardando revisão]

< Deuteronômio 30:1 Deuteronômio 30:3 >

Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles, com adaptação de Luan Lessa – janeiro de 2021.