Romanos 9:20

Mas antes, quem és tu, ó, humano, para questionares a Deus? Por acaso a coisa formada dirá ao que a formou: Por que me fizeste assim?

Comentário Barnes

Mas antes, quem és tu, ó, humano… A esta objeção o apóstolo responde de duas maneiras; primeiro, afirmando a soberania de Deus e afirmando que ele tinha o direito de fazê-lo (Romanos 9:20-21); e em segundo lugar, mostrando que ele o fez de acordo com os princípios de justiça e misericórdia, ou que estava envolvido necessariamente em dispensar justiça e misericórdia à humanidade (Romanos 9:22-24).

quem és tu… Paulo aqui reprova fortemente a impiedade e maldade de acusar Deus. Essa impiedade aparece, (1) porque o homem é uma criatura que acusa Deus. Essa impiedade aparece, porque o homem é uma criatura de Deus, e é impróprio que ele denuncie seu Criador. (2) Ele não está qualificado para entender o assunto. “Quem és tu?” Que qualificações tem uma criatura de um dia, um ser apenas na infância de sua existência; de faculdades tão limitadas; tão perverso, cego e interessado como o homem, para julgar os feitos da Mente Infinita? Quem lhe deu a autoridade, ou o investiu das prerrogativas de um juiz sobre os atos de seu Criador? (3) Mesmo que o homem estivesse qualificado para investigar esses assuntos, que direito ele tem de responder contra Deus, acusá-lo ou seguir uma série de argumentos que tendem a envolver seu Criador em vergonha e desgraça? Em nenhum lugar se encontra uma resposta mais cortante ou humilhante ao orgulho do homem do que esta. E em nenhum assunto era mais necessário. A experiência de todas as épocas mostrou que este tem sido um tópico proeminente de objeção contra o governo de Deus; e que não houve nenhum ponto na teologia cristã para o qual o coração humano tenha estado tão pronto para fazer objeções quanto à doutrina da soberania de Deus.

a coisa formada… Este sentimento é encontrado em Isaías 29:16; veja também Isaías 45:9. Era especialmente apropriado aduzir isso a um judeu. A objeção deve ser feita por um judeu, e era apropriado responder a ele com uma citação de suas próprias Escrituras. Qualquer ser tem o direito de moldar seu trabalho de acordo com suas próprias visões do que é melhor; e como esse direito não é negado às pessoas, não devemos culpar o Deus infinitamente sábio por agir de maneira semelhante. Aqueles que receberam todas as bênçãos que desfrutam dele, não devem culpá-lo por não torná-los diferentes. [Barnes, aguardando revisão]

Comentário de David Brown

Mas antes. Este advérbio composto (principalmente de uso macedônio tardio) ocorre em Romanos 10:18; Lucas 11:28; e Filipenses 3:8. [Wetstein, em Lucas 11:28, dá exemplos clássicos de seu uso]. [Jamieson; Fausset; Brown, aguardando revisão]

< Romanos 9:19 Romanos 9:21 >

Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles, com adaptação de Luan Lessa – janeiro de 2021.