Mateus 3:16

E tendo Jesus sido batizado, subiu logo da água. E eis que os céus se abriram, e ele viu o Espírito de Deus descendo como uma pomba, vindo sobre ele.

Comentário de David Brown

E tendo Jesus sido batizado, subiu logo da água – Marcos traz “saiu da água” (Marcos 1:10). “E” – acrescenta Lucas (Lucas 3:21), “enquanto Ele estava orando”; um grande fragmeno de informação. Pode haver uma dúvida sobre o peso dessa oração; uma oração enviada, provavelmente, ainda na água – Sua cabeça abençoada impregnada com o elemento batismal; uma oração continuou provavelmente quando Ele saiu do riacho e ficou de novo em terra seca; a obra diante Dele, o Espírito necessário e esperado para repousar nEle para isso, e a glória que Ele então colocaria sobre o Pai que O enviara – estes não encheriam Seu peito, e encontrariam vazão silenciosa em tal forma como isto? – “Eu vim; Tenho prazer em fazer a Tua vontade, ó Deus. Pai, glorifica o teu nome. Mostre-me um sinal para sempre. Deixe que o Espírito do Senhor Deus venha sobre Mim, e eu pregarei o Evangelho aos pobres, e cure os de coração partido, e envie o juízo para a vitória. ”Enquanto Ele ainda estava falando – E eis que os céus se abriram – Marcos diz, sublime: “Ele viu os céus se abrirem” (Marcos 1:10).

e ele viu o Espírito de Deus – isto é, Ele somente, com exceção de Seu honrado servo, como ele mesmo nos diz (Jo 1:32-34); os espectadores aparentemente não viram nada.

descendo como uma pomba – Lucas diz: “em forma corpórea” (Lucas 3:22); isto é, o abençoado Espírito, assumindo a forma corpórea de uma pomba, desceu assim sobre Sua cabeça sagrada. Mas por que desta forma? O uso de escritura deste emblema será nosso melhor guia aqui. “Minha pomba, minha imaculada é uma só”, diz o Cântico de Salomão (Cânticos 6:9). Isso é pureza. Mais uma vez: “Sede simples como as pombas”, diz o próprio Cristo (Mateus 10:16). É a mesma coisa, na forma de inofensividade para com os homens. “Uma consciência sem ofensa a Deus e aos homens” (Atos 24:16) expressa ambos. Além disso, quando lemos no Cântico de Salomão (Cânticos 2:14), “Ó minha pomba, que está nas fendas das rochas, nos lugares secretos das escadas” (ver Isaías 60:8), deixe-me vê o teu semblante faze-me ouvir a tua voz; porque doce é a tua voz, e o teu semblante é agradável ”- está encolhendo a modéstia, mansidão, que é encantadoramente representada. Em uma palavra – não para aludir ao emblema histórico da pomba que voou de volta para a arca, trazendo em sua boca a folha de oliveira da paz (Gênesis 8:11) – quando lemos (Salmo 68:13): seja como as asas de uma pomba coberta de prata, e suas penas de ouro amarelo”, é a beldade que é assim mantida. E não era tal que “um santo, inofensivo, imaculado”, o “separado dos pecadores”? “Tu és mais justo do que os filhos dos homens; a graça é derramada nos Teus lábios; por isso Deus te abençoou para sempre! ”Mas o quarto Evangelho nos dá mais uma informação aqui, sobre a autoridade de alguém que viu e testemunhou:“ João testificou, dizendo: Eu vi o Espírito descendo do céu como um pomba e morada sobre ele E para que não pensemos que isso foi uma coisa acidental, ele acrescenta que este último particular foi expressamente dado a ele como parte do sinal pelo qual ele era para reconhecê-lo e identificá-lo como o Filho de Deus: Não o conheci; mas o que me enviou a batizar com água, esse me disse: Aquele em quem verás o Espírito descendo e permanecendo sobre ele, o mesmo é o que baptiza com o Espírito Santo. E vi e tenho testemunhado que este é o Filho de Deus” (Jo 1:32-34). E quando comparamos a descida prevista do Espírito sobre o Messias (Isaías 11:2), “E o Espírito do Senhor repousará sobre Ele”, não podemos duvidar que foi este repouso permanente e perfeito do Espírito Santo sobre o Filho de Deus – agora e daqui em diante na Sua condição oficial – que foi aqui visivelmente manifestado. [Jamieson; Fausset; Brown]

Comentário de A. T. Robertson 🔒

Conteúdo exclusivo para assinantes. Clique aqui e conheça todos os benefícios de assinar o Apologeta.
< Mateus 3:15 Mateus 3:17 >

Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles, com adaptação de Luan Lessa – janeiro de 2021.