Filipenses 3:18

pois, como muitas vezes eu vos disse, e agora também digo chorando, muitos andam como inimigos da cruz de Cristo.

Comentário A. R. Fausset

muitas vezes – há necessidade de aviso constante.

chorando – (Romanos 9:2). Um tom duro ao falar das inconsistências dos mestres é o oposto do espírito de Paulo, e o de Davi (Salmo 119:136) e Jeremias (Jeremias 13:17). O Senhor e Seus apóstolos, ao mesmo tempo, falam mais fortemente contra os mestres vazios (como os fariseus) do que contra os escarnecedores abertos.

muitos andam – de tal maneira. Não sigam os malfeitores, porque eles são “muitos” (Êxodo 23:2). Seus números são uma presunção contra o fato de ser “pequeno rebanho” de Cristo (Lucas 12:32).

inimigos da cruz de Cristo – em sua prática, não em doutrina (Gálatas 6:14; Hebreus 6:6; Hebreus 10:29). [Jamieson; Fausset; Brown]

Comentário de H. C. G. Moule

eu vos disse. Literalmente e melhor, eu costumava te dizer, nos velhos tempos das relações pessoais. Isso torna mais provável que os antinomianos não fossem do tipo gnóstico das epístolas posteriores, mas da epístola aos romanos, pervertidos da doutrina da graça livre.

chorando. Os anos apenas lhe deram uma nova e amarga experiência dos resultados mortais. Para as lágrimas de Paulo, compare com Atos 20:19; Atos 20:31; 2Coríntios 2:4. Somos lembrados das lágrimas de seu Senhor, Lucas 19:41; lágrimas que como essas indicam ao mesmo tempo a ternura do enlutado e o horror e a certeza da ruína vindoura.

muitos. Evidentemente detentores de uma paródia antinomiana do Evangelho da graça; veja em Filipenses 3:12. Que havia tal na Igreja primitiva aparece também em Romanos 16:17-18 (uma advertência a Roma, como esta de Roma); 1Coríntios 5:6. Para eles Romanos 3:31; Romanos 6:1, e referir Efésios 5:6 .

Pode ter havido variedades sob uma semelhança moral comum; alguns talvez adotando a visão mais tarde proeminente no gnosticismo – que a matéria é essencialmente má e que o corpo, portanto, não é melhor para o controle moral; alguns (e na Epístola Romana estes certamente estão em vista), empurrando a verdade da Justificação para um isolamento que a perverteu em erro mortal, e ensinando que o crente é tão aceito em Cristo que suas ações pessoais são indiferentes aos olhos de Deus. . Tais crescimentos de erro, ao mesmo tempo sutis e ultrajantes, parecem caracterizar, como por uma lei misteriosa, todo grande período de avanço espiritual e iluminação. Compare os fenômenos (século 16) dos Libertinos em Genebra e os Profetas de Zwickau na Alemanha. De fato, poucos períodos da história cristã escaparam de tais provações.

Os falsos mestres em vista aqui estavam, sem dúvida, amplamente divididos dos judaístas e, na maioria dos casos, honesta e fortemente opostos a eles. Mas é bem possível que em alguns casos os “extremos se encontrem” de forma a dar conta da menção aqui de ambos em um contexto, neste capítulo. O legalismo formal mais severo tem uma tendência fatal a menosprezar “as questões mais importantes da lei”, e a pureza do coração entre elas; e a história mostrou casos em que tolerou uma libertinagem social da pior espécie, irrevogavelmente condenada pelo verdadeiro Evangelho Ainda assim, as pessoas referidas nesta seção foram aquelas que positivamente “se gloriaram em sua vergonha”, e isso aponta para um antinomianismo confesso e dogmático.

O “muitos” deste versículo é um lembrete instrutivo das formidáveis ​​dificuldades internas da Igreja apostólica.

inimigos da cruz. Como iludindo seus seguidores e a si mesmos na horrível crença de que seu propósito era dar as rédeas ao pecado e, assim, desonrá-lo aos olhos de observadores incrédulos. “A cruz” aqui, sem dúvida, significa a santa propiciação da morte do Senhor. Para a conexão divina dele como tal com santidade de coração e vida, veja o argumento de Romanos 3-6; Gálatas 5. [Moule, aguardando revisão]

< Filipenses 3:17 Filipenses 3:19 >

Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles, com adaptação de Luan Lessa – janeiro de 2021.