Cordeiro de Deus

Cordeiro de Deus é um título especialmente atribuído a Jesus por João Batista (João 1:29-36), “Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo!” No apócrifo Testamento dos Doze Patriarcas, provavelmente do século II, temos o termo usado para o Messias, “Honra a Judá e Levi, pois deles surgirá para vocês o Cordeiro de Deus, salvando todas as nações pela graça.” Mas o termo não parece ter sido de uso geral até receber seu significado distintamente cristão. Tem sido geralmente entendido como uma referência à linguagem profética de Jeremias 11:19 e Isaías 53:7.

Sentido sacrificial de “Cordeiro de Deus”

É muito mais provável, no entanto, que a verdadeira fonte da expressão seja encontrada no importante lugar que o “cordeiro” ocupa nos sacrifícios, especialmente no Código Sacerdotal. Neles, havia o cordeiro do sacrifício diário da manhã e da tarde. Como isso seria familiar para o Batista, sendo membro de uma família sacerdotal! No sábado, o número das ofertas era duplicado, e em algumas das grandes festas um número ainda maior era colocado sobre o altar (ver Êxodo 29:38; Números 28:3; Números 28:9; Números 28:13). O cordeiro da Páscoa também ocuparia um lugar importante na mente de um israelita devoto, e, como a Páscoa não estava longe, é bem possível que João tenha se referido a isso, assim como a outras ideias sugeridas conectadas com o cordeiro. O significado sacrificial do termo parece ser muito mais provável do que a mera comparação do caráter de nosso Senhor com a mansidão e brandura, como sugerido pelas palavras dos profetas, embora essas contenham muito mais do que a simples referência ao caráter. Que essa se tornou a concepção claramente definida do ensino apostólico é evidente a partir de passagens de Paulo e Pedro (1Coríntios 5:7; 1Pedro 1:18). No Livro do Apocalipse, a referência ao Cordeiro ocorre 27 vezes. A palavra aqui usada difere daquela em João. O amnos do Evangelho tornou-se o arnion do Apocalipse, uma forma diminutiva que sugere afeto. Esta é a palavra usada pelo nosso Senhor em Sua repreensão e perdão a Pedro (João 21:15), e é peculiarmente marcada, portanto, com um significado adicional de ternura. Westcott, em seu comentário sobre João 1:29, refere-se à conjectura de que pode ter havido rebanhos de cordeiros passando por ali a caminho de Jerusalém para serem usados na festa. Isso é possível, mas fantasioso. Quando aplicado a Cristo, o termo certamente sugere a mansidão e a brandura da natureza e obra de nosso Senhor, mas não poderia ter sido usado por João sem conter alguma referência ao lugar que o cordeiro ocupava no ritualismo judaico.

Conteúdo exclusivo para assinantes. Clique aqui e conheça todos os benefícios de assinar o Apologeta.

O Cordeiro é definido como “de Deus”, ou seja, de provisão divina. Ver Apocalipse 5:6; Apocalipse 13:8. Sua função enfática e designada é indicada pelo artigo definido, e quer nos refiramos à concepção de um sacrifício específico ou ao lugar geral de um cordeiro na instituição sacrificial, todos eles, por serem designados por Deus e especialmente separados para Ele, sugerem a estreita relação de nosso Senhor com o Ser Divino, e particularmente com Seu sacrifício expiatório. [L. D. Bevan, Orr, 1915]