Romanos 9:23

a fim de fazer conhecidas as riquezas da sua glória nos vasos da misericórdia, que preparou com antecedência para a glória,

Comentário Barnes

a fim de fazer conhecidas – Para que ele pudesse se manifestar ou mostrar. O apóstolo havia mostrado (em Romanos 9:22) que os tratos de Deus para com os ímpios não eram passíveis de objeção feita em Romanos 9:19 . Nesse versículo, ele passa a mostrar que a objeção não poderia mentir contra seu trato com a outra classe de pessoas – os justos. Se suas relações com nenhum dos dois fossem passíveis de objeção, então ele “enfrentou todo o caso” e o governo divino está justificado. Isso ele prova mostrando que o fato de Deus mostrar as riquezas de sua glória para aqueles a quem ele preparou não pode ser considerado injusto.

as riquezas da sua glória – Esta é uma forma de expressão comum entre os hebreus, significando o mesmo que seus ricos ou “sua glória abundante”. A mesma expressão ocorre em Efésios 1:18 .

nos vasos de misericórdia – Pessoas a quem sua misericórdia deveria ser mostrada (ver Romanos 9:22); isto é, para aqueles a quem ele se propôs a mostrar sua misericórdia.

misericórdia – Favor ou pena demonstrada ao miserável. Graça é favor para quem não merece; misericórdia, favor para aqueles em perigo. Esta distinção nem sempre é estritamente observada pelos escritores sagrados.

que preparou com antecedência – Chegamos aqui a uma diferença notável entre o modo de Deus lidar com eles e com os ímpios. Aqui é expressamente afirmado que o próprio Deus os preparou para a glória. Em relação aos ímpios, é simplesmente afirmado que eles “estavam preparados” para a destruição, sem nada afirmar sobre a agência pela qual isso foi feito. Que Deus prepara seu povo para a glória – começa e continua a obra de sua redenção – é abundantemente ensinado nas Escrituras; 1Tessalonicenses 5:9 , “Deus nos designou para obter a salvação por nosso Senhor Jesus Cristo.” 2Timóteo 1:9, “que nos salvou e nos chamou com uma santa vocação, não segundo as nossas obras, mas segundo o seu próprio propósito e graça, que nos foi dada em Cristo Jesus antes que o mundo começasse.” Veja também Efésios 1:4-5 , Efésios 1:11 ; Romanos 8:28-30 ; Atos 13:48 ; João 1:13. Visto que a renovação do coração e a santificação da alma é um ato de bondade, é digno de Deus e, claro, nenhuma objeção poderia ser levantada contra isso. Nenhum homem pode reclamar de uma conduta destinada a tornar as pessoas melhores; e como esse é o único desígnio do amor eletivo de Deus, seu trato com essa classe de pessoas é facilmente justificado. Nenhum cristão pode reclamar que Deus o escolheu, renovou e o tornou puro e feliz. E como esta era uma parte importante do plano de Deus, é facilmente defendido da objeção em Romanos 9:19 .

para a glória – para a felicidade; e especialmente para a felicidade do céu Hebreus 2:10 , “Tornou-se ele, em trazer muitos filhos à glória, etc.” Romanos 5:2 , “regozijamo-nos na esperança da glória de Deus”. 2Coríntios 4:17 , “a nossa leve tribulação opera para nós um peso de glória muito maior e eterno”, 2Tessalonicenses 2:14 ; 2Timóteo 2:10 ; 1Pedro 5:4 . Esse estado eterno é chamado de “glória” porque combina tudo o que constitui honra, dignidade, pureza, amor e felicidade. Todos esses significados estão em vários lugares ligados a esta palavra, e todos se misturam no estado eterno dos justos. Podemos observar aqui,

(1) que esta palavra “glória” não é usada nas Escrituras para denotar qualquer “privilégio nacional externo”; ou para descrever qualquer chamada externa do evangelho. Nenhuma instância desse tipo pode ser encontrada. É claro que o apóstolo aqui por vasos de misericórdia significa indivíduos destinados à vida eterna, e não nações chamadas externamente ao evangelho. Nenhum exemplo pode ser encontrado onde Deus fala de nações chamadas a privilégios externos, e fala delas como “preparadas para a glória”.

(2) como essa palavra se refere ao estado futuro dos indivíduos, ela mostra o que significa a palavra “destruição” em Romanos 9:22 . Esse termo é contrastado com glória; e descreve, portanto, a condição futura de cada pessoa ímpia. Este é também seu significado uniforme no Novo Testamento.

Sobre esta vindicação do apóstolo, podemos observar:

(1) Que todas as pessoas serão tratadas como devem ser tratadas. As pessoas serão tratadas de acordo com seus personagens no final da vida.

(2) se as pessoas não sofrerem injustiça, isso é o mesmo que dizer que serão tratadas com justiça. Mas o que é isso? Que os ímpios sejam tratados como merecem. O que eles merecem, Deus nos disse nas Escrituras. “Estes irão para o castigo eterno.”

(3) Deus tem o direito de conceder suas bênçãos como quiser. Onde todos são indignos, onde ninguém tem qualquer direito, ele pode conceder seus favores a quem quiser.

(4) ele realmente lida com as pessoas dessa maneira. O apóstolo toma isso como certo. Ele não o nega. Ele mais evidentemente acredita nisso e se esforça para mostrar que é certo fazer isso. Se ele não acreditasse e pretendesse ensiná-lo, ele teria dito isso. Teria encontrado a objeção de uma vez e salvado todos os argumentos. Ele raciocina como se acreditasse; e isso resolve a questão de que a doutrina é verdadeira. [Barnes, aguardando revisão]

< Romanos 9:22 Romanos 9:24 >

Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles, com adaptação de Luan Lessa – janeiro de 2021.