Romanos 3:22

isto é, a justiça de Deus por meio da fé em Jesus Cristo, para todos e sobre todos os que creem; pois não há diferença;

Comentário Barnes

isto é, a justiça de Deus – O apóstolo, tendo declarado que o propósito do evangelho era revelar um novo plano de se tornar justo aos olhos de Deus, prossegue aqui para explicá-lo de forma mais completa. A explicação que ele oferece deixa claro que a frase tão freqüentemente usada por ele, “justiça de Deus”, não se refere a um atributo de Deus, mas ao seu plano de tornar as pessoas justas. Aqui ele diz que é pela fé em Jesus Cristo; mas certamente um atributo de Deus não é produzido pela fé em Jesus Cristo. Significa o modo como Deus considera as pessoas justas por meio de sua fé em Jesus Cristo.

(Que a “justiça de Deus” não pode ser explicada pelo atributo da justiça, é bastante óbvio. Não se pode dizer da justiça divina que é “para e sobre todos os que crêem.” Mas não somos reduzidos à alternativa de explicar a frase, seja da justiça de Deus, ou do plano de Deus de justificar as pessoas. Por que não podemos entendê-la daquela justiça que Yahweh planejou, Jesus executou e o Espírito se aplica; e que, portanto, é justamente denominada a justiça de Deus? consiste naquela conformidade com a lei que Jesus manifestou em sua morte expiatória e obediência meritória. Sua morte, em razão de sua natureza divina, foi de valor infinito. E quando ele voluntariamente se submeteu a dar uma vida que foi perdida por nenhuma transgressão de sua própria, a Lei, em sua parte penal, foi mais ampliado do que se cada descendente de Adão tivesse afundado sob o peso de sua vingança.

Nem foi a parte preceptiva da Lei menos honrada, na obediência imaculada de Cristo. Ele se absteve de todos os pecados, cumpriu todos os deveres e exemplificou todas as virtudes. Nem Deus nem o homem podiam acusá-lo de falha no dever. A Deus ele deu sua piedade, ao homem seu amor brilhante, aos amigos seu coração, aos inimigos sua piedade e seu perdão. E pela obediência do Criador em forma humana, o preceito da Lei foi mais honrado do que se os anjos mais elevados tivessem descido para reverenciá-lo, na presença das pessoas. Aqui, então, está uma justiça digna desse nome, divina, imaculada, ampla, duradoura – além do poder da linguagem para caracterizar. É essa justiça eterna que Daniel predisse que o Messias traria. A justiça de Adão falhou e passou. O de anjos outrora felizes também pereceu, mas isso perdurará. “Romanos 1:17 , para o verdadeiro significado da expressão “justiça de Deus.”)

por meio da fé em Jesus Cristo – isto é, pela fé em Jesus Cristo. Assim, a expressão, Marcos 11:22 , “Tenha a fé de Deus” (margem), significa, tenha fé em Deus. Assim, Atos 3:16 , a “fé em seu nome” “(grego)”, significa fé em seu nome. Portanto, Gálatas 2:20 , a “fé no Filho de Deus” significa fé no Filho de Deus. Isso não pode significar que a fé é a causa meritória da salvação, mas que é o instrumento ou meio pelo qual nos tornamos justificados. É o estado de espírito, ou condição do coração, para o qual Deus se agradou em prometer a justificação. (Sobre a natureza da fé, veja a nota em Marcos 16:16.) Deus prometeu que aqueles que crêem em Cristo serão perdoados e salvos. Este é o seu plano em distinção do plano daqueles que procuram ser justificados pelas obras.

para todos os que creem – É evidente que essas expressões são destinadas a ser enfáticas, mas por que ambas são usadas não é muito aparente. Muitos supuseram que não havia nenhuma diferença essencial no significado. Se houver uma diferença, é provavelmente esta:a primeira expressão, “a todos” εἰς πᾶς eis pas, pode denotar que este plano de justificação veio “(Lutero)” a todos os homens, aos judeus e gentios; isto é, que foi provido para eles e oferecido a eles sem distinção. O plano era amplo para todos, adequado a todos, igualmente necessário para todos e oferecido a todos. A segunda frase, “sobre todos” ἐπὶ πᾶντας epi pantas, pode ser projetada para prevenir contra a suposição de que todos, portanto, seriam beneficiados por ela, ou seriam salvos pelo mero fato de que o anúncio veio a todos. O apóstolo acrescenta, portanto, que os benefícios deste plano devem realmente vir sobre todos, ou devem ser aplicados a todos, se eles forem justificados. Eles não podiam ser justificados meramente pelo fato de que o plano foi fornecido, e de que o conhecimento dele havia chegado a todos, mas por terem realmente aderido a esse plano e se aproveitado dele. Talvez haja referência na última expressão, “sobre todos”, a uma túnica ou vestimenta que é colocada sobre a pessoa para esconder sua nudez, ou pecado; comparar Talvez haja referência na última expressão, “sobre todos”, a uma túnica ou vestimenta que é colocada sobre a pessoa para esconder sua nudez, ou pecado; comparar Talvez haja referência na última expressão, “sobre todos”, a uma túnica ou vestimenta que é colocada sobre a pessoa para esconder sua nudez, ou pecado; comparar Isaías 64:6 , também Filipenses 3:9 .

pois não há diferença – isto é, não há diferença em relação ao assunto em discussão. O apóstolo não quer dizer que não haja diferença com respeito aos talentos, disposições, educação e propriedades das pessoas; mas não há distinção quanto ao modo como devem ser justificados. Todos devem ser salvos, se realmente salvos, da mesma maneira, sejam judeus ou gentios, escravos ou livres, ricos ou pobres, eruditos ou ignorantes. Nenhum pode ser salvo por obras; e todos são, portanto, dependentes da misericórdia de Deus em Jesus Cristo. [Barnes, aguardando revisão]

< Romanos 3:21 Romanos 3:23 >

Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles, com adaptação de Luan Lessa – janeiro de 2021.