Ezequiel 37:14

E porei meu espírito em vós, e vivereis, e vos porei em vossa terra; e sabereis que eu, o SENHOR, falei e fiz, diz o SENHOR.

Comentário de A. B. Davidson

O símbolo do vento soprando nos mortos é explicado aqui: é o espírito de Jeová que dá vida, Salmo 104:30. A conexão mostra que o espírito do Senhor aqui é meramente o espírito vivificante, e não o espírito regenerador, como em Ezequiel 36:27 – embora a distinção seja apenas parte da figura. A ressurreição da nação morta só poderia ocorrer por meio de sua regeneração moral e, portanto, em Isaías 40-56 isso é parte da obra do Servo do Senhor (Isaías 49:8-12; Isaías 61:1).

A passagem é de grande interesse, além de sua própria beleza, como um lançamento de luz sobre a condição da mente do povo. O profeta gosta de citar expressões da boca do povo (ex. Ezequiel 11:3, Ezequiel 12:22; Ezequiel 12:27, Ezequiel 16:44, Ezequiel 18:2; Ezequiel 18:25; Ezequiel 18:29, compare com Ezequiel 33:17; Ezequiel 33:20, Ezequiel 20:49, Ezequiel 36:20 &c.), e provavelmente as palavras aqui usadas foram realmente ouvidas. Elas mostram um estado de desânimo bastante natural e sem dúvida muito prevalecente. De fato, em todos os profetas desta época, a esperança que existe é a esperança somente em Jeová, que acredita que, apesar dos desastres passados, seu Deus ainda salvará o povo. É somente dando significado moral às calamidades de Israel, por um lado, e por outro animando as revoluções e comoção entre as nações com o propósito de Jeová, que a fé dos próprios profetas é sustentada. As esperanças proféticas deste período são baseadas em pressupostos dogmáticos, por exemplo, que Jeová é o Deus verdadeiro e vivo e que não há outro; que Israel é seu povo e tem sua verdadeira revelação entre eles, que é imperecível e que deve cumprir o propósito para o qual foi dado e tornar-se eficaz em fazer um verdadeiro povo do Senhor (Isaías 55); e que o propósito do Deus único deve abraçar todas as nações da terra, entre as quais e Jeová Israel é o elo de comunicação. As visões proféticas sobre como Jeová usará Israel para dar às nações o conhecimento de si mesmo diferem. Em Isaías 40 em diante Israel torna-se a luz das nações – tendo o verdadeiro conhecimento de Deus, ele o transmite aos pagãos. Em Ezequiel, é sua própria observação e reflexão sobre a história de Israel que revela às nações a verdadeira natureza de Jeová. Em tudo, porém, a obra da redenção é a obra de Jeová. Aqui sua restauração de Israel é a reanimação dos mortos através de seu espírito vivificador. [Davidson, aguardando revisão]

< Ezequiel 37:13 Ezequiel 37:15 >

Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles, com adaptação de Luan Lessa – janeiro de 2021.