Colossenses 1:23

se, de fato, permaneceis fundados e firmes na fé, e não vos afastais da esperança do evangelho que ouvistes, que é pregado a toda criatura que há abaixo do céu, e do qual eu, Paulo, fui feito servidor.

Comentário A. R. Fausset

se – “Assumindo isso”, etc: não sereis de outro modo apresentados à Sua vinda (Colossenses 1:22).

fundados – grego, “fixados no fundamento” (compare nota em Efésios 3:17; Lucas 6:48-49).

firmes – “Fundados” diz respeito o fundamento sobre o qual os crentes estão; “Firmes”, sua firmeza interna (1Pedro 5:10). 1Coríntios 15:58 tem o mesmo grego.

não vos afastais – pelos falsos mestres.

da esperança do evangelho – (Efésios 1:18).

que ouvistes, que é pregado a toda criaturae do qual eu, Paulo, fui feito servidor – Três argumentos contra eles serem “afastados do Evangelho”: (1) Eles tendo ouvido isto quando foi pregado; (2) A pregação universal dele; (3) o ministério de Paulo nisso. Pois “em toda criatura ”, os manuscritos mais antigos dizem, “em toda a criação”. Compare “em todo o mundo”, Colossenses 1:6; “todas as coisas… na terra”, Colossenses 1:20 (Marcos 16:15): assim, ele implica que o Evangelho do qual ele pede que não sejam movidos, tem essa marca de verdade, a saber, a universalidade de seu anúncio, que concorda com a ordem e profecia do próprio Cristo (Mateus 24:14). Por “é pregado”, ele não significa apenas “está sendo pregado”, mas tem sido, na verdade, como um fato consumado, pregado. Plínio, não muitos anos depois, em sua famosa carta ao Imperador Trajano (Epístolas, Livro X., Epístola 97), escreve: “Muitos de todas as idades, posições e sexo estão sendo levados a julgamento. Pois o contágio dessa superstição (o cristianismo) espalhou-se não apenas pelas cidades, mas pelas aldeias e pelo país ”.

do qual eu, Paulo, fui feito servidor – assim como o grego, “fui feito ministro”. O respeito por mim, o ministro deste Evangelho mundial, deveria levá-los a não se afastarem dele. Além disso (ele sugere), o Evangelho que você ouviu de Epafras, seu “ministro” (Colossenses 1:7), é o mesmo do qual “eu fui feito ministro” (Colossenses 1:25; Efésios 3:7): se fordes afastados dele, abandonareis o ensino dos ministros reconhecidos do Evangelho para falsos mestres não autorizados. [JFU]

Comentário de L. B. Radford

se, de fato, permaneceis. O R. V. [King James, Versão Revisada] introduziu uma ideia de dúvida injustificada pelo texto ou pelo contexto. O grego indica não uma perspectiva incerta, mas uma condição necessária e uma suposição quase certa – se de fato você continuar como deve e como eu tenho como certo que você está fazendo e fará’. Paulo é ao mesmo tempo insistente e confiante; eles devem, e ele tem certeza de que eles o farão.

permaneceisna fé. O verbo grego é um composto do verbo simples permanecer, denotando não intensidade, mas localidade. Em Atos 28:12, 14 é usado literalmente para ficar em um lugar. Metaforicamente é usado para continuar em um estado ou atitude em pecado, Romanos 6:1; na incredulidade, Romanos 11:23; em uma relação ou ambiente, e. g. a bondade de Deus, Romanos 11:22 (cp. Judas 21, ‘mantenha-se no amor de Deus’); em um hábito ou prática na leitura, exortação, doutrina e meditação, 1 Timóteo 4:16. A fé pode significar (1) ‘sua fé’, uma reminiscência de 1:4, ou (2) a fé cristã, compare com Judas 3, ‘a fé de uma vez por todas entregue aos santos’. Em uma data posterior, ‘a fé’ veio a denotar o credo formulado da cristandade. Mas já em Atos 14:22 os apóstolos podiam exortar os convertidos a ‘continuar na fé’; sua substância era definida, embora sua forma ainda não estivesse definida. compare com 2:7, onde a referência no contexto ao ensinamento recebido no início aponta para o sentido objetivo, a fé cristã.

fundados e firmes. Os dois termos aplicados a um edifício significam respectivamente (1) baseado em uma base segura, (2) construído de forma sólida. Vale ressaltar que as outras passagens em que Paulo usa essas metáforas de construção ocorrem em cartas escritas de Éfeso (1Corintios 3:10-17, 7:37, 15:58) ou para Éfeso (Efesios 2:20-2,3: 17). A ideia pode ter sido sugerida pelo grande templo que era o orgulho daquela cidade. Em sua aplicação à fé e à vida cristã, as duas palavras indicam a certeza de sua base e a firmeza de seu caráter. Aterrado, um particípio passivo perfeito, dá a ideia de um edifício repousando sobre uma fundação lançada de uma vez por todas. Aqui a palavra ocorre não em uma declaração doutrinária, mas em uma exortação virtual; e a ênfase está, portanto, não na segurança do fundamento, mas na necessidade de permanecer fixo no fundamento. Stedfast denota a estabilidade de caráter que é a contrapartida e consequência da segurança da fundação.

não vos afastais. Um particípio presente, ‘não começando a se afastar’, talvez uma sugestão do perigo de ceder às atrações de uma nova e falsa fé, ou ‘não tem o hábito de se afastar’ em resposta a esta ou aquela tentação. Em ambos os casos, há “uma sugestão de tentativas repetidas de desalojá-los” (Lightfoot). Stedfast denota estabilidade de caráter, não afastada estabilidade de posição. A metáfora do edifício, já fraco em ‘firme’, desaparece neste ponto. Paulo talvez esteja se voltando aqui para a metáfora de um navio, compare com Efésios 4:14, ‘lançado de um lado para outro e levado por todo vento de doutrina’, caso em que ‘a esperança do evangelho’ seria ‘a âncora da alma’ como em Heb. 6:19 (M. Jones, p. 72). A mudança da metáfora do edifício para o navio não é mais surpreendente do que do bebê para o navio em Efésios 4:14.

da esperança do evangelho. A esperança aqui como em 1:5 não é subjetiva, mas objetiva, não o sentimento de esperança, mas a perspectiva ou promessa apresentada pelo evangelho. É o destino do cristão, descrito em Efésios 1:18 e 4:4 como o chamado de Deus e identificado em Colossenses 1:27 com Cristo, que é Ele mesmo a esperança da glória. compare com Tit. 2:13, Heb. 6:18, 7:19. Pode haver um contraste implícito entre a certeza da promessa oferecida pelo Evangelho e as promessas enganosas oferecidas pela heresia colossense.

que ouvistes, que é pregado, etc. Alguns comentaristas veem aqui três argumentos paralelos contra o afastamento da verdadeira fé, em outras palavras (1) foi a fé que os próprios colossenses ouviram; (2) foi essa fé, e nenhuma outra, que foi pregada em todo o mundo; (3) foi a fé pela qual e pela qual o próprio apóstolo viveu. (1) É duvidoso que a simples frase ‘o que ouvistes’ suportará essa ênfase, a menos que ‘ouvido’ seja tomado como implicando também aceitação e, portanto, o dever de retenção fiel. É mais provável que a frase seja uma simples identificação do Evangelho, uma mera referência histórica. Mas as duas cláusulas seguintes são inequivocamente entendidas como argumentos. (2) O Evangelho não era um movimento local, mas uma mensagem mundial. Crisóstomo observa: ‘ele apresenta os próprios colossenses como testemunhas, depois o mundo inteiro… e assim aponta para a autoridade do Evangelho’. Lightfoot diz com razão: “o motivo do apóstolo aqui é ao mesmo tempo enfatizar a universalidade do Evangelho genuíno, que foi oferecido sem reservas a todos igualmente, e apelar para sua publicidade como credencial e garantia de sua verdade”. Mas o ponto do argumento é que os colossenses não são os únicos depositários do Evangelho. Há um mundo cristão ao seu redor perto e longe com o qual eles devem manter comunhão mantendo a fé comum. (3) A referência de Paulo ao seu próprio serviço na causa do Evangelho não é motivada pelo desejo de reivindicar sua autoridade apostólica, que aparentemente não foi contestada em Colossos; nem pelo desejo de magnificar seu ofício como evangelista do mundo gentio, embora essa idéia possa ter sido trazida vividamente à sua mente pela referência à universalidade do Evangelho; mas sim pelo desejo de impressionar os colossenses o fato de que ele próprio era ‘um exemplo vivo e testemunha do poder’ do verdadeiro Evangelho (L. Williams).

que é pregado. O tempo aoristo pode ser (1) atemporal, ‘que é proclamado’, ou (2) histórico, ‘que foi proclamado em outras partes do mundo antes de chegar a você’, ou (3) ideal, ‘foi feito quando o Salvador… ordenou que fosse feito, Marcos 16:15’ (Moule). Esta última interpretação está em harmonia com a linguagem aparentemente hiperbólica debaixo do céu” (Epístola Atos 2:5); mas veja nota sobre ‘todo o mundo’ no versículo 6 para a justificação desta afirmação da extensão mundial do Evangelho nesta data. A idéia de proclamação pública como por um arauto (o verbo é derivado da palavra grega para arauto, kerux) sugere um contraste com os métodos esotéricos não apenas dos professores heréticos colossenses, mas da maioria dos antigos professores de filosofia e religião; mas é duvidoso que Paulo pretendia sugerir esse contraste.

a toda criatura. Sobre o duplo uso do grego klisis, (1) criação como um todo, (2) uma criatura, veja nota no versículo 15. A versão King James ‘para toda criatura’ é excluída pela preposição in encontrada no texto grego. ‘Entre todas as criaturas’ (Coverdale, Lightfoot) é uma tentativa desajeitada de fazer justiça à preposição. O ‘no ouvido de toda criatura’ de Ellicott é inteligível, mas esse uso de in (cp. 1Coríntios 6:2, ‘se o mundo for julgado por você’, ou seja, na sua presença como um tribunal) exigiria o plural. É mais simples adotar o significado de criação, ou seja, (a) ‘em todo o mundo criado’ ou (b) ‘em todas as partes do mundo criado’, compare com 1Pedro 2:13. Lightfoot incluiria toda a criação, animada e inanimada, e compara o coro de louvor a Deus e ao Cordeiro de todos os seres criados em Apocalipse 5:13. Mas a referência aqui é à proclamação do Evangelho como mensagem para aceitação humana (cp. Marcos 16:15); qualquer idéia de sua influência no mundo da natureza, por mais verdadeira que seja, é aqui irrelevante.

eu, Paulo. No grego, a adição do pronome pessoal é altamente enfática. Ocorre em outros lugares apenas em 1Tessalonicenses 2:18, 2Coríntios 10:1, Filemom 19, Gálatas 5:2, Efésios 3:1. Nos três primeiros casos, pode-se pretender excluir momentaneamente os colaboradores associados ao Apóstolo no discurso de abertura. Mas nos dois últimos casos não existe tal associação. Em todos os casos há uma razão especial para a ênfase pessoal. Em Gálatas 5:2 é um protesto da autoridade apostólica ou um apelo ao registro de sua vida como forma de refutar a calúnia. Em Filemom 19, parece a auto-designação formal no início de uma nota promissória. Em 2Coríntios 10:1 acrescenta peso a uma patética súplica pessoal, em 1Tessalonicenses 2:18 a uma expressão de afeto pessoal. Aqui, à luz de Efésios 3:1 e 3:7, 8 parece recordar a maravilha de sua conversão e comissão (op. 1Coríntios 15:10) como acrescentando peso ao seu testemunho do Evangelho.

foi feito servidor. Sobre o termo ministro ver nota em 1:7. Longe de magnificar seu próprio lugar na vida da Igreja, Paulo descreve a si mesmo aqui (como em 1Coríntios 3:5, 2Coríntios 3:6, 6:4, Efésios 3:7) pelo termo que denota o caráter de ministério ou serviço que pertence à vida cristã ordinária em geral ou ao ofício inferior de serviço distinto do ofício superior de supervisão. compare com o uso do ministério (diaconia) com referência ao apostolado em Atos 1:17, 25, 20:24, 21:19, 2Coríntios 4:1, 5:18, 6:3, Romanos 11:13, Efésios 3: 7. Apostolado, diaconado, presbitério, episcopado, com suas diferentes funções e graus de autoridade, são todos tipos semelhantes de serviço. Temos aqui um eco da palavra do Senhor em Mateus 23:11, ‘o maior entre vós será vosso servo’ (diakonos), compare com Mateus 20:26, Marcos 10:43, 44). Esta referência à sua comissão é uma ligação entre duas seções da epístola. Seu objetivo principal é reforçar a advertência contra o perigo de lapso ou apostasia em Colossos; mas leva o Apóstolo a um desdobramento mais completo do lugar de sua missão e ministério em relação ao mistério central da fé cristã. Corresponde à referência à sua missão em Efésios 3:’Na epístola de Efésios esta declaração é feita uma introdução direta à exortação prática (epístola 4,5,6); aqui leva à séria reclamação contra erros especulativos em 2, que precede uma exortação prática semelhante. Em ambos os casos, ele insiste na entrega a ele de uma dispensa especial; em ambos ele se regozija no sofrimento como meio de influência espiritual; em ambos, ele declara que o único objetivo é a apresentação de cada homem perfeito diante de Cristo” (Bp. Barry).

Dois manuscritos antigos em vez de ministro aqui têm pregador (Grego kerux, arauto, do qual o verbo pregado no versículo anterior é derivado) e apóstolo, uma dupla designação que Paulo reivindica em 1 Timóteo 2:7 e 2 Timóteo 1:11, acrescentando em ambos casos uma terceira designação, professor. O manuscrito alexandrino combina todos os três aqui, pregador e apóstolo e ministro. Essa leitura é uma combinação óbvia de variantes; mas sugere, no entanto, uma análise instrutiva da obra da vida do apóstolo e da obra da vida de cada ministro cristão – mensagem, missão, ministério – um evangelho para proclamar, uma igreja para construir, um Mestre para servir. [Radford, aguardando revisão]

< Colossenses 1:22 Colossenses 1:24 >

Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles, com adaptação de Luan Lessa – janeiro de 2021.