Mateus 16:18

E eu também te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja; e as portas do Xeol não prevalecerão contra ela.

tu és Pedro. No original grego Petros; aramaico, Kephas. Jesus havia dado esse nome a Pedro na primeira conversa que tiveram (Jo 1:42), e agora o confirma solenemente.

e sobre esta pedra. No original grego petra. Como a palavra grega é diferente aqui, a maioria dos comentaristas antigos negam que Pedro seja a rocha. O católico romano Launoy (1603-1678) calcula que dezessete Pais consideram Pedro como a rocha; quarenta e quatro consideram a confissão de Pedro como a rocha; dezesseis consideram o próprio Cristo como a rocha; enquanto oito são de opinião que a Igreja é construída sobre todos os apóstolos. Assumindo, porém, com a maioria dos comentadores modernos que Pedro é a rocha, a interpretação continua a ser quase a mesma, pois é sobre Pedro, como confessando a fé na divindade de Cristo, que a Igreja é fundada.

A pergunta seguinte é: “A promessa foi feita exclusivamente a Pedro ou Cristo se dirigiu a Pedro como o representante dos Doze, com a intenção de dar a todos os homens os mesmos poderes que Ele deu a Pedro?” Não há dúvidas quanto a resposta. O texto inteiro fala do futuro. Cristo diz que não “eu edifico” mas “eu edificarei”; não “eu dou”, mas “eu darei”, referindo sempre a um cumprimento futuro. O resto do Novo Testamento mostra em que sentido as palavras de Cristo devem ser entendidas. Na noite do dia de Páscoa Ele cumpriu a Sua promessa a Pedro, dando a todos os Apóstolos presentes poderes ainda maiores do que aqueles que estão aqui prometidos: “Assim como o Pai me enviou, eu os envio”. E com isso, soprou sobre eles e disse:”Recebam o Espírito Santo. Se perdoarem os pecados de alguém, estarão perdoados; se não os perdoarem, não estarão perdoados” (Jo 20:21-23). Nenhum poder de qualquer tipo foi dado a Pedro, que não foi dado igualmente a todos os apóstolos, e em harmonia com isso todos os Apóstolos são considerados conjuntamente no Novo Testemunho como o fundamento sobre o qual a Igreja é construída (Mateus 19:28; Efésios 2:20; Apocalipse 21:14).

A posição de Pedro na Igreja Apostólica era totalmente diferente da de um Papa moderno. Em Atos 11:2, ele é fortemente criticado por sua conduta na questão de Cornélio e faz sua defesa perante a Igreja. No conselho de Jerusalém (Atos 15), ele desempenha um papel bastante subordinado. É Tiago quem preside e pronuncia a decisão, e o decreto é executado em nome dos apóstolos e anciãos. Paulo reivindica uma autoridade igual e independente da de Pedro. Ele se considera “em nada…inferior aos mais excelentes apóstolos” (2Coríntios 11:5), e em uma ocasião memorável resiste a Pedro e o repreende (Gálatas 2:11). Além disso, o tom da primeira e certamente genuína epístola de S. Pedro é completamente impapal.  “Aos anciãos da igreja que estão entre vós, eu, que sou ancião como eles, e testemunha dos sofrimentos de Cristo, e participante da glória que se revelará, seriamente peço” (1Pedro 5:1).

Qual era então a natureza da primazia que Pedro possuía? Era uma primazia de carácter e capacidade pessoais. Ele superou os outros apóstolos não no cargo, mas no zelo, coragem, prontidão para agir, e firmeza de fé. Ele era o seu líder, porque era o mais apto a liderar. Arriscou-se corajosamente, onde outros hesitavam. E isso explica a peculiaridade desta passagem, que a promessa foi feita, pelo menos na forma, somente a Pedro. Os outros apóstolos já tinham chegado à convicção de que Jesus era o Messias, mas apenas Pedro tinha o grande passo de fé que está implícito no reconhecimento da divindade de Cristo.

“Minha igreja”, com ênfase no Minha, significa que a Igreja não é uma instituição humana, mas uma divina. Nesta passagem, a Igreja é identificada com o Reino dos Céus.

as portas do Sheol – ou seja, a morada dos mortos. Assim como a Igreja é frequentemente representada como uma cidade, aqui o seu grande adversário A Morte é poeticamente representada como uma cidade fortificada com muros e portões.

Duas promessas distintas são feitas aqui:(1) que a Igreja, como organização, será indestrutível. Nenhuma perseguição, ou ataque a Satanás de dentro ou de fora a destruirá, porque a vida que nela está é de Cristo; (2) que os membros individuais da Igreja, unidos a Cristo e partilhando a Sua vida indestrutível, não serão detidos pelo poder da morte, nem vencidos pelo julgamento, mas serão feitos “participantes da herança dos santos na luz”. [Dummelow, 1909]

Comentário de A. T. Robertson

E eu também te digo. Jesus tem uma palavra para Pedro em resposta à sua nobre confissão.

Pedro. Ele o chamou propositalmente de “Simão” e agora o chama propositalmente de “Pedro”. Jesus havia dado o nome Cefas (Pedro) no princípio (João 1:42). Agora ele quer dizer que é digno de seu nome “Pedra”.

sobre esta pedra. Jesus faz um trocadilho com o nome Pedro. Não está perfeitamente claro o que Jesus quer dizer com a figura a ser aplicada. Ele poderia significar a si mesmo (Cristo) por “esta pedra”, se ele apontasse para si mesmo. Compare com 1Coríntios 3:1; Efésios 2:20; 1Pedro 2:4-8. Jesus poderia indicar o próprio Pedro por “esta pedra”, como o representante dos doze e como confessando sua fé em Cristo. Compare com Efésios 2:20; Apocalipse 21:14. Ou Jesus poderia indicar a confissão de confiança feita por Pedro como a rocha sobre a qual, na verdade, o reino é construído. O assunto permanece em aberto para todas as mentes. Mas o objetivo da pergunta de Jesus era obter apenas esta confissão. Isto é o que Jesus diz que foi revelado a Pedro, o conhecimento de que ele era o Messias. Isto é o que Jesus (vs. 20) pede aos discípulos para não dizer ainda, em outras palavras, que ele era o Messias. Evidentemente, portanto, a confissão de Jesus como o Messias é a ideia central da passagem, não Simão Pedro. Um pouco mais tarde Jesus chamará Simão “satanás”, quando ele entendeu mal Jesus (Mateus 16,23). Ele estará ali agindo como Satanás, enquanto ele estava aqui mostrando a firmeza de uma pedra ao fazer a confissão.

edificarei. A figura é a de um edifício. É originalmente retirado da promessa sobre o templo e o reino (2Samuel 7:13-16), compare com Salmo 89:4. Assim, em Hebreus 3:6, “de quem somos a casa”, a casa de Deus, o povo de Deus. Em 1Pedro 2:5 Pedro parece recordar a imagem de Jesus, “vós também, como pedras vivas, estais edificados casa espiritual”, abordando “a dispersão no Ponto, Galácia, Capadócia, Ásia e Bitínia” (1Pedro 1:1). Este edifício ou casa de Cristo é o reino apresentado sob esta metáfora (compare com vs. 19). Compare com a identificação da “casa de Jacó” e “seu reino” na promessa do anjo em Lucas 1:33.

minha igreja. Jesus provavelmente falou em aramaico e, se assim for, não conhecemos a palavra aqui traduzida por ecclesia. Mas já a palavra ecclesia é usada na Septuaginta para “a casa de Deus”, o povo de Israel como um todo (Deuteronômio 18:26; 23: 2; Juízes 21:8. Compare com Atos 7:38; Hebreus 2: 12). A etimologia de ecclesia é “assembleia”, mas aqui se perde essa ideia e se funde com a de “casa”. No Novo Testamento a ideia essencial na ecclesia passa a ser o corpo dos crentes, não uma mera assembleia; compare com Atos 8:3; Efésios 1:23. É o corpo do povo de Cristo (compare com Efésios 1:23). Jesus quer dizer que “Meu Israel (em contraste com o Israel do Antigo Testamento) será construído sobre a confiança pessoal em mim mesmo, conforme ilustrado por Simão Pedro. Portanto, não há nada de eclesiástico no uso de Cristo de “igreja” aqui.

as portas do Xeol. A figura de outro edifício, uma fortaleza contraposta ao edifício de Cristo. Tem portões poderosos.

não prevalecerão contra ela. É mais do que duvidoso que esta seja a tradução correta. Esta tradução implica um conflito entre os dois edifícios. A questão é se a “igreja” é aqui representada como uma força agressiva ou uma torre forte. De qualquer forma, a edificação de Cristo perdurará apesar das portas do Inferno. [Robertson, 1907]

< Mateus 16:17 Mateus 16:19 >

Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles, com adaptação de Luan Lessa – janeiro de 2021.