Salmo 39:12

Ouve a minha oração, SENHOR; e dá ouvidos ao meu clamor; não te cales de minhas lágrimas, porque eu sou como um peregrino para contigo; estrangeiro, como todos os meus pais.

Comentário Barnes

Ouve a minha oração, SENHOR; e dá ouvidos ao meu clamor – Isto é, em vista de minha aflição e meus pecados; em vista, também, das perguntas desconcertantes que têm agitado meu peito; os pensamentos perturbadores que passaram pela minha alma, que não ousei expressar diante dos homens Salmos 39:1-2 , mas que agora expressei diante de ti.

não te cales. Não se recuse a me responder; para falar de paz para mim.

de minhas lágrimas – Ou melhor, em meu choro; como se Deus ouvisse a voz do seu pranto. Chorar, embora sem reclamar, é da natureza da oração, pois Deus considera as tristezas da alma como as vê. O penitente que chora, o sofredor que chora, é aquele para quem podemos supor que Deus olha com compaixão, embora as tristezas da alma não encontrem “palavras” para expressá-las. Compare as notas em Jó 16:20 . Veja também Romanos 8:26.

estrangeiro – esta palavra tem substancialmente o mesmo significado. Denota alguém que vive em outro país, sem os direitos de cidadão.

porque eu sou como um peregrino para contigo – A palavra usada – גר gêr – significa propriamente um estrangeiro; um estrangeiro; um homem vivendo fora de seu próprio país:Gênesis 15:13 ; Êxodo 2:22 . Refere-se a um homem que não tem residência permanente no lugar ou país onde está agora; e é usado aqui como implicando que, na avaliação do próprio salmista, ele não tinha residência permanente na terra. Ele estava em uma terra estranha ou estrangeira. Ele estava passando para uma casa permanente; e ele ora para que Deus seja misericordioso com ele como com um homem que não tem casa – nenhum lugar de habitação permanente – na terra. Compare as notas em Hebreus 11:13 ; notas em 1Pedro 2:11 .

como todos os meus pais – Todos os meus ancestrais. A alusão é, sem dúvida, derivada do fato de que os patriarcas Abraão, Isaac e Jacó viveram assim como homens que não tinham casa permanente aqui – que não tinham posse de solo nos países onde peregrinaram – e cuja vida inteira, portanto, foi um ilustração do fato de que eles estavam “em uma jornada” – uma jornada para outro mundo. 1Crônicas 29:15 – “porque somos estrangeiros diante de ti, e estrangeiros, como todos os nossos pais; os nossos dias na terra são como uma sombra, e não há quem habite”. Compare as notas em Hebreus 11:13-15. [Barnes, aguardando revisão]

< Salmo 39:11 Salmo 39:13 >

Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles, com adaptação de Luan Lessa – janeiro de 2021.