Romanos 5:5

E a esperança não frustra, porque o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado.

Comentário Barnes

E a esperança não frustra. Ou seja, esta esperança não decepcionará, nem enganará. Quando esperamos por algo que não alcançamos, temos consciência do desapontamento; talvez às vezes de um sentimento de vergonha. Mas o apóstolo diz que a esperança cristã é tal que será cumprida; ela não decepcionará; o que esperamos, certamente obteremos; veja Filipenses 1:20. A expressão usada aqui provavelmente foi tirada do Salmo 22:4-5; Nossos pais confiaram em ti; Eles confiaram; e tu os livraste. Eles clamaram a ti, E foram entregues; Eles confiaram em ti, E não ficaram confusos (envergonhados).

porque o amor de Deus. Amor a Deus. É produzido um amor abundante e transbordante por Deus.

está derramado. Está difundido; é produzido em abundância ekkechutai. Esta palavra é devidamente aplicada à água, ou a qualquer outro líquido que seja derramado, ou espalhado. É usada também para denotar transmissão, ou comunicação livre ou abundante, e é assim expressiva da influência do Espírito Santo derramado, ou abundantemente transmitido às pessoas; Atos 10:45. Aqui significa que o amor para com Deus é copiosamente ou abundantemente dado a um cristão; seu coração está consciente do amor elevado e abundante a Deus, e por isso ele é sustentado em suas aflições.

pelo Espírito Santo. É produzido pela influência do Espírito Santo. Todas as graças cristãs são atribuídas à sua influência; Gálatas 5:22, “Mas o fruto do Espírito é amor, alegria”, etc.

que nos foi dado. O Espírito Santo é assim representado como habitando nos corações dos crentes; 1Coríntios 6:19; 1Coríntios 3:16; 2Coríntios 6:16. Em todos estes lugares, significa que os cristãos estão sob sua influência santificadora; que ele produz em seus corações as graças cristãs; e enche suas mentes de paz, de amor e de alegria. [Barnes]

Comentário de William Sanday 🔒

Conteúdo exclusivo para assinantes. Clique aqui e conheça todos os benefícios de assinar o Apologeta.

< Romanos 5:4 Romanos 5:6 >

Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles, com adaptação de Luan Lessa – janeiro de 2021.