Cânticos 2:6

Esteja sua mão esquerda abaixo de minha cabeça, e sua direita me abraça.

Comentário de A. R. Fausset

O “fortalecimento” pelo qual ela ora (Cânticos 2:5) é concedido (Deuteronômio 33:12, 27; Salmo 37:24; Isaías 41:16). Ninguém pode nos arrancar desse abraço (João 10:28-30). Sua mão nos impede de cair (Mateus 14:30, 31); a ela podemos confiar nossas vidas (Salmo 31:5).

mão esquerda — a esquerda é a mão inferior, pela qual o Senhor manifesta menos evidentemente Seu amor do que pela direita; a mão secreta da providência comum, distinguindo-se da graça manifesta (a “direita”). Elas realmente caminham juntas, embora às vezes pareçam divididas; aqui ambas são sentidas ao mesmo tempo. Teodoreto considera a mão esquerda equivalente a julgamento e ira; a direita, equivalente a honra e amor. A mão da justiça não está mais levantada para ferir, mas está sob a cabeça do crente para sustentar (Isaías 42:21); a mão de Jesus Cristo, perfurada pela justiça por nosso pecado, nos sustenta. A ordem para não perturbar a amada ocorre três vezes: mas o sentimento aqui, “Sua mão esquerda,” etc., em nenhum outro lugar é totalmente expresso; o que está de acordo com a intensidade da alegria (Cânticos 2:5) encontrada em nenhum outro lugar; em Cânticos 8:3, é apenas condicional, “abraçaria,” não “abraça.” [Fausset, 1873]

< Cânticos 2:5 Cânticos 2:7 >

Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles, com adaptação de Luan Lessa – janeiro de 2021.