Atos 5:39

Mas se é de Deus, vós não a podereis desfazer; para que não venhais a ser achados de também lutardes contra Deus.

Comentário de Albert Barnes

Mas se é de Deus. Se Deus é o “autor” desta religião. A partir disso, parece que Gamaliel supôs que era pelo menos possível que essa religião fosse divina. Ele evidenciou uma mente muito mais sincera do que o resto dos judeus; mas ainda não parece que ele estava totalmente convencido. Os argumentos que não podiam deixar de abalar o Sinédrio judaico eram aqueles extraídos da ressurreição de Jesus, o milagre no dia de Pentecostes, a cura do coxo no templo e a libertação dos apóstolos da prisão.

Você não pode derrubá-lo. Porque: (1) Deus tem poder onipotente e pode executar seus propósitos; (2) Porque ele é imutável e não será desviado de seus planos, Jó 23:13-14.

O plano que Deus forma “deve” ser realizado. Todos os dispositivos do homem são debilidade quando se opõem a ele, e ele pode despedaçá-los em um instante. A predição de Gamaliel foi cumprida. As pessoas se opuseram ao cristianismo de todas as maneiras, mas em vão. Eles o insultaram; o perseguiram; recorreram à argumentação e ao ridículo; ao fogo, e lenha, e espada; eles chamaram a ajuda da ciência; mas tudo foi em vão. Quanto mais foi esmagado, mais ele se ergueu e ainda existe com tanta vida e poder como sempre. A “preservação” desta religião em meio a tanta e tão variada oposição prova que ela é de Deus. Nenhuma provação mais severa “pode” esperar por ela do que ela já experimentou; e como sobreviveu a tantas tempestades e provações, temos todas as evidências de que, de acordo com as previsões, está destinado a viver e encher o mundo. Veja Mateus 16:18; Isaías 54:17; Isaías 55:11 observa; Daniel 4:35 nota.

para que não. Isto é, se você continuar a se opor a isso, pode-se descobrir que você se opôs a Deus.

venhais a ser achados. Parece que você está se opondo a Deus.

de também lutardes contra Deus. Grego Θεομάχοι Theomachoi, “aqueles que contendem com Deus”. A palavra não ocorre em nenhum outro lugar no Novo Testamento. Lutar contra Deus é opor-se a ele, ou manter uma atitude de hostilidade contra ele. É uma atitude que é mais temível em seu caráter, e certamente será acompanhada de uma derrubada. Nenhuma condição pode ser mais terrível do que tal oposição ao Todo-Poderoso; nenhuma derrubada mais terrível do que aquela que deve seguir tal oposição. Compare Atos 9:5; Atos 23:9. A oposição ao “evangelho” nas Escrituras é uniformemente considerada como oposição a Deus, Mateus 12:30; Lucas 11:23. Pode-se dizer que as pessoas “lutam contra” Deus das seguintes maneiras, ou nos seguintes assuntos:

(1) Quando se opõem ao seu “evangelho”, sua pregação, seus planos, sua influência entre as pessoas; quando eles se esforçam para impedir sua difusão, ou retirar suas famílias e amigos de sua influência.

(2) quando se opõem às “doutrinas” da Bíblia. Quando ficam zangados porque as verdadeiras verdades da religião são pregadas, e se deixam irritar e excitar por uma “relutância” de que essas doutrinas sejam verdadeiras e sejam apresentadas às pessoas. No entanto, isso não é algo incomum. As pessoas por natureza não amam essas doutrinas, e muitas vezes ficam indignadas por serem pregadas. Alguns dos sentimentos mais irados que as pessoas já tiveram surgem dessa fonte; e o homem nunca pode encontrar paz até que esteja “desejando” que a verdade de Deus exerça sua influência em sua própria alma, e se regozije por ser crida e amada por outros.

(3) as pessoas se opõem à “Lei” de Deus. Parece-lhes muito “severo” e “áspero”. Ela os condena; e eles não querem que isso seja aplicado a eles. Não há nada que um pecador goste “menos” do que ele gosta da pura e santa Lei de Deus.

(4) os pecadores lutam contra a “providência” de Deus. Quando ele os aflige, eles se rebelam. Quando ele tira sua saúde, ou propriedade, ou amigos, eles reclamam. Eles o estimam duro e cruel; e em vez de encontrar a paz por “submissão”, eles agravam muito seus sofrimentos, e infundem uma mistura de absinto e fel na taça, reclamando e lamentando. Não há paz na aflição, mas no sentimento de que Deus está “certo”. E até que essa crença seja acalentada, os ímpios serão como o mar agitado que não pode descansar, cujas águas lançam lama e sujeira, Isaías 57:20 . Tal oposição a Deus é tão perversa quanto tola. O Senhor deu e tem o direito de remover nossos confortos; e devemos ficar quietos e saber que ele é Deus.

(5) os pecadores lutam contra Deus quando resistem às influências de seu Espírito; quando eles “se opõem” a pensamentos sérios; quando procuram companheiros e prazeres maus ou frívolos em vez de se submeterem a Deus; e quando rejeitam todas as súplicas de seus amigos para se tornarem cristãos. Todos esses podem ser os apelos que Deus está fazendo para que as pessoas estejam preparadas para encontrá-lo. E, no entanto, é comum que os pecadores sufoquem a convicção e se recusem até mesmo a pensar em seu bem-estar eterno. Nada pode ser um ato de maldade e loucura mais direta e deliberada do que isso. Sem a ajuda do Espírito Santo ninguém pode ser salvo; e resistir às suas influências é pôr de lado a única perspectiva de vida eterna. Fazê-lo é fazê-lo sobre a sepultura; não sabendo que mais uma hora de vida pode ser concedida; e não sabendo que “se” a vida for prolongada, o Espírito sempre lutará novamente com o coração. Em vista deste versículo, podemos observar:

1. Que o caminho da sabedoria é submeter-se imediatamente às exigências de Deus. Sem isso, devemos esperar conflitos com ele, perigo e ruína. Nenhum homem pode ser “oposto” a Deus sem se colocar em perigo a cada minuto.

2. A submissão a Deus deve ser completa. Deve se estender a toda doutrina e demanda; toda lei e todo ato do Todo-Poderoso. Em todas as suas exigências e em todas as aflições, devemos nos submeter a ele, pois somente assim encontraremos paz.

3. Infiéis e escarnecedores nada ganharão se opondo a Deus. Eles até agora foram frustrados e malsucedidos; e eles ficarão quietos. Nenhum de seus planos deu certo; e a esperança de destruir a religião cristã, após os esforços de dois mil anos, deve ser vã, e retrocederá com tremenda vingança sobre aqueles que as fazem. [Barnes, aguardando revisão]

< Atos 5:38 Atos 5:40 >

Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles, com adaptação de Luan Lessa – janeiro de 2021.