1 Timóteo 3:15

mas, seu eu demorar, para que saibais como se deve comportar na casa de Deus, que é a igreja do Deus vivo, a coluna e o alicerce da verdade.

Comentário A. R. Fausset

para que  – isto é, eu escrevo (1Timóteo 3:14) “para que possas saber” etc.

como se deve comportar  –  (1Timóteo 4:11).

na casa de Deus  – a Igreja (Hebreus 3:2, Hebreus 3:5, Hebreus 3:6; Hebreus 10:21; 1Pedro 4:17; 1Coríntios 3:16, “o templo de Deus”; Efésios 2:22).

a igreja – “a congregação”. O fato de que a esfera de suas funções é “a congregação do Deus vivo” (que é o sempre vivo Mestre da casa, 2Timóteo 2:19, 2Timóteo 2:20, 2Timóteo 2:21), é o motivo mais forte para a fidelidade neste comportamento como presidente de um departamento da casa. ”O Deus vivo forma um contraste marcante com o ídolo sem vida, Diana de Éfeso (1Tessalonicenses 1:9). Ele é a fonte da “verdade” e o fundamento de nossa “confiança” (1Timóteo 4:10). O trabalho dirigido a uma Igreja particular é serviço à única grande casa de Deus, da qual cada Igreja particular é uma parte, e cada cristão uma pedra viva (1Pedro 2:5).

a coluna e o alicerce da verdade – evidentemente predicado da Igreja, não do “mistério da piedade” (uma interpretação que não foi iniciada até o século XVI; portanto, Bengel); pois depois de dois importantes predicados, “pilar e base”, e esses substantivos, o terceiro, um muito mais fraco, e que um adjetivo, “confessadamente” ou “sem grande controvérsia”, não viria. “Pilar” é assim usado metaforicamente dos três apóstolos, dos quais a Igreja Cristã Judaica dependia principalmente (Gálatas 2:9; compare com Apocalipse 3:12). A Igreja é “o pilar da verdade”, como a existência continuada (historicamente) da verdade repousa sobre ela; porque apóia e preserva a palavra da verdade. Aquele que é da verdade pertence pelo próprio fato à Igreja. Cristo é o único fundamento da verdade no sentido mais elevado (1Coríntios 3:11). Os apóstolos são fundamentos num sentido secundário (Efésios 2:20; Apocalipse 21:14). A Igreja repousa na verdade como é em Cristo; não a verdade sobre a Igreja. Mas a verdade como é em si mesma é ser distinguida da verdade como é reconhecida no mundo. No primeiro sentido, não precisa de um pilar, mas se sustenta; no segundo sentido, precisa da Igreja como seu pilar, isto é, seu sustentador e preservador (Baumgarten). A importância da comissão de Timóteo é estabelecida lembrando-o da excelência da “casa” em que ele serve; e isto em oposição às vindouras heresias que Paulo prescientemente o avisa imediatamente (1Timóteo 4:1). A Igreja deve ser a permanência da verdade e seu conserver para o mundo, e o instrumento de Deus para assegurar sua continuação na terra, em oposição àquelas heresias (Mateus 16:18; Mateus 28:20). O apóstolo não reconhece uma Igreja que não tem a verdade, ou só a tem em parte. Roma falsamente reivindica a promessa por si mesma. Mas não é a descendência histórica que constitui uma Igreja, mas somente isto, para aquelas heresias (Mateus 16:18; Mateus 28:20). O apóstolo não reconhece uma Igreja que não tenha o intermediário; o “chão” ou “porão” (semelhante a “fundação”, 2Timóteo 2:19), o apoio final do edifício (Alford). Não é objeção que, tendo chamado a Igreja antes da “casa de Deus”, ele agora a chama de “coluna”; pois a palavra literal “Igreja” imediatamente precede as novas metáforas: assim a Igreja, ou congregação de crentes, que antes era considerada como a habitação de Deus, é agora, de um ponto de vista diferente, considerada como o pilar que sustenta a verdade. [Fausset, aguardando revisão]

< 1 Timóteo 3:14 1 Timóteo 3:16 >

Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles, com adaptação de Luan Lessa – janeiro de 2021.