Romanos 8:29

Pois aos que desde antes conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem do seu Filho, para que ele seja o primogênito entre muitos irmãos.

Comentário de David Brown

Pois aos que desde antes conheceu, também os predestinou – preordenou. Em que sentido devemos tomar a expressão “desde antes conheceu” aqui? “Aqueles que Ele previu se arrependeriam e creriam”, dizem pelagianos. Mas isso é introduzir no texto o que é contrário a todo o espírito dos ensinamentos do apóstolo (veja Romanos 9:11; 2Timóteo 1:9). Em Romanos 11:2 e Salmo 1:6, o “conhecimento” de Deus sobre Seu povo não pode se restringir a uma mera previsão de eventos futuros, ou ao conhecimento do que está passando aqui na terra. Será que “quem Ele pré-conheceu”, então, significa “a quem Ele preordenou?” Dificilmente, porque tanto a “presciência” quanto “pré-ordenação” são aqui mencionadas, e uma como a causa do outra. É realmente difícil para nossas mentes limitadas distingui-las como estados da Mente Divina para com os homens; especialmente porque em Atos 2:23 “o conselho” é colocado antes da “presciência de Deus”, enquanto em 1Pedro 1:2 “eleição” é dito “segundo a presciência de Deus”. Mas, provavelmente, a presciência divina de Seu próprio povo significa Sua peculiar e graciosa satisfação neles, enquanto Sua “predestinação” ou “preordenação” deles significa Seu propósito fixo, fluindo disto, para “salvá-los e chamá-los com um chamado santo” (2Timóteo 1:9).

para serem conformes à imagem do seu Filho – isto é, ser Seus filhos segundo o padrão, modelo ou imagem de Sua Filiação em nossa natureza.

para que ele seja o primogênito entre muitos irmãos “o primogênito”, o Filho por natureza; Seus “muitos irmãos”, filhos por adoção: Ele, na Humanidade do Unigênito do Pai, levando nossos pecados sobre o madeiro maldito; eles na de meros homens prontos para perecer por causa do pecado, mas redimidos pelo Seu sangue da condenação e da ira, e transformados à Sua semelhança: Ele “o Primogênito dos mortos”; eles “que dormem em Jesus”, para serem no devido tempo “trazidos consigo”; “O primogênito”, agora “coroado de glória e honra”; Seus “muitos irmãos”, “quando Ele aparecer, para ser como Ele, porque eles O verão como Ele é”. [Jamieson; Fausset; Brown]

< Romanos 8:28 Romanos 8:30 >

Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles, com adaptação de Luan Lessa – janeiro de 2021.