1 João 2:18

Filhinhos, é a última hora. E como ouvistes que o anticristo vem, já agora muitos anticristos chegaram. Por isso sabemos que é a última hora.

Comentário A. R. Fausset

Filhinhos – Depois que os pais e os jovens se foram, “a última hora” com seus “anticristos” estava prestes a vir de repente sobre os filhos. “Todos nós vivemos nesta última hora” (J.A. Bengel). Cada era sucessiva teve nela alguns dos sinais da “última hora” que precede a vinda de Cristo, a fim de manter a Igreja em contínua espera pelo Senhor. A conexão com 1João 2:15-17 é: Estão chegando aqueles sedutores que são do mundo (1João 4:5), e iriam tentá-los a saírem de nós (1João 2:19) e negarem Cristo (1João 2:22).

como ouvistes – dos apóstolos, pregadores do Evangelho (por exemplo, 2Tessalonicenses 2:3-10; e na região de Éfeso, Atos 20:29-30).

o anticristo vem – ou seja, fora de seu próprio lugar. O Anticristo é interpretado de duas maneiras: um falso Cristo (Mateus 24:5,24), literalmente, “em vez de Cristo”; ou um adversário de Cristo, literalmente, “contra Cristo”. Como João nunca usa pseudo-Cristo, ou “falso Cristo”, para o Anticristo, é claro que ele quer dizer um adversário de Cristo, reivindicando a si mesmo o que pertence a Cristo e desejando substituir-se a Cristo como o supremo objetivo de adoração. O anticristo não apenas nega o Filho, como o papa, como também age em nome do Filho, 2Tessalonicenses 2:4, “que se opõe (grego,“ANTI-keimenos”) a tudo o que se chama Deus”. Para a grande verdade de Deus, “Deus é homem”, ele a substitui para sua própria mentira, “o homem é Deus” (R.C. Trench).

já agora muitos anticristos chegaram – grego, “começaram a existir”; surgiram. Esses “muitos anticristos” respondem ao “espírito da iniquidade já operando”. O princípio anticristão apareceu então, como agora, em homens maus e ensinos e escritos malignos; mas ainda “O Anticristo” significa uma pessoa hostil, assim como “O Cristo” é um Salvador pessoal. Como “vem” é usado por Cristo, assim também aqui do Anticristo, a personificação em sua própria pessoa de todas as características anticristãs e espírito daqueles “muitos anticristos” que foram, e são, seus precursores. João usa o singular dele. Nenhum outro escritor do Novo Testamento usa o termo. Ele provavelmente responde ao “chifre pequeno tendo os olhos de um homem, e falando grandes coisas” (Daniel 7:8,20); “O homem do pecado, o filho da perdição” (2Tessalonicenses 2:3); “A besta que sobe do abismo” (Apocalipse 11:7; Apocalipse 17:8). [Jamieson; Fausset; Brown]

Comentário de A. E. Brooke 🔒

Conteúdo exclusivo para assinantes. Clique aqui e conheça todos os benefícios de assinar o Apologeta.
< 1 João 2:17 1 João 2:19 >

Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles, com adaptação de Luan Lessa – janeiro de 2021.