Mateus 20:22

Porém Jesus respondeu: Não sabeis o que pedis. Podeis vós beber o cálice que eu beberei, e ser batizados com o batismo com que eu sou batizado? Eles lhe disseram: Podemos.

Comentário Cambridge

Não sabeis] Observe, Jesus se dirige aos filhos, não à mãe.

o que pedis] Há alguma força na voz intermediária do original, “pergunte para si mesmo” ou “faça com que seja perguntado.”

o cálice que eu beberei] “O destino está reservado para mim.” Cp. entre outras passagens, Isaías 51:17, “Bebeste a borra do cálice do tremor e os espremeste”, e Salmos 75:8; a ideia de vingança, da ira de Deus contra o pecado, é primordial nos profetas. Quando os discípulos posteriormente recordassem a imagem, isso significaria para eles a mediação de Cristo, que por sua paixão e morte bebeu para o homem o cálice da ira de Deus. Maldonatus sugere o pensamento de “a taça de veneno”, a taça da morte.

[e ser batizado, & c.] Estas palavras são omitidas nos MSS mais antigos. Provavelmente são uma interpolação de Marcos. A crucificação foi o batismo por meio do qual Jesus passou para a nova vida após a ressurreição. Nosso batismo cristão é uma crucificação pela qual o velho morre para que o novo possa viver. Veja Romanos 6:6; Gálatas 5:24; Colossenses 3:3; Colossenses 3:5; Colossenses 3:10. [Cambridge, aguardando revisão]

< Mateus 20:21 Mateus 20:23 >

Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles, com adaptação de Luan Lessa – janeiro de 2021.