Jonas 1:3

Porém Jonas se levantou para fugir da presença do SENHOR a Társis, e desceu a Jope; e achou um navio que partia para Társis. Então pagou sua passagem e entrou nele, para ir com eles a Társis a fim de se distanciar do SENHOR.

Comentário de A. R. Fausset

fugir – o motivo do vôo de Jonas é insinuado em Jonas 4:2: temem que, depois de se aventurar em uma comissão tão perigosa para uma cidade pagã tão poderosa, suas ameaças proféticas sejam postas de lado pelo “arrependimento do mal, ”Assim como Deus havia poupado por tanto tempo Israel apesar de tantas provocações, e assim ele deveria parecer um falso profeta. Além disso, ele pode ter sentido que estava abaixo dele uma comissão para uma nação idólatra estrangeira, cuja destruição ele desejava, em vez de seu arrependimento. Este é o único caso de um profeta, encarregado de uma mensagem profética, ocultando-o.

da presença do SENHOR – (Veja Gênesis 4:16). Jonas pensou em fugir da terra de Israel, onde Jeová estava peculiarmente presente, para que ele escapasse da influência inspiradora da profecia de Jeová. Ele provavelmente conhecia a verdade declarada no Salmo 139:7-10, mas virtualmente a ignorou (compare Gênesis 3:8-10; Jeremias 23:24).

desceu – apropriado em ir de terra para o mar (Salmo 107:23).

Joppa – agora Jaffa, na região de Dan; um porto já no tempo de Salomão (2Crônicas 2:16).

Társis – Tartessus na Espanha; no oeste mais distante, a maior distância de Nínive, a leste. [Fausset, aguardando revisão]

< Jonas 1:2 Jonas 1:4 >

Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles, com adaptação de Luan Lessa – janeiro de 2021.