Romanos 9:22

E se Deus, querendo mostrar asua ira, e dar a conhecer o seu poder, suportou com muita paciência os vasos da ira, preparados para a perdição,

Comentário Barnes

E se Deus… – Se Deus fizer o que o apóstolo supõe, o que acontecerá? Não está certo? Este é o segundo ponto na resposta à objeção em Romanos 9:19 . A resposta diz respeito às “duas classes” de pessoas que realmente existem na terra – os justos e os ímpios. E a questão é:”com relação a essas duas classes, Deus realmente comete erros?” Se não o fizer, então a doutrina do apóstolo está estabelecida, e a objeção não é válida. É assumido aqui, como deve ser, que o mundo está “de fato” dividido em duas classes – santos e pecadores. O apóstolo considera o caso dos pecadores em Romanos 9:22 .

querendo – Estar disposto; tendo uma inclinação para. Isso denota uma inclinação da mente para a coisa proposta. Se a coisa em si estava certa; se era apropriado “mostrar sua ira”, então era apropriado estar disposto a fazê-lo. Se é certo fazer algo, é certo ter um propósito ou ter a intenção de fazê-lo.

sua ira – τὴν ὀργὴν tēn orgēn. Esta palavra ocorre trinta e cinco vezes no Novo Testamento. Seu significado é derivado da idéia de desejar sinceramente ou alcançar um objeto, e denota propriamente, em seu sentido geral, um desejo veemente de alcançar qualquer coisa. Conseqüentemente, isso denota um desejo sincero de vingança ou de infligir sofrimento àqueles que nos feriram; Efésios 4:31 :”Deixe toda amargura e ira, etc.” Colossenses 3:8 ; 1Timóteo 2:8 . Conseqüentemente, denota indignação em geral, que não está associada a um desejo de vingança; Marcos 3:5 , “Ele olhou em volta para eles com raiva.” Também denota punição pelo pecado; a raiva ou desprazer de Deus contra a transgressão; Observe, Romanos 1:18 ;Lucas 3:7 ; Lucas 21:23 , etc. Neste lugar é evidentemente usado para denotar “severo desprazer contra o pecado”. O pecado é um mal de tão grande magnitude, “é certo” que Deus esteja disposto a demonstrar seu desagrado contra ele; e apenas na proporção da extensão do mal. Este desprazer, ou cólera, é apropriado que Deus esteja sempre disposto a mostrar; não, não seria certo que ele não o demonstrasse, pois isso seria o mesmo que ser indiferente a ele ou aprová-lo. Neste lugar, porém, não se afirma,

(1) Que Deus tem qualquer prazer no pecado, ou em sua punição; nem,

(2) Que ele exerceu qualquer agência para compelir o homem a pecar. Afirma apenas que Deus está disposto a mostrar seu ódio à maldade incorrigível e duradoura quando ela realmente existe.

e dar a conhecer o seu poder – Esta linguagem é a mesma que foi usada em relação ao Faraó; Romanos 9:17 ; Êxodo 9:16 . Mas não é provável que o apóstolo pretendesse confiná-lo apenas aos egípcios. No versículo seguinte, ele fala dos “vasos de misericórdia preparados” para a glória “; que não pode ser considerada uma linguagem adaptada à libertação temporal dos judeus. O caso do Faraó foi” um exemplo ou ilustração “do princípio geral em que Deus trataria com as pessoas.Seu governo é conduzido em grandes e uniformes princípios, e o caso de Faraó foi um desenvolvimento das grandes leis sobre as quais ele governa o universo.

suportou – Furo com; foi paciente ou tolerante; Apocalipse 2:3 . “E suportaste e tiveste paciência, etc.” 1Coríntios 13:7 , “caridade, (amor) tudo sofre.” Lucas 18:7 , “Deus não vingará seus eleitos. Embora ele se demore com o tema?”

com muita paciência – Com muita paciência. Ele permitiu que vivessem enquanto mereciam morrer. Deus suporta todos os pecadores com muita paciência; ele os poupa em meio a todas as suas provocações, para dar-lhes oportunidade de arrependimento; e embora sejam adequados para a destruição, ele prolonga suas vidas e lhes oferece perdão e os carrega de benefícios. Este fato é uma vindicação completa do governo de Deus contra as difamações de todos os seus inimigos.

vasos da ira – A palavra “vaso” significa uma taça, etc. feita de terra. Como o corpo humano é frágil, facilmente quebrado e destruído, passa a significar também o corpo. 2Coríntios 4:7 ; “temos este tesouro em vasos de barro.” 1Tessalonicenses 4:4 , “para que cada um de vós saiba possuir o seu vaso em santificação e honra” – que cada um deve guardar o seu corpo da condescendência com paixões ilícitas; compare Romanos 9:3 . Conseqüentemente, também significa “o próprio homem”. Atos 9:15 , “ele é um vaso escolhido para mim, etc.” compare Isaías 13:5. Neste lugar há, sem dúvida, alusão ao que acabava de dizer do barro nas mãos do oleiro. A frase “vasos de ira” denota pessoas iníquas contra as quais é apropriado ou apropriado que a ira seja mostrada; como Judas é chamado de “filho da perdição”, veja a nota em João 17:12 . Isso não significa que as pessoas, por sua própria criação ou natureza física, sejam assim denominadas; mas pessoas que, pela longa permanência na iniqüidade, merecem experimentar a ira; como Judas não foi chamado de “filho da perdição” por qualquer indicação arbitrária, ou como uma designação original, mas porque em conseqüência de sua avareza e traição, este foi o nome que “de fato” realmente o descreveu, ou se adequou ao seu caso.

preparados – κατηρτισμένα katērtismena. Esta palavra significa propriamente “restaurar; colocar em ordem; tornar completo; suprir um defeito; para ajustar a, ou adaptar-se a, ou preparar-se para;” veja Mateus 4:21 , “Estavam consertando suas redes”. Gálatas 6:1 , “restaura tal pessoa, etc.” Neste lugar, é um particípio, e significa aqueles que são adequados para ou “adaptados” à destruição; aqueles cujos personagens merecem a destruição ou que tornam a destruição adequada. Veja o mesmo uso da palavra em Hebreus 11:3 , “Pela fé entendemos que os mundos foram criados” – lindamente vestidos em proporções adequadas, uma parte adaptada à outra – “pela Palavra de Deus”. Hebreus 10:5 , “Salmo 68:10 ; Salmo 74:16 . Neste lugar não há a aparência de uma declaração de que “Deus os fez ou os preparou para a destruição”. É uma declaração simples de que eles eram de fato adequados para isso, sem fazer uma afirmação sobre a maneira como o tornaram.

Um leitor da Bíblia em português pode, talvez, às vezes ter a impressão de que Deus os preparou para isso. Mas isso não é afirmado; e há um desígnio evidente em não afirmá-lo, e uma distinção feita entre eles e os vasos de misericórdia que devem ser considerados. Em relação a estes últimos, é expressamente afirmado que Deus os adaptou ou os preparou para a glória; veja Romanos 9:23 , “que dantes preparou para a glória”. A mesma distinção é notavelmente notável no relato do último julgamento em Mateus 25:34 , Mateus 25:41. Para os justos, Cristo dirá:”Vinde, benditos de meu Pai, herdai o reino que vos está preparado, etc.” Para os ímpios:“Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos”; não disse ter sido originalmente preparado “para eles”. É claro, portanto, que Deus pretende manter a grande verdade em vista, que prepara seu povo “por ação direta” para o céu; mas que ele “não exerce tal arbítrio” ao preparar os ímpios para a destruição.

para a perdição – εἰς ἀπώλειαν eis apōleian. Esta palavra ocorre no Novo Testamento não menos que 20 vezes; Mateus 7:13 , “O que conduz à destruição.” João 17:12 , “filho da perdição”. Atos 8:20 , “o teu dinheiro perece contigo”; Grego, seja para destruição contigo, Atos 25:16 ; Filipenses 1:28 , “Sinal de perdição”. Filipenses 3:19 , “cujo fim é a destruição”. 2Tessalonicenses 2:3 , “o filho da perdição”. 1Timóteo 5:9 , “que afoga os homens na destruição e perdição”. Hebreus 10:39 , “que recua para a perdição; veja também 2Pedro 2:1 ,2 Pedro 3:7 , 2Pedro 3:16 , etc. Nestes lugares, é claro que a referência é para a punição futura de pessoas iníquas, e em “nenhuma instância” para calamidades nacionais. Tal uso da palavra não é encontrado no Novo Testamento; e isso fica ainda mais claro pelo contraste com a palavra “glória” no versículo seguinte. Podemos observar aqui, que se as pessoas são adequadas ou preparadas para a destruição; se o tormento futuro está adaptado a eles, e eles a ele; se é apropriado que eles sejam submetidos a ela; então Deus fará o que é adequado ou certo ser feito e, a menos que se arrependam, devem perecer. Nem seria certo Deus levá-los para o céu como estão; a um lugar para o qual não são adequados, e que não está adaptado a seus sentimentos, caráter ou conduta.

[Jamieson; Fausset; Brown, aguardando revisão]

< Romanos 9:21 Romanos 9:23 >

Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles, com adaptação de Luan Lessa – janeiro de 2021.