Filipenses 3:14

e prossigo para o alvo, ao prêmio do chamado de cima, de Deus em Cristo Jesus.

Comentário A. R. Fausset

chamado de cima – (Gálatas 4:26; Colossenses 3:1): “do chamado celestial” (Hebreus 3:1). “O prêmio” é “a coroa da justiça” (1Coríntios 9:24; 2Timóteo 4:8). Apocalipse 2:10, “coroa da vida”. 1Pedro 5:4, “a indestrutível coroa de glória”. “Chamado de cima”, ou “chamado celestial”, não se restringe, como Alford pensa, ao próprio chamado de Paulo como apóstolo pela convocação de Deus do céu; mas o chamado comum de todos os cristãos à salvação em Cristo, que vem do céu nos convida para o céu, para onde nossas mentes devem ser elevadas. [Jamieson; Fausset; Brown]

Comentário de H. C. G. Moule

o alvo. R.V. [King James, Versão Revisada], “o objetivo”. Mas a palavra grega é, como “marca”, um general ao invés de um especial, e usado nos clássicos mais de tiro com arco do que de corrida. O verso pode ser traduzido de maneira grosseira, mas próxima, “marque para as alas eu me apresso, em direção ao prêmio etc.”; Eu corro com um objetivo definido, e esse objetivo é ganhar o prêmio. compare com 1Coríntios 9:26; “Eu corro, não tão incerta.”

o prêmio. A mesma palavra ocorre em 1Coríntios 9:24, e não em outro lugar no Novo Testamento. É muito rara no grego secular, mas está ligada à palavra comum para o árbitro ou árbitro que concedeu o prêmio atlético. Em latim cristão (por exemplo, nas versões latinas aqui) aparece transliterado, como bravium (ou brabium). O “prêmio” é “a coroa”, glória eterna como o resultado abençoado e triunfo da obra da graça, da vida de fé. compare com Apocalipse 2:10, e especialmente 2 Timóteo 4:7-8.

do chamado de cima. Literalmente, “o chamado para cima, ou superior”. As versões latinas têm vocatio superior, superna vocatio. A palavra traduzida como “alto” é a mesma que traduziu Gálatas 4:26 como “Jerusalém que está acima”: e compare com João 8 :23, “Eu sou (das coisas) de cima.”—O “chamado” no caso de Paulo foi sem dúvida para ser um Apóstolo (Alford), mas foi primeiro e mais importante ser um cristão, e todo o tom deste grande A passagem é a favor deste último pensamento, ele está tratando de sua própria experiência espiritual como modelo geral, esse “chamado” é “celestial”, ao mesmo tempo em origem, operação e resultado final. compare com Colossenses 3:1-2; 2Tessalonicenses 2:14. Nas Epístolas, as palavras “chamado”, “chamado”, denotam não apenas o convite externo, mas o desenho interno e eficaz da alma pela graça. Veja na ilustração 1Coríntios 1:23-24. Corresponde quase ao uso comum da palavra “conversão”. — Contraste o uso de “chamado” nos Evangelhos; Mateus 20:16; Mateus 22:14.

de Deus em Cristo Jesus. O Pai é o Chamador (como Romanos 8:29-30; Gálatas 1:15; 2Timóteo 1:9; 1Pedro 5:10 etc.), e o chamado está “no” Filho; é transmitida por meio do Filho e atua em união com Ele, em corporificação Nele. Para a construção grávida, compare com 1Coríntios 7:22. [Moule, aguardando revisão]

< Filipenses 3:13 Filipenses 3:15 >

Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles, com adaptação de Luan Lessa – janeiro de 2021.