Ezequiel 8:11

E diante deles estavam setenta homens dos anciãos da casa de Israel, com Jazanias filho de Safã, que estava no meio deles, cada um com seu incensário em sua mão; e uma espessa nuvem de perfume subia.

Comentário de A. R. Fausset

setenta homens – os setenta membros que compõem o Sinédrio, ou grande conselho da nação, cuja origem encontramos nos setenta anciãos, representantes da congregação, que subiram com Moisés ao monte para contemplar a glória de Jeová e testemunhar as transações secretas relativas ao estabelecimento da aliança; também, nos setenta anciãos designados para compartilhar o encargo do povo com Moisés. Quão horrivelmente isso agrava o pecado nacional, que os setenta, uma vez admitidos no conselho secreto do Senhor (Salmo 25:14), deveriam agora, “no escuro”, entrar “no segredo” dos iníquos (Gênesis 49:6).), aqueles juridicamente obrigados a suprimir a idolatria sendo os líderes dela!

Jazanias – talvez chefe dos setenta: filho de Safã, o escriba que leu para Josias o livro da lei; os privilégios espirituais do filho (2Reis 22:10-14) aumentaram sua culpa. O próprio nome significa: “Jeová ouve”, dando a mentira à incredulidade que virtualmente disse (Ezequiel 9:9): “O Senhor não nos vê” etc. (compare Salmo 10:11,14; 50:21; 94:7,9). A oferta de incenso não pertencia aos anciãos, mas aos sacerdotes; esta usurpação adicionou à culpa do primeiro.

nuvem de perfume – Eles não pouparam gastos para seus ídolos. Oh, que houve a mesma liberalidade em relação à causa de Deus! [Fausset, aguardando revisão]

< Ezequiel 8:10 Ezequiel 8:12 >

Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles, com adaptação de Luan Lessa – janeiro de 2021.