Colossenses 1:12

agradecendo ao Pai, que nos capacitou a participar da herança dos santos na luz.

Comentário A. R. Fausset

agradecendo ao Pai – Veja em Colossenses 1:10; esta sentença está relacionada com “para que sejais cheios” (Colossenses 1:9) e “para que andeis” (Colossenses 1:10). A conexão não é: “Nós não paramos de orar por vós (Colossenses 1:9) dando graças”.

ao Pai – de Jesus Cristo, e assim nosso Pai por adoção (Gálatas 3:264:4-6).

que vos capacitou – grego, “que nos fez conhecer”. Não “está nos fazendo encontrar” pelo crescimento progressivo da santidade; mas de uma vez por todas nos fez conhecer. Não é primariamente a obra do Espírito que se entende aqui, como o texto é frequentemente usado; mas a obra do Pai ao nos colocar por adoção, de uma vez por todas, em uma nova posição, a saber, de filhos. Os crentes entendidos aqui estavam em diferentes estágios de santificação progressiva; mas no que diz respeito à concisão especificada aqui, todos eles igualmente a tinham do Pai, em Cristo Seu Filho, sendo “plenos nEle” (Colossenses 2:10). Compare com Jo 17:17; Juízes 1:1, “santificado por Deus Pai”; 1Coríntios 1:30. Ainda assim, secundariamente, este encontro de uma vez por todas contém nele o embrião da santificação, depois desenvolvido progressivamente na vida pelo Espírito do Pai no crente.

a participar… – grego, “para a porção (ou ‘nossa’) da herança (Atos 20:3226:18; Efésios 1:11) dos santos na luz”. “Luz” começa em o crente aqui, descendo do “Pai das luzes” por Jesus, “a verdadeira luz”, e é aperfeiçoado no reino da luz, que inclui conhecimento, pureza, amor e alegria. É contrastado aqui com a “escuridão” do estado não convertido (Colossenses 1:13; compare com 1Pedro 2:9). [Jamieson; Fausset; Brown]

Comentário de L. B. Radford

agradecendo ao Pai. A conexão do particípio é incerta. (a) Pode ser uma retomada e extensão da ação de graças do próprio apóstolo, embora isso seja uma reversão abrupta ao assunto original da frase principal, agora bastante remota. (b) Vai mais naturalmente com os particípios anteriores como parte da oração do Apóstolo por seu progresso em discernimento, serviço, força e, finalmente, em ação de graças. Esta interpretação é confirmada pela variante lendo você na próxima cláusula, ‘fez você conhecer’. Mas é consistente com a leitura aceita de nós, que não precisa se limitar a Paulo e seus companheiros. Bengel, tomando a ação de graças como sendo de Paulo, considera os versículos 12-20 como uma ação de graças pela conversão dos judeus, passando no versículo 21 para uma ação de graças pela conversão dos gentios. Mas a passagem é muito católica em sua linguagem para ser tão estreita. A ação de graças pela qual Paulo ora como a última etapa do progresso dos colossenses é reunida na extensão de uma ação de graças, tanto dele como deles, que envolve todos os fiéis e passa por um levantamento de toda a obra criadora e redentora de Deus em Cristo.

A ação de graças é tripla, por luz, amor e liberdade. Eles foram admitidos em um novo mundo de luz, traduzidos em um reino de amor, redimidos para uma vida de liberdade. As três idéias são encontradas combinadas em linguagem muito semelhante no discurso de Paulo antes de Agripa em Atos 26:18, compare também com suas palavras com os presbíteros em Mileto em Atos 20:32.

que nos capacitou. O verbo grego ocorre em outras partes do Novo Testamento apenas em 2Coríntios 3:6, ‘que nos fez suficientes como ministros de uma nova aliança’. Significa equipar-se para uma tarefa, qualificar-se para uma posição. Alguns manuscritos antigos, versões e citações patrísticas têm outra leitura, ‘chamado’, que surgiu ou pela leitura errada de um escriba das letras unciais muito semelhantes dos dois verbos gregos, ou pela maior familiaridade da ideia de chamar em tal contexto . O manuscrito do Vaticano tem uma fusão, ou seja, uma combinação de ambas as leituras, em outras palavras, chamado e feito conhecer, que lembra a sequência em Romanos 8:30, ‘a quem ele os chamou, ele também justificou’, mas não tem suporte em outros manuscritos e é obviamente a tentativa de um escriba de resolver o problema textual.

a participar da herança. Literalmente ‘por uma parte da herança’ ou melhor por uma parte que consiste na herança’. A mesma frase grega é encontrada na Septuaginta de Salmo 15:(16) 5, ‘o Senhor é a porção da minha herança’. Não há ideia de divisão ou distribuição; cada crente entra em toda a herança da graça e da verdade. compare com a correção de Paulo do separatismo e protecionismo do partidarismo religioso em Corinto, ‘todas as coisas são suas’, 1Coríntios 3:21-3.

da herança dos santos. Duas palavras gregas para herança se alternam na Septuaginta e Novo Testamento, em outras palavras, kleros (aqui e Atos 26:18) e kleronomia (por exemplo, Colossenses 3:24, Atos 20:32, Gálatas 3:18, Efésios 1:14, 18 e 5:5, Heb. 9:15, 1Pedro 1:4). Kleros denota antes a posse em si, kleronomia ou a posse em si ou a posição do possuidor potencial ou real. A ideia de sucessão a um possuidor anterior não é inerente à palavra, mas apenas incidental em certos contextos. “O sentido bíblico dominante de herança é o gozo por um título legítimo daquilo que não é fruto de esforço pessoal”, diz Westcott (Hebreus, p. 170), que lembra apropriadamente a definição de Aristóteles de que a herança é por nascimento e não por doação. , e aponta o cumprimento espiritual desta definição no fato de que a herança do crente, o israelita da antiga e o cristão da nova dispensação, não é um dom incondicionado, mas um dom dependente de uma relação filial. :305) comenta partem sorte non pretio datam, ou seja, o título da herança não é aquisição humana, mas adoção divina. A história dessa ideia de herança espiritual começa com a promessa a Abraão. A ideia original é a terra prometida como o lar de o povo de Deus, mas passa para a idéia da relação mútua entre Deus e Israel que é o destino de Israel; Deus é a herança de Israel, e Israel é a herança de Deus. vem individual, por exemplo na consciência da vida do salmista como uma relação pessoal com Deus. No Novo Testamento, herança refere-se à bênção transmitida pela filiação divina, uma bênção diversamente descrita como salvação (Hb 1:14) ou reino de Deus (1Coríntios 6:9, 10, xv. 50, Gálatas 5:21, Efésios 5:5, Tiago 2,5). Aqui, portanto, a herança dos santos pode ser (a) sua glória futura, um paralelo à esperança depositada para eles no céu (versículo 5), ou (b) sua dignidade presente, compare com a linguagem do Catecismo, “herdeiros do reino de Deus’. Os colossenses foram habilitados e enobrecidos por sua inscrição na nobreza espiritual da dispensação cristã.

na luz. (1) Tomada com o verbo, esta frase significa ‘nos capacitou pela revelação de Sua luz’, ou seja, nos elevou à luz do Evangelho para a comunhão dos fiéis. (2) Tomado com os santos, parece significar que os fiéis partiram, compare com a oração de comemoração no Livro de Oração Revisado de 1927, ‘que encorajados por seus exemplos e fortalecidos por sua comunhão, também podemos encontrar participantes da herança dos santos na luz’; mas é duvidoso que nesta data primitiva o pensamento cristão estivesse muito ocupado com o pensamento dos fiéis falecidos, exceto quanto ao seu lugar na parousia, a Vinda de Cristo (1Tessalonicenses 4:13-18, 1Coríntios 15:51-2) . Os anjos são chamados de ‘os santos’ no Antigo Testamento e nos escritos apócrifos, mas é duvidoso se eles são entendidos ou incluídos em ‘os santos’ aqui ou em 1Tessalonicenses 3:13. (3) O apego mais natural é à herança ou à cláusula como um todo; a porção dos santos está no reino da luz. [Radford, aguardando revisão]

< Colossenses 1:11 Colossenses 1:13 >

Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles, com adaptação de Luan Lessa – janeiro de 2021.