Hebreus 7:25

Portanto, ele também pode salvar de maneira completa os que se aproximam de Deus por meio dele, visto que ele vive para sempre para interceder por eles.

Comentário A. R. Fausset

Portanto – grego, “De onde”; na medida em que “Ele permanece para sempre”.

também – como uma consequência natural que do último, ao mesmo tempo uma coisa nova e superior (Alford).

salvar. Seu próprio nome JESUS ​​(Hebreus 7:22) significa Salvador.

de maneira completa – perfeitamente.

os que se aproximam de Deus – pela fé.

por meio dele – através dele como seu sacerdote mediador, em vez de através dos sacerdotes levíticos.

visto que ele vive para sempre – retomando “permanece para sempre”, Hebreus 7:24; portanto, “ele também pode salvar de maneira completa”; Ele não é, como o sacerdote levítico, impedido pela morte, pois “vive para sempre” (Hebreus 7:23).

para interceder. Houve uma oferta na terra de uma vez por todas. Mas a intercessão por nós nos céus (Hebreus 7:26) é sempre contínua: daí resulta que nunca podemos ser separados do amor de Deus em Cristo (Romanos 8:26,34,39) . Ele intercede especialmente por aqueles que vêm a Deus por meio dele; não pelo mundo incrédulo (João 17:9). Como amostras de Sua intercessão, compare com Isaías 62:1; Isaías 63:11; Zacarias 1:12; Zacarias 1:14; Salmos 69:6-7. ‘Por uma onipotência humilde (pois foi por Sua humilhação que Ele obteve todo o poder), ou humildade onipotente, aparecendo na presença e apresentando Suas causas no trono de Deus’ (Dr. Pearson). Ele não era apenas a oferenda, mas o sacerdote que a oferecia. Portanto, Ele também é um intercessor: Sua intercessão sendo fundamentada em Sua oferta voluntária de Si mesmo sem mácula a Deus. Não somos perdoados apenas em virtude de Seu sacrifício, mas em virtude da intercessão admitida em favor (Dr. Magee). João 16:26 não é nenhuma contradição. Ele não “ora [ou melhor, pede; o pedido de um igual] ao Pai”, como se o Pai não quisesse; mas encontra o Pai em nome do homem [entungchanei] como Mediador em quem o Pai está satisfeito com o homem. Havia um “incenso perpétuo perante o Senhor” (Êxodo 30:8) não visto pelo povo, queimado pelo sumo sacerdote: assim, a vida oculta e contínua de intercessão de Cristo. [Fausset, 1866]

< Hebreus 7:24 Hebreus 7:26 >

Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles, com adaptação de Luan Lessa – janeiro de 2021.