Colossenses 1:15

Ele é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação;

Comentário A. R. Fausset

Aqueles que experimentaram em si mesmos a “redenção” (Colossenses 1:14), conhecem a Cristo no caráter glorioso aqui descrito, como acima dos anjos mais elevados, aos quais os falsos mestres (Colossenses 2:18) ensinavam a adoração, deveria ser pago. Paulo descreve-o: (1) em relação a Deus e criação (Colossenses 1:15-17); (2) em relação à Igreja (Colossenses 1:18-20). Como o primeiro o considera como o Criador (Colossenses 1:15, Colossenses 1:16) e o Sustentador (Colossenses 1:17) do mundo natural; assim, o segundo, como fonte e permanência da nova criação moral.

imagem – semelhança exata e representante perfeito. Adão foi feito “à imagem de Deus” (Gênesis 1:27). Mas Cristo, o segundo Adão, perfeitamente refletia visivelmente “o Deus invisível” (1Timóteo 1:17), cujas glórias o primeiro Adão representava apenas em parte. “Imagem” (“eicon”) envolve “semelhança” (“homoiosis”), mas “semelhança” não envolve “imagem”. “Imagem” sempre supõe um protótipo, que não apenas se assemelha, mas do qual é desenhada: a contrapartida exata, como o reflexo do sol na água: a criança a imagem viva do pai. “Semelhança” implica mera semelhança, não a contrapartida exata e derivação como “imagem” expressa, portanto, é em nenhum lugar aplicada a o Filho, enquanto “imagem” é aqui, compare 1Coríntios 11:7 (Trench). (Jo 1:1814:9; 2Coríntios 4:4; 1Timóteo 3:16; Hebreus 1:3). Mesmo antes de sua encarnação Ele era a imagem do Deus invisível, como a Palavra (Jo 1:1-3), por quem Deus criou os mundos, e por quem Deus apareceu aos patriarcas. Então, seu caráter essencial como sempre “a imagem de Deus (1) antes da encarnação, (2) nos dias de Sua carne e (3) agora em Seu estado glorificado, penso eu, aqui contemplado pelo verbo “é”. [Jamieson; Fausset; Brown]

Comentário de L. B. Radford

Ele é a imagem do Deus invisível. “Na passagem que se segue, Paulo define a Pessoa de Cristo, reivindicando para Ele o absoluto. supremacia (1) em relação ao universo, a criação natural (15-17), (2) em relação à Igreja, a nova criação moral (18); e ele então combina os dois, ‘que em todas as coisas ele possa ter a preeminência’, explicando esta dupla soberania pela habitação absoluta do pleroma em Cristo, e mostrando como, como consequência, a reconciliação e harmonia de todas as coisas devem ser efetuado nele’ (19-20), Lightfoot. Às vezes se faz uma distinção entre dois estágios da história do Filho. A relação com o universo foi tomada para se referir ao Filho preexistente, e a relação com a Igreja para se referir ao Filho Encarnado. Mas o recorrente ‘é’ indica claramente que a referência é ao Cristo ascendido que agora é o que sempre foi; compare com João 17:5, ‘glorifica-me contigo mesmo com a glória que eu tinha contigo antes que o mundo existisse’.

o primogênito de toda a criação. O termo primogênito (Grego prototokos) tem uma dupla história. (1) É aplicado no Antigo Testamento a Israel como o primogênito de Deus (Ex. 4:22, Jeremias 31:9), ‘a raça prerrogativa’ (Lightfoot), e mais tarde ao Messias (Salmo 89:27, compare com Gálatas 3:16) como ‘o representante ideal da raça’ (Abbott). (2) O sinônimo primogênito (Grego protogonos) e a expressão similar ‘filho mais velho’ são aplicados por Filo, o filósofo heleno-hebraico de Alexandria, ao Logos, a Razão ou Palavra divina, como denotando a concepção original, o ideia arquetípica, de criação, que veio depois. realizado no mundo material’ (Lightfoot). Como a Pessoa de Cristo foi a resposta divina tanto para os questionamentos filosóficos do judeu alexandrino quanto para as esperanças patrióticas do palestino, essas duas correntes de pensamento se encontram no termo prototokos aplicado a nosso Senhor, que é o verdadeiro Logos e o verdadeiro Messias’ (Lightfoot). (3) No Novo Testamento é usado (A) literalmente para o nascimento humano de Jesus, Lucas 2:7 ‘seu filho primogênito’, onde a palavra olha para trás e não para frente, indicando sua virgindade precedente ao invés de implicar maternidade; (B) metaforicamente (a) aqui da relação do Cristo pré-encarnado com o universo criado, (b) da relação do Cristo ressuscitado com a Igreja, Romanos 8:29, Colossenses 1:18, Apocalipse 1:5, ( c) absolutamente em Heb. 1:6 de Sua entrada no mundo, seja a Encarnação ou a Ressurreição ou a Segunda Vinda, (d) de todos os cristãos em Heb. 12:23, ‘a Igreja dos primogênitos inscritos no céu’, uma descrição da comunhão dos santos, vivos e falecidos, todos igualmente filhos primogênitos de Deus em uma família onde há sucessão histórica de geração em geração do fiéis, mas sem prioridade de status espiritual entre gerações ou dentro de qualquer geração. [Radford, aguardando revisão]

< Colossenses 1:14 Colossenses 1:16 >

Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles, com adaptação de Luan Lessa – janeiro de 2021.