Colossenses 1:22

no seu corpo de carne, pela morte, para vos apresentar diante dele santos, irrepreensíveis e inculpáveis;

Comentário A. R. Fausset

no seu corpo de carne – o elemento no qual Seus sofrimentos reconciliadores tinham lugar. Compare Colossenses 1:24, “aflições de Cristo em minha carne” (1Pedro 2:24). Os anjos que não têm um “corpo de carne” não são de forma alguma nossos mediadores reconciliadores, como seus falsos mestres afirmam, mas Ele, o Senhor dos anjos, que tomou nossa carne, para que nela pudesse expiar nossa humanidade decaída.

pela morte – antes como grego, “através da sua morte” (que só poderia ocorrer em um corpo como o nosso, de carne, Hebreus 2:14). Isso implica que Ele assumiu a nossa verdadeira e inteira humanidade. Carne é a esfera na qual Seus sofrimentos humanos poderiam ter lugar (compare Colossenses 1:24; Efésios 2:15).

para vos apresentar – (Efésios 5:27). O fim de Sua expiação reconciliadora pela morte.

santos – positivamente; e em relação a Deus.

diante dele – na visão de Deus, no aparecimento de Cristo.

irrepreensíveis e inculpáveis – negativamente. “Sem defeito” (como a antiga palavra grega é traduzida para Jesus, nosso cabeça, 1Pedro 1:19) em si mesmo. Irrepreensível (o grego para a segunda palavra, aquele que não dá ocasião para ser levado a um tribunal) é em relação ao mundo exterior. A santificação, como o fruto, é aqui tratada; justificação, pela reconciliação de Cristo, como a árvore, tendo precedido (Efésios 1:45:26-27; Tito 2:14). A nossa “santificação” é considerada aqui como perfeita em Cristo, em quem somos enxertados na regeneração (1Coríntios 1:30; 1Pedro 1:2; Judas 1:1): não meramente progressiva, que é o desenvolvimento gradual da santificação que Cristo é feito ao crente desde o princípio. [JFU]

Comentário de L. B. Radford

no seu corpo de carne. Três explicações foram oferecidas para esta adição enfática de sua carne’. (1) A frase pretendia insistir na realidade da natureza humana de nosso Senhor contra o erro conhecido como docetismo (do grego dokein, parecer), que surgiu da ideia de que um ser divino não poderia se submeter às realidades físicas da vida humana; a natureza humana de nosso Senhor era, portanto, apenas uma aparência, não uma realidade. É duvidoso, no entanto, que esta heresia tenha tomado forma definitiva antes do final do primeiro século. (2) A frase destinava-se a combater um falso espiritualismo que se ofendia com a doutrina de um sacrifício expiatório’, como Lightfoot coloca, apenas para observar que, se fosse isso que Paulo queria dizer, ele certamente teria trazido o ponto mais claramente. . (3) Lightfoot considera a frase como destinada a distinguir o corpo natural de Cristo de Seu corpo místico, a Igreja. É instrutivo notar que Marcião, um docetista neste ponto, omitiu as palavras ‘de sua carne’ de sua edição de Paulo, e tomou o corpo ‘para significar a Igreja, e que Tertuliano em sua resposta a Marcião insistiu que as palavras deve referir-se ao único corpo no qual Cristo poderia morrer, ou seja, um corpo físico: ‘Ele morreu não na Igreja, mas pela Igreja, dando corpo em troca de corpo, um corpo natural por um corpo espiritual’, ou seja, a Igreja. (4) A frase foi tomada como uma resposta alusiva ao falso ensino corrente em Colossos, no qual os anjos, que não têm corpo físico, receberam parte na obra da reconciliação. Nesse caso, Paulo está insistindo que a reconciliação foi efetuada por Cristo compartilhar a natureza e a experiência do homem de uma maneira que os anjos não poderiam. Aqui, novamente, é duvidoso que Paulo teria deixado um ponto tão importante apenas tocado de forma alusiva sem qualquer referência mais clara. Em geral, é melhor tomar a frase como enfatizando a real humanidade de Cristo como parte integrante da obra de reconciliação, sem qualquer referência deliberada a qualquer heresia particular que ignorou ou depreciou esse instrumento humano de reconciliação.

diante dele. (1) A frase não pertence às palavras imediatamente seguintes, como se a ideia fosse que Deus e não o homem é o juiz da santidade e inocência dos fiéis, mas à palavra presente’, se a ideia desta apresentação é final julgamento ou aceitação imediata. (2) Se a verdadeira leitura é ‘ele reconciliou’ ou ‘vocês foram reconciliados’, é em ambos os casos incerto se esta frase significa ‘antes de Cristo’ ou ‘diante de Deus’. À luz de 2Coríntios 4:14, Efésios 1:4, Judas 24-5, parece significar ‘diante de Deus’; à luz de Efésios 5:27 parece significar ‘antes de Cristo’. Cristo deu a Si mesmo pela Igreja para ganhar a Igreja para Si mesmo. Mas a relação de Cristo com a Igreja, como o reino de Cristo em 1Corintios 15:23-8, é imediata e mediadora; a relação última da Igreja e do Reino é com Deus o Pai ou talvez com a Divindade Triúna. A reconciliação do homem é obra de Cristo; mas é o propósito de Deus, e é a reconciliação com Deus. compare com 2Coríntios 5:19, ‘Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo.

santos, irrepreensíveis e inculpáveis. Os dois últimos termos denotam não status, mas caráter; provavelmente, portanto, santo deve ser interpretado da mesma forma, ou seja, não apenas consagrado no objetivo, mas santificado na ação. Nesse caso santo é uma descrição positiva e as outras duas palavras uma descrição negativa da vida cristã. Há alguma dúvida sobre se a segunda palavra grega significa aqui irrepreensível, como no grego clássico e em Filipenses 2:15, ou sem mácula, como na Septuaginta, onde é usada para sacrifícios, e em Heb. 9:14, 1 Pedro 1:19. A última palavra, sem dúvida, significa irrepreensível ou irrepreensível, compare com 1Coríntios 1:8. As duas últimas palavras podem, portanto, significar (1) ‘sem mácula e sem culpa’, Vulgata immaculados et irreprehensibiles, ou menos provavelmente (2) elas podem se referir respectivamente a caráter e reputação, ‘sem culpa e sem culpa’, não meramente isentas de qualquer falha, mas reconhecida como impecável. As duas primeiras palavras ocorrem juntas novamente em Efésios 1:4 e 5:27. Aqui o aperfeiçoamento da vida humana é visto em uma luz prática como o propósito e o resultado da reconciliação efetuada pela Cruz. Em Efésios é visto sob uma luz mais eterna e mística. Em Efésios 1:4 faz parte do propósito eterno de Deus, que encontrou expressão na eleição dos fiéis. Em Efésios 5:27 os fiéis são vistos como um corpo, a Igreja que é a Esposa de Cristo; e o aperfeiçoamento da Igreja é visto como o propósito do amor de Cristo pela Igreja, um amor visto no sacrifício de Sua própria vida e na purificação sacramental da vida da Igreja. [Radford, aguardando revisão]

< Colossenses 1:21 Colossenses 1:23 >

Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles, com adaptação de Luan Lessa – janeiro de 2021.