Hebreus 12:24

e a Jesus, o Mediador de um Novo Testamento, e ao sangue da aspersão, que fala melhores coisas queo de Abel.

Comentário A. R. Fausset

Novo – não o termo usual (kaine) aplicado ao pacto cristão (Hebreus 9:15), que significaria novo como diferente e substituindo o antigo, mas o grego“nea”, “recente, “ultimamente estabelecido”, tendo o “frescor da juventude”, em oposição à idade. A menção de Jesus, o Aperfeiçoador de nossa fé (Hebreus 12:2), e Ele mesmo aperfeiçoado através dos sofrimentos e morte, em Sua ressurreição e ascensão (Hebreus 2:10, Hebreus 5:9), é naturalmente sugerido pela menção do “justo feito perfeito” em sua ressurreição (compare Hebreus 7:22), Paulo usa “Jesus”, habitando aqui n’Ele como a pessoa realizou como nosso amigo amoroso, não apenas em Seu caráter oficial como o Cristo.

e ao sangue da aspersão – aqui mencionado como distinto de “Jesus”. Bengel razoavelmente argumenta da seguinte forma: Seu sangue foi inteiramente “derramado” de Seu corpo pelas várias maneiras em que foi derramado, Seu suor sangrento, a coroa de espinhos, flagelação, pregos e depois da morte a lança, assim como o sangue foi inteiramente derramado e extravasado dos sacrifícios de animais da lei. Foi incorruptível (1Pedro 1:18-19). Nenhuma Escritura declara que foi novamente colocado no corpo do Senhor. Em Sua ascensão, como nosso grande Sumo Sacerdote, Ele entrou no lugar mais santo celestial “Por seu próprio sangue” (não depois de derramar Seu sangue, nem com o sangue em Seu corpo, mas), levando-o separadamente de seu corpo (compare o tipo Hebreus 9:7, 12, 25, Hebreus 13:11). Paulo não diz, pela eficácia do Seu sangue, mas “pelo seu próprio sangue” (Hebreus 9:12); não o sangue do MATERIAL, mas “o sangue daquele que, por meio do Espírito eterno, se ofereceu sem mancha para Deus” (Hebreus 9:14). Assim, em Hebreus 10:29, o Filho de Deus e o sangue do pacto com o qual ele (o profitente) foi santificado, são mencionados separadamente. Também em Hebreus 13:12, 20; compare também Hebreus 10:19 com Hebreus 10:21. Assim, na Ceia do Senhor (1Coríntios 10:16; 1Coríntios 11:24-26), o corpo e o sangue são representados separadamente. O próprio sangue, portanto, continua ainda no céu diante de Deus, o preço perpétuo do resgate do “pacto eterno” (Hebreus 13:20). Uma vez por todas, Cristo aspergiu o sangue peculiarmente para nós em Sua ascensão (Hebreus 9:12). Mas é chamado “o sangue da aspersão”, por conta também de seu uso contínuo no céu e nas consciências dos santos na terra (Hebreus 9:14; Hebreus 10:22; Isaías 52:15). Essa aspersão é análoga ao sangue salpicado da Páscoa. Compare com Apocalipse 5:6: “No meio do trono, um Cordeiro como se tivesse sido morto”. Seu corpo glorificado não requer carne, nem a circulação do sangue. Seu sangue introduzido no céu tirou o direito do dragão de acusar. Assim, a teoria de Roma da concomitância do sangue com o corpo, a desculpa para dar apenas o pão aos leigos, cai no chão. A menção do “sangue da aspersão” segue naturalmente a menção da “aliança”, que não poderia ser consagrada sem sangue (Hebreus 9:18, 22).

fala melhor coisa que o de Abel – Essa comparação entre duas coisas do mesmo tipo (a saber, o sacrifício de Cristo e o sacrifício de Abel) é mais natural do que entre duas coisas diferentes em espécie e em resultados (a saber, o sacrifício de Cristo e o próprio sangue de Abel (Alford), que não era um sacrifício); compare com Hebreus 11:4; Gênesis 4:4. Isso está de acordo com todo o teor da epístola e desta passagem em particular (Hebreus 12:18-22), que é mostrar a superioridade do sacrifício de Cristo e da nova aliança, aos sacrifícios do Antigo Testamento (dos quais Abel é o primeiro registrado, que, além disso, foi testemunhado por Deus como aceitável para Ele acima de Caim), compare com Hebreus 9:1 à 10:39. A palavra “melhor” implica superioridade para algo que é bom: mas o próprio sangue de Abel não era de todo bom para o propósito para o qual o sangue de Cristo era eficaz; ou melhor, clamava por vingança. Então, o arcebispo Magee, Hammond e Knatchbull. Bengel toma “o sangue de Abel” como colocado para todo o sangue derramado na terra, clamando por vingança e aumentando grandemente os outros gritos levantados pelo pecado no mundo; neutralizado pelo sangue de Cristo falando calmamente no céu por nós e do céu para nós. Eu prefiro a visão de Magee. Seja como for, negar que a expiação de Cristo é verdadeiramente uma propiciação, derruba o sacerdócio de Cristo, torna os sacrifícios da lei de Moisés uma atitude sem sentido e representa o sacrifício de Caim tão bom quanto o de Abel. [Jamieson; Fausset; Brown]

< Hebreus 12:23 Hebreus 12:25 >

Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles, com adaptação de Luan Lessa – janeiro de 2021.