Colossenses 2:11

Nele também fostes circuncidados com uma circuncisão não feita por mãos, mas sim, no abandono do corpo da carne, pela circuncisão de Cristo;

Comentário A. R. Fausset

Insinuando que eles não precisavam, como os judaizantes ensinavam, o rito externo da circuncisão, já que eles já possuíam a realidade espiritual interior da circuncisão.

fostes – sim, como o grego, “vocês foram (de uma vez por todas) circuncidados (espiritualmente, na sua conversão e batismo, Romanos 2:28,29; Filipenses 3:3) com uma circuncisão feita sem mãos”; oposta à “circuncisão na carne feita por mãos” (Efésios 2:11). Assim, o próprio corpo de Cristo, pelo qual o crente é santificado, “não é feito por mãos” (Marcos 14:58; Hebreus 9:11; compare com Daniel 2:45).

no abandono – como uma veste velha (Efésios 4:22); aludindo a despojar o prepúcio na circuncisão.

do corpo da carne – Este corpo carnal, em seu aspecto pecaminoso, é abandonado no batismo, o selo da regeneração, quando recebido em arrependimento e fé. Na circuncisão, só o prepúcio é lançado fora; na regeneração cristã, “todo o corpo da carne” é espiritualmente abandonado em seu ideal, porém os crentes, imperfeitamente, alcançam esse ideal. Compare com Colossenses 1:22, “O corpo da Sua carne”, que é santo, requer que aqueles incorporados com Ele abandonem o “corpo da sua carne”, que é corrupto.

pela circuncisão de Cristo – A circuncisão espiritual é realizada em união com Cristo, cuja “circuncisão” implica que Ele tenha assumido por nós o compromisso de guardar toda a lei (Lucas 2:21): a identificação com Ele em toda a Sua obediência é a fonte de nossa justificação e santificação. Ellicott, ‘A circuncisão originada de (comunicada em união com) Cristo’. A primeira visão concorda melhor com Colossenses 2:123:1,3-4, que similarmente faz com que o crente, por união espiritual com Cristo, tenha comunhão pessoal nos vários estados de Cristo, a saber, Sua morte, ressurreição e aparecendo na glória. Nada foi feito ou sofrido pelo nosso Mediador como tal, mas tem a sua contrapartida nos crentes. O primeiro derramamento do Seu sangue na circuncisão, em cumprimento de toda a lei, e o último derramamento na cruz, justificam vicariamente, e, pela união com Ele, nos santificam. Mas Pearson, ‘Josué, o tipo (não Moisés no deserto), circuncidou os israelitas em Canaã (Josué 5:2-9), nascidos no deserto; o povo que saiu do Egito, que foi circuncidado, tendo depois morrido no deserto. Jesus, o antítipo, é o autor da verdadeira circuncisão; portanto chamado “a circuncisão de Cristo” (Romanos 2:29). Assim como Josué foi “ministro de Moisés”, também Jesus, “ministro da circuncisão pela verdade de Deus” aos gentios (Romanos 15:8). [JFU]

Comentário de L. B. Radford

Nele também fostes circuncidados, isto é, em quem encontrastes não apenas a plenitude da graça divina para uma vida superior, mas também a realidade simbolizada por tais ordenanças particulares da antiga lei como a circuncisão. Não são, como King James, mas eram, ou seja, pelo batismo que selou sua conversão. O pensamento de que eles têm assim em Cristo tudo o que esses pretensos filósofos lhes prometem dos poderes celestiais é agora elaborado em três direções; em Cristo eles têm tudo o que significa circuncisão mística, ressurreição espiritual para uma nova vida e liberdade moral da escravidão das ordenanças.

com uma circuncisão não feita por mãos, ou seja, espiritual em contraste com ‘feito com as mãos’, ou seja, físico. A mesma palavra grega é usada em Marcos 14:58 do templo da ressurreição do corpo de Cristo em contraste com seu corpo antes da crucificação; em hebr. 9:11 do ‘tabernáculo maior e mais perfeito’, que pode ser Seu corpo ressuscitado ou o santuário celestial de Seu sacerdócio ascendido; em 2Coríntios 5:I do corpo de ressurreição do cristão. A ideia da circuncisão espiritual, ou seja, a consagração de toda e qualquer faculdade humana, encontra-se expressa em Dt. 10:16 como um comando, compare com Jeremias 4:4, e em Dt. 30:6 como uma promessa; e está implícito na idéia de incircuncisão espiritual dos lábios (Ex. 6:12), ouvido (Jeremias 6:10) e coração (Levítico 26:41, Ezequiel 44:7), compare com Atos 7:51, ‘ vós de dura cerviz e incircuncisos de coração e ouvidos’. O contraste é encontrado em outros lugares em Paulo. Em Romanos 2:29 ele contrasta a circuncisão física, ‘exterior na carne’, com a circuncisão interna do coração, ‘no espírito e não na letra’, onde a letra denota não literal como distinta de metafórica, mas ‘ um ato ritual de obediência à lei” distinto de uma mudança moral no espírito de um homem. Em Efésios 2:11 os judeus são descritos como ‘aquilo que se chama circuncisão, na carne, feita por mãos’ em contraste com ‘os gentios na carne que são chamados incircuncisão’ pela circuncisão.

“As características distintivas desta circuncisão superior são três: (1) Não é externa, mas interna, não feita por mãos, mas forjada pelo Espírito. (2) Ela despoja não apenas uma parte da carne, mas de todo o corpo de (3) É a circuncisão não de Moisés ou dos patriarcas, mas de Cristo. Assim, distingue-se primeiro no que diz respeito ao seu caráter, depois à sua extensão e, em terceiro lugar, ao seu autor’ (Lightfoot. p. 181). uma inferência óbvia desta referência à circuncisão que os colossenses estavam sendo atraídos ou instados a adotar a prática. Na ausência de qualquer outra referência à circuncisão em Colossenses ou Efésios, seu lugar e importância na heresia colossense não podem ser determinados. sido defendido como um meio de purificação ascética, ou como um talismã contra a tirania dos espíritos malignos, ou (L. Williams, p. 91) como um elo de apego e assimilação aos anjos superiores, que se acreditava terem sido criados circuncidados (Bk . dos Jubileus, xv. 27). É até possível que a circuncisão não fizesse parte da heresia colossense como tal, mas apenas o orgulho pessoal de professores heréticos que haviam sido circuncidados quando crianças ou como prosélitos; ou ainda, menos provavelmente, que a referência não é à circuncisão judaica, mas a alguma forma de automutilação nos cultos greco-orientais.

no abandono do corpo da carne. King James o corpo dos pecados da carne. (1) Em 1:22 ‘o corpo de Sua carne’ é simplesmente o corpo humano físico de Cristo no qual Ele morreu. Aqui a carne é tingida com a ideia de maus hábitos e tendências. Foi o reconhecimento dessa ideia que provavelmente levou à inserção da glosa dos pecados’. Mas o corpo em questão ainda é o corpo físico com suas más associações. (2) A interpretação ‘todo o corpo da carne’, ou seja, as tendências pecaminosas da natureza humana em sua totalidade, é contrária ao uso Novo Testamento da palavra grega para ‘corpo’, e não faz justiça ao contexto com suas referências à morte e ressurreição. (3) “O corpo” provavelmente pretende contrastar a circuncisão de um único órgão com a abnegação ou rendição de toda a natureza física em resposta ao chamado divino para consagração e purificação. um substantivo grego de composto duplo enfático, ‘o despir e colocar fora direito’, compare com o uso do verbo em 2:15, 3:9. A questão foi levantada se a idéia da palavra é passiva ou ativa , em outras palavras, se a referência é ao esforço do homem para livrar-se do mal em sua natureza ou a ele se livrar desse mal pela ação redentora de Deus. As duas idéias são praticamente inseparáveis. O batismo que é o sinal e o selo da mudança é um ato de aceitação humana, bem como de redenção divina, e envolve o dever moral da perseverança humana na nova vida em resposta à graça divina.

pela circuncisão de Cristo. Várias explicações foram oferecidas. (1) ‘Sua circuncisão espiritual estava envolvida na circuncisão real de Cristo’. Compare com a petição da Ladainha, ‘por teu santo nascimento e circuncisão… bom Senhor, livra-nos’, onde as experiências humanas de nosso Senhor são consideradas não como fundamento de nosso apelo, mas como instrumentos de Sua ação redentora, cada evento na vida de Cristo tem sua contraparte mística na vida do cristão; e a Coleta da Circuncisão, ‘que fizeste teu bendito Filho ser circuncidado e obediente à lei para o homem’. (2) ‘Com uma circuncisão que o próprio Cristo efetua em sua vida’, embora isso seja antes, como sugere Crisóstomo, a obra do Espírito. (3) ‘Com uma circuncisão que pertence a Cristo e faz parte da vossa união com Ele’, ou seja, a circuncisão cristã em contraste com a circuncisão judaica, que pertencia a Moisés e aos patriarcas, compare com o contraste do batismo judaico e cristão implícito em 1Coríntios 10:2, ‘batizado em Moisés’. [Radford, aguardando revisão]

< Colossenses 2:10 Colossenses 2:12 >

Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles, com adaptação de Luan Lessa – janeiro de 2021.