Filipenses 1:6

E disto tenho certeza: aquele que começou a boa obra em vós irá completá-la até o dia de Jesus Cristo.

até o dia de Cristo Jesus. O fim glorioso do processo de redenção, porque então, e não antes, todo o ser do santo, o corpo (Romanos 8:23), bem como o espírito, será efetivamente libertado de todos os efeitos do pecado. A menção deste dia aqui é, portanto, igualmente importante independentemente se o apóstolo estava ou não contemplando um retorno breve ou distante do Senhor. Se Ele voltar antes da morte do crente, Sua vinda é o momento em que haverá a transformação final; caso contrário, “a redenção do corpo” é adiada. Compare com Efésios 4:30; 2Timóteo 1:12.

O “Dia” de Cristo é mencionado mais adiante (Filipenses 1:10; 2:16), e no total, nas epístolas de Paulo, cerca de vinte vezes. Para uso pelo próprio Senhor da palavra “Dia” em referência ao Seu Retorno como Juiz e Redentor, compare com Mateus 7:22; 10:15; 11:22,24; 12:36; 24:36; Lucas 17:24,26 (“dias”),30-31; 21:34; Jo 6:39-40,44,54. [Moule, 1893]

Comentário de H. C. G. Moule

E disto. Uma frase favorita com Paul; Romanos 9:17 (onde ele varia a frase da Septuaginta), Romanos 13:6; 2Coríntios 2:3; 2Coríntios 5:5; 2Coríntios 7:11; Gálatas 2:10; Efésios 6:18; Efésios 6:22; Colossenses 4:8. Em outros lugares ocorre apenas 2 Pedro 1:5, e ali a leitura é contestada. As palavras são um toque característico de pensamento aguçado e sincero.

tenho certeza. Este versículo é um parêntese no pensamento, sugerido pela continuidade “até agora” do amor e trabalho dos filipenses. O passado da graça o leva a falar de seu futuro. A palavra inglesa “confiante” [confident] representa alegremente o grego, que às vezes denota confiança, em bases definidas (assim Mateus 27:43; Marcos 10:24; 2Coríntios 1:9; abaixo, Filipenses 2:24, Filipenses 3:3- 4; Hebreus 2:13, etc), às vezes uma garantia mais ou menos arbitrária (assim Romanos 2:19). Em todos os casos no Novo Testamento a palavra indica um sentimento de certeza pessoal, seja qual for a causa.

aquele que começou. Literalmente, ele que começou; na crise da sua evangelização e conversão. “Ele” é Deus Pai (como habitualmente, onde nada no contexto define qualquer uma das outras pessoas), o supremo autor da obra da graça.

O verbo grego aqui ocorre também Gálatas 3:3, onde a crise da conversão é vista do ponto de vista do convertido; “começaram pelo Espírito”. A referência ao Espírito Santo, no entanto, nos lembra também que uma capacitação divina é absolutamente necessária para que o homem “começa” a nova vida.

a boa obra. Talvez possamos fazer o bom trabalho. O artigo está ausente no grego, mas a referência é obviamente à obra das obras. compare com abaixo, Filipenses 2:13, e observe.

irá completá-la. Melhor, como a R. V. [King James, Versão Revisada], vai aperfeiçoá-lo. Compare com novamente Gálatas 3:3; “vocês começaram pelo Espírito; estais sendo aperfeiçoados pela carne?”

Para o pensamento desta frase, compare com o Salmo 138: 8 ; “o Senhor completará (tudo) para mim; Ó Senhor, Tua misericórdia é para sempre; não abandones as obras das Tuas mãos”. Ali a alma crente individual expressa a confiança da fé que é aqui expressa em relação à comunidade (“você”) de tais almas.

até o dia, etc. O glorioso objetivo do processo redentor, porque então, e não antes, todo o ser do santo, corpo (Romanos 8:23), bem como espírito, será realmente libertado de todos os resultados do pecado. A menção deste dia aqui é, portanto, igualmente relevante, quer o apóstolo estivesse ou não contemplando um retorno rápido ou distante do Senhor. Se Ele retornar antes da morte do crente, Sua vinda é, obviamente, a crise final; caso contrário, “a redenção do corpo” e até agora a redenção do ser é adiada. Compare com Efésios 4:30 ; 2Timóteo 1:12 .

O “Dia” de Cristo é mencionado abaixo, Filipenses 1:10, Filipenses 2:16; e ao todo, em Paulo, cerca de vinte vezes. Para o próprio uso do Senhor da palavra “Dia” para a Crise de Seu Retorno como Juiz e Redentor, compare com Mateus 7:22; Mateus 10:15; Mateus 11:22; Mateus 11:24; Mateus 12:36; Mateus 24:36; Lucas 17:24; Lucas 17:26 (“dias”), Lucas 21:34; João 6:39-40; João 6:44; João 6:54. [Moule, aguardando revisão]

< Filipenses 1:5 Filipenses 1:7 >

Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles, com adaptação de Luan Lessa – janeiro de 2021.