Filipenses 3:15

Por isso, todos nós que somos maduros, tenhamos essa mesma mentalidade; e se em algo pensais de maneira diferente, Deus também vos revelará isso.

Comentário A. R. Fausset

Por isso – retomando Filipenses 3:3. Isto é, adultos (não mais “bebês”) na vida cristã (Filipenses 3:3, “adorando a Deus no Espírito, e não tendo confiança na carne”) 1Coríntios 2:6, totalmente estabelecido nas coisas de Deus. Aqui, por “perfeito”, ele quer dizer um totalmente apto para correr (Bengel); conhecer e cumprir as leis do percurso (2Timóteo 2:5). Embora “perfeito” nesse sentido, ele ainda não era “aperfeiçoado” (grego) no sentido pretendido em Filipenses 3:12, a saber, “coroado com a vitória completa” e tendo alcançado a perfeição absoluta.

tenhamos essa mesma mentalidade – tendo a mente que ele havia descrito, Filipenses 3:7-14.

se em algo pensais de maneira diferente – tendo uma opinião muito alta de si mesmos quanto à sua realização da perfeição cristã. “Aquele que pensa que alcançou tudo, não tem nada” (Crisóstomo). Provavelmente, também, ele se refere àqueles que foram tentados a pensar em atingir a perfeição pela lei (Gálatas 3:3): quem precisava do aviso (Filipenses 3:3), “Cuidado com a concisão”, embora por causa de sua antiga piedade, Paulo espera com confiança (como em Gálatas 5:10) que Deus irá revelar o caminho da mente correta para eles. Paulo ensinou externamente Deus “revela” a verdade internamente pelo Seu Espírito (Mateus 11:2516:17; 1Coríntios 3:6).

Deus também vos revelará isso – que sinceramente se esforça para fazer a vontade de Deus (Jo 7:17; Efésios 1:17). [Jamieson; Fausset; Brown]

Comentário de H. C. G. Moule

maduros. Um adjetivo, não um particípio perfeito, como era a palavra afim (“aperfeiçoado”) em Filipenses 3:12. Existe uma contradição entre este lugar e aquele? Na superfície, mas não realmente. O Apóstolo parece estar retomando a palavra favorita dos mestres que sustentavam alguma fase de “perfeccionismo”, e usando-a, com amorosa ironia, do lado da verdade; como se dissesse: “Vocês, somos nós, cristãos ideais, Cristãos perfeitos, tudo o que os cristãos deveriam ser? Então, entre as coisas que deveriam estar em nosso caráter está um santo descontentamento e crítica à nossa própria realização atual. O homem neste sentido ‘perfeito’ certamente pensará que não é perfeito “. — E é importante lembrar que a palavra grega traduzida por “perfeito” é uma palavra elástica. Pode significar “adulto”, “maduro”, em oposição ao infantil; compare com Hebreus 5:13-14. Um cristão “perfeito” a esse respeito pode ter uma faculdade espiritual bem desenvolvida, e ainda estar muito longe de ser “aperfeiçoado” em caráter espiritual. Tais considerações, à luz de toda esta passagem, farão qualquer coisa por tal cristão, em vez de ensiná-lo a tolerar o pecado em si mesmo; eles o manterão ao mesmo tempo humilde e contrito, e o animarão para sempre novos desenvolvimentos em e por Cristo.

tenhamos essa mesma mentalidade. A mesma palavra que em Filipenses 1:7, Filipenses 2:2; Filipenses 2:5, onde ver notas.

Deus também vos revelará isso – pela ação de Seu Espírito Santo no coração, mente e vontade, em meio à disciplina da vida. Não precisa haver nenhuma nova revelação verbal, mas haveria uma nova revelação interior da correspondência da Palavra inspirada com os fatos da alma, e assim uma nova luz sobre esses fatos. Tal linguagem implica a certeza do apóstolo de sua comissão como mensageiro inspirado de Cristo; seria de outra forma a linguagem da suposição indevida. Compare com Gálatas 1:6-12. [Moule, aguardando revisão]

< Filipenses 3:14 Filipenses 3:16 >

Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles, com adaptação de Luan Lessa – janeiro de 2021.