Provérbios 24:12

Pois se tu disseres: Eis que não sabíamos,Por acaso aquele que pesa os corações não saberá? Aquele que guarda tua alma não conhecerá? Ele retribuirá ao homem conforme sua obra.

Comentário do Púlpito

Pois se tu disseres: Eis que não sabíamos. O discípulo da Sabedoria pode se desculpar por não fazer nenhum esforço para a libertação dos prisioneiros, dizendo que não tinha conhecimento do caso. Jerônimo interpreta a desculpa como falta de capacidade, vires non suppetunt. A Septuaginta transforma isso em uma questão pessoal, ignorando a forma plural do parágrafo anterior. “Eu não o conheço, ele não é meu amigo; por que eu deveria me incomodar com ele?” Uma pessoa egoísta, como o sacerdote e o levita na parábola, passaria “do outro lado”.

Por acaso aquele que pesa os corações não saberá? Deus conhece a verdade — sabe que a desculpa é vã, pois ele é o Pesador e o Perscrutador dos corações (Provérbios 16:2; Provérbios 21:2). A desculpa de Caim, “Acaso sou eu o guarda do meu irmão?”, não é válida; a lei do amor não é limitada por circunstâncias.

Aquele que guarda tua alma não conhecerá? A expressão “guardar a alma” pode ser equivalente a “preservar a vida”, mas provavelmente significa observar, vigiar, os segredos mais íntimos da natureza (Jó 7:20). O verbo usado é נָצַר (natsar), que tem ambos os significados. O sentido de “formar”, que alguns atribuem a ele, parece não ser permitido.

Ele retribuirá ao homem conforme sua obra. Conhecendo o coração e o motivo, Deus distribui justiça retributiva (Provérbios 12:14; Salmo 62:12; Romanos 2:6). A Septuaginta diz: “Mas se disseres, Não conheço este homem, saiba que o Senhor conhece os corações dos homens; e aquele que formou (πλάσας) o sopro para todos, ele mesmo conhece todas as coisas, e retribui a cada um conforme suas obras.” [Pulpit]

Comentário de A. R. Fausset 🔒

Conteúdo exclusivo para assinantes. Clique aqui e conheça todos os benefícios de assinar o Apologeta.
< Provérbios 24:11 Provérbios 24:13 >

Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles, com adaptação de Luan Lessa – janeiro de 2021.