João 17:17

Santifica-os pela verdade; tua palavra é a verdade.

Comentário de J. H. Bernard

Aqui está a segunda petição pelos Onze (compare com o versículo 15), ou seja, para consagração deles. [santifica] ἁγιάζειν (ver em João 10:36) não se refere tanto a seleção de uma pessoa para um trabalho importante, mas a equipar e adequá-la para sua devida execução. É aplicado à separação divina de Jeremias para a obra de um profeta (Jeremias 1:5); e também a Arão e seus filhos por seu ofício sacerdotal, Êxodo 28:41, onde o mandamento divino a Moisés é ἀγιάσεις αὐτούς, ἵνα ἱερατεύωσίν μοι.

ἁγιάζειν não é equivalente a καθαρίζειν; aquele que não é ἡγιασμένος não é necessariamente impuro. Dos apóstolos já havia sido dito ἤδη ὑμεῖς καθαροί ἐστε, e o instrumento eficaz de sua purificação foi o λόγος que Jesus lhes havia falado (João 15:3), pois o Divino λόγος é dito aqui também ser o meio de sua consagração. Mas as duas ideias de ἁγιασμός e καθαρισμός não são idênticas. Só porque os Onze já eram, em certo sentido, puros, não sendo “do mundo”, assim como seu Mestre não era “do mundo” (versículo 16), sua consagração para sua tarefa futura é um benefício adequado a ser solicitado em oração de Deus que é ele mesmo ἅγιος (versículo 11). Compare com a oração de Paulo por seus convertidos tessalonicenses para que Deus os consagrasse totalmente (ἁγιάσαι ὑμᾶς ὁλοτελεῖς, 1Tessalonicenses 5:23).

pela verdade [ἐν τῇ ἀληθείᾳ]. A verdade seria o meio de sua consagração, pois (embora isso não seja expresso na presente passagem) o “Espírito da Verdade” seria o Agente (compare com João 16:13). Veja também João 8:32. Assim, Paulo disse de seus convertidos tessalonicenses que Deus os havia escolhido εἰς σωτηρίαν ἐν ἁγιασμῷ πνεύματος καὶ πίστει ἀληθείας (2 Tessalonicenses 2:13). Westcott faz o comentário significativo de que “o fim da Verdade não é a sabedoria… mas a santidade”.

Após άληθείᾳ o texto recebido adiciona σου, mas א*ABC*DLWΘ omitem. O significado de ἀληθείᾳ é explicado na próxima sentença.

tua palavra é a verdade [ὁ λόγος ὁ σὸς ἀλήθειά ἐστιν]. Nem sempre é percebido que esta é uma citação da Septuaginta do Salmo 119:142, ὁ λόγος σου ἀλήθεια (compare com 2Samuel 7:28). Jesus já havia dito sobre os discípulos, τὸν λόγον σου τετήρηκαν (verso 6); e assim estavam no caminho da consagração, que é na verdade (compare com João 14:6). Tal consagração não é um evento isolado na história de vida de um discípulo, mas é um processo contínuo (compare com οἱ ἁγιαζόμενοι, Hebreus 2:11).

Westcott cita um paralelo interessante de uma oração judaica para o ano novo: “Purifique nossos corações para servir a Ti em verdade. Tu, ó Deus, és a Verdade, e Tua palavra é a verdade e permanece para sempre”. [Bernard, 1928]

Comentário de David Brown 🔒

Conteúdo exclusivo para assinantes. Clique aqui e conheça todos os benefícios de assinar o Apologeta.
< João 17:16 João 17:18 >

Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles, com adaptação de Luan Lessa – janeiro de 2021.