Salmo 21:4

Ele te pediu vida, e tu lhe deste; muitos dias, para todo o sempre.

Comentário Barnes

Ele te pediu vida – Uma expressão semelhante a esta ocorre no Salmo 61:5-6 , “Pois tu, ó Deus, ouviste os meus votos; … Prolongarás a vida do rei e os seus anos por muitas gerações.” A expressão em ambos os casos implica que houve uma oração pela “vida”, como se a vida estivesse em perigo. A própria expressão seria aplicável a um tempo de doença ou a qualquer tipo de perigo, e aqui é usada, sem dúvida, em referência à exposição da vida ao ir para a batalha ou para ir para a guerra. Nesse perigo apreendido, ele orou para que Deus o defendesse. Ele buscou sinceramente proteção ao se encaminhar para os perigos da guerra.

e tu lhe deste – Tu ouviste e respondeste a sua oração. Ele foi salvo do perigo.

muitos dias, para todo o sempre – Tu lhe concedeste mais do que ele pediu. Ele buscou a vida para si mesmo; tu bast não apenas concedeu isso, mas concedeu a ele a garantia de que ele viveria em sua posteridade por todas as gerações. A ideia é que haveria uma continuação indefinida de sua raça. Sua posteridade ocuparia seu trono, e não haveria fim para seu reinado assim prolongado. Além de todas as suas petições e esperanças, Deus deu a garantia de que seu reinado seria permanente e duradouro. Não podemos supor que ele entendeu isso como se fosse uma promessa feita a ele pessoalmente, que “ele” viveria e ocuparia o trono para sempre; mas a interpretação natural é aquela que se refere a sua posteridade e à perpetuidade do reinado de sua família ou descendentes. Uma promessa semelhante ocorre em outro lugar:2Samuel 7:1316; compare as notas do Salmo 18:50. Não é nada incomum que Deus nos dê mais do que pedimos em nossas orações. A oferta de oração não é apenas o meio de garantir a bênção que pedimos, mas também muitas vezes de obter bênçãos muito mais importantes que não pedimos. Se a expressão fosse permitida, poderia ser dito que a oração “sugeria” à mente divina a concessão de todas as bênçãos necessárias, ou indica tal estado de espírito por parte daquele que ora para que Deus “aproveite” para conferir bênçãos que não foram perguntados; como um pedido feito por uma criança a um pai por um favor específico, é seguido não apenas pela concessão “daquele” favor, mas pela concessão de outros em que a criança não pensou. O estado de espírito da criança era tal que “dispunha” o pai a conceder bênçãos muito maiores. [Barnes, aguardando revisão]

< Salmo 21:3 Salmo 21:5 >

Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles, com adaptação de Luan Lessa – janeiro de 2021.