1 Pedro 5:8

Sede sóbrios! Vigiai! O vosso adversário, o diabo, anda ao redor, rugindo como um leão, buscando a quem possa devorar.

Pedro tem em mente a advertência de Cristo para ele mesmo, a fim de vigiar contra Satanás, não esquecendo onde ele caiu.

Sede sóbrios! Vigiai – Isto é, a ansiedade, vai intoxicar a alma; portanto, seja sóbrio, isto é, contenha-se. No entanto, para que essa liberdade da ansiedade não leve a falsa segurança, ele acrescenta: “Vigiai” contra “vosso adversário”. Que este seja o seu “cuidado”. Deus provê, portanto, não fique ansioso. O diabo procura, portanto, vigie (Bengel).

adversário – literalmente, “adversário em um tribunal de justiça” (Zacarias 3:1). “Satanás” significa adversário. “Diabo”, acusador ou difamador (Apocalipse 12:10). “O inimigo” (Mateus 13:39). “Assassino desde o princípio” (Jo 8:44). Ele age contra o evangelho e seus agentes. “O tentador”.

rugindo como um leão – implicando sua sede violenta e insaciável de presa como um leão faminto. Através do pecado do homem, ele obteve a justiça de Deus do seu lado contra nós; mas Cristo, nosso Advogado, cumprindo todas as exigências de justiça para nós, tornou nossa redenção totalmente coerente com a justiça.

buscando – (Jó 1:7; Jó 2:2). Assim os filhos do maligno não podem descansar. Em 2Pedro 2:4 e Judas 1:6 é dito que os espíritos malignos já estão em cadeias da escuridão e no inferno. Isso provavelmente significa que esta é a sua desgraça definitiva: uma desgraça já iniciada em parte; embora por um tempo eles possam vagar pelo mundo (do qual Satanás é o príncipe).

devorar – emaranhar em “ansiedades” mundanas (1Pedro 5:7) e outras armadilhas, para finalmente destruir. Compare com Apocalipse 12:15-16. [Jamieson; Fausset; Brown]

< 1 Pedro 5:7 1 Pedro 5:9 >

Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles, com adaptação de Luan Lessa – janeiro de 2021.