Zacarias 13:2

E será naquele dia,diz o SENHOR dos exércitos, que eliminarei da terra os nomes dos ídolos, de modo nunca mais serão lembrados; e também eliminarei da terra os profetas e o espírito impuro.

Comentário de A. R. Fausset

Consequências do perdão; não indolência, mas a extirpação do pecado.

nomes dos ídolos – Seus nomes não deviam ser mencionados; assim os judeus, em vez de Mephibaal, disseram Mefibosete (Bosheth significa uma coisa desprezível) (Êxodo 23:13; Deuteronômio 12:3; Salmo 16:4).

eliminarei da terra – os dois grandes pecados da Judéia, a idolatria e a falsa profecia, cessaram há muito tempo. Mas estes são tipos de todos os pecados (por exemplo, a cobiça, Efésios 5:5, um pecado assediador dos judeus agora). A idolatria, combinada com o “espírito” de “Satanás”, é novamente encarnada no “homem do pecado”, que deve surgir na Judéia (2Tessalonicenses 2:3-12), e deve ser “consumida com o Espírito da boca do Senhor ”. Compare com o precursor papal do Anticristo,“ espíritos sedutores… doutrinas de demônios ”, etc., 1Timóteo 4:1-3; 2Pedro 2:1.

o espírito impuro – hebreu, espírito de impureza (compare Apocalipse 16:13); opõe-se ao “espírito de santidade” (Romanos 1:4), “espírito de erro” (1João 4:6). Um assumindo ser divinamente inspirado, mas em aliança com Satanás. [Fausset, aguardando revisão]

< Zacarias 13:1 Zacarias 13:3 >

Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles, com adaptação de Luan Lessa – janeiro de 2021.