Oséias 12:3

No ventre da mãe pegou pelo calcanhar de seu irmão, e em sua força lutou com Deus.

Comentário de A. R. Fausset

Ele – Jacó, em contraste com seus descendentes degenerados, chamou pelo seu nome, Jacó (Oséias 12:2; compare Miqueias 2:7). Ele tomou Esaú pelo calcanhar no útero, a fim de obter, se possível, os privilégios dos primogênitos (Gênesis 25:22-26), de onde ele tirou seu nome, Jacó, significando “suplantador”; e novamente, por sua força, prevaleceu em lutar com Deus por uma bênção (Gênesis 32:24-29); enquanto vós desprezas as minhas promessas, pondo vossa confiança em ídolos e alianças estrangeiras. Ele conquistou a Deus, vós sois os escravos dos ídolos. Somente tenha Jeová do seu lado e você será mais forte do que Edom ou mesmo da Assíria. Então, o Israel espiritual se apega ao calcanhar de Jesus, “o primogênito de muitos irmãos”, nascendo de novo do Espírito Santo. Não tendo direito em si mesmos à herança, apegam-se ao calcanhar ferido, à humanidade de Cristo crucificado, e não deixem o seu domínio daquele que não é, como Esaú, uma maldição (Hebreus 12:16-17), mas, tornando-se uma maldição para nós, é uma bênção para nós.

lutou com Deus – referindo-se ao seu nome, “Israel”, príncipe de Deus, adquirido nessa ocasião (compare Mateus 11:12). Como a Canaã prometida tinha que ser conquistada à força por Israel, assim o céu pelos fiéis (Apocalipse 3:21; compare com Lucas 13:24). “Esforce-se”, literalmente, “como na agonia de uma competição”. Assim, a cananéia (Mateus 15:22).

sua força – que estava em sua fraqueza consciente, de onde, quando sua coxa foi posta fora de articulação por Deus, ele pendia sobre ele. Buscar força era seu objetivo; para concedê-lo, de Deus. No entanto, o modo de procedimento de Deus era estranho. Em forma humana Ele tenta, por assim dizer, derrubar Jacob. Quando a luta simples não era suficiente, ele faz o que parece garantir que Jacob caia, deslocando a articulação da coxa, de modo que ele não aguenta mais ficar de pé. No entanto, foi então que Jacó prevaleceu. Assim, Deus nos ensina o poder irresistível da fraqueza consciente. Pois quando somos fracos em nós mesmos, somos fortes pela força que nos impõe (Jó 23:6; Isaías 27:5; 2Coríntios 12:9-10). [Fausset, aguardando revisão]

< Oséias 12:2 Oséias 12:4 >

Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles, com adaptação de Luan Lessa – janeiro de 2021.