Romanos 9:19

Tu, então, me dirás: Por que ele ainda se queixa? Pois quem resiste à sua vontade?

Comentário de David Brown

sua vontade? Isto é, “esta doutrina é incompatível com a responsabilidade humana”; Se Deus escolhe e rejeita, perdoa e pune, a quem agrada, por que os culpados são os que, rejeitados por ele, não podem evitar pecar e perecer? Esta objeção mostra de forma tão conclusiva quanto a primeira a natureza real da doutrina objetada – que é Eleição e Não eleição para a salvação eterna antes de qualquer diferença de caráter pessoal; esta é a única doutrina que poderia sugerir a objeção aqui declarada, e para essa doutrina a objeção é plausível. Qual é agora a resposta do apóstolo? É duplo. Primeiro: “É irreverência e presunção na criatura denunciar o Criador”. [Jamieson; Fausset; Brown, aguardando revisão]

Comentário Barnes

Tu, então, me dirás – O apóstolo aqui se refere a uma objeção que pode ser feita ao seu argumento. Se a posição que ele estava se esforçando para estabelecer fosse verdadeira; se Deus tinha um propósito em todas as suas relações com as pessoas; se todas as revoluções entre as pessoas acontecessem de acordo com seu decreto, para que ele não ficasse desapontado, ou seu plano fosse frustrado; e se sua própria glória estava garantida em tudo isso, por que ele poderia culpar as pessoas?

Por que ele ainda se queixa? Por que ele culpa as pessoas, visto que sua conduta está de acordo com seu propósito, e visto que ele concede misericórdia de acordo com sua vontade soberana? Esta objeção foi feita por pecadores em todas as épocas. É a objeção permanente contra as doutrinas da graça. A objeção é fundada,

(1) Sobre a dificuldade de reconciliar os propósitos de Deus com o arbítrio do homem.

(2) assume, o que não pode ser provado, que um plano ou propósito de Deus deve destruir a liberdade do homem.

(3) é dito que se o plano de Deus for cumprido, então o que é melhor a ser feito está feito e, é claro, o homem não pode ser culpado. Essas objeções são respondidas pelo apóstolo no seguinte argumento.

Pois quem resiste à sua vontade? Ou seja, quem “se opôs com sucesso” à sua vontade ou frustrou o seu plano? A palavra traduzida como “resistir” é comumente usada para denotar a resistência oferecida por soldados ou homens armados. Assim, Efésios 6:13 , “Tomai para vós toda a armadura de Deus, para que possais resistir (resistir ou opor-se com êxito) no dia mau:” ver Lucas 21:15 , “Eu vos darei uma boca e sabedoria que todos os seus adversários não serão capazes de contestar ou resistir; ” veja também Atos 7:10 ; Atos 13:8 , “Mas Elimas…resistiu-lhes, etc.” A mesma palavra grega, Romanos 13:2 ; Gálatas 2:11. Isso não significa que ninguém ofereceu resistência ou oposição a Deus, mas que ninguém o fez com sucesso. Deus cumpriu seus propósitos “apesar” da oposição deles. Esse era um ponto estabelecido nas escrituras sagradas e uma das doutrinas aceitas pelos judeus. Estabelecer isso fazia parte do desígnio do apóstolo; e a dificuldade agora era ver como, sendo admitido, as pessoas poderiam ser responsabilizadas pelo crime. Que era a doutrina das Escrituras, veja 2Crônicas 20:6 , “na tua mão” não há “força e poder, para que ninguém possa resistir a ti?” Daniel 4:35, “ele faz de acordo com sua vontade no exército do céu e entre os habitantes da terra, e ninguém pode deter sua mão, ou dizer-lhe: Que fazes tu?” Veja também o caso de José e seus irmãos, Gênesis 50:20 , “Quanto a vós, pensastes mal contra mim, mas Deus o intentou para o bem”. [Barnes, aguardando revisão]

< Romanos 9:18 Romanos 9:20 >

Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles, com adaptação de Luan Lessa – janeiro de 2021.