Josafá

Seis pessoas são mencionadas na Bíblia com este nome:

1. Um dos soldados de Davi (1Crônicas 11:43).

2. Um dos sacerdotes que acompanharam o deslocamento da arca da aliança para Jerusalém (1Crônicas 15:24).

3. Filho de Ailude, um cronista de Davi (2Samuel 8:16).

4. Um descendente de Issacar. Filho de Parua (1Reis 4:17).

5. Filho e sucessor de Asa, rei de Judá, 914 a 891 a.C.. Ele buscou a Deus, andou nos caminhos de Davi e tirou os altos e os bosques de Judá. Deus estabeleceu o reino em suas mãos e o temor do Senhor caiu sobre os reinos ao redor. Deus lhe deu paz e os filisteus e os árabes trouxeram-lhe presentes. Ele aumentou em riquezas e fortaleceu-se grandemente. Ele não apenas temia o próprio Senhor, mas enviou levitas e sacerdotes por todo o Judá para ensinar o povo (2Crônicas 17:1-12). Ele errou, no entanto, em fazer aliança com o Israel idólatra, e em permitir que seu filho se casasse com Atalia, a filha de Acabe e Jezabel. Ele foi com Acabe para guerrear contra Ramote-Gileade e quase perdeu a vida, mas Deus o livrou (1Reis 22; 2Crônicas 18). Ele foi repreendido por Jeú, o profeta , que disse: “Devias tu ajudar os ímpios e amar aqueles que odeiam o Senhor? Portanto, ira sobre ti vem de diante do Senhor.” Então ele buscou o Senhor e colocou seu coração para trazer todo o seu povo a temer o Senhor (2Crônicas 19).

Depois disto, os homens de Moabe e de Amom, uma grande multidão, vieram contra Jeosafá. Ele se voltou para o Senhor, proclamou um jejum e orou pedindo ajuda na casa do Senhor, onde o Senhor colocara Seu nome, alegando que Ele era seu Deus, que dera a terra à semente de Abraão, Seu amigo, implorando também Sua resposta à oração de Salomão. Ele foi imediatamente assegurado por um profeta que a batalha não era deles, mas de Deus, cujo nome eles haviam invocado: eles deveriam ver a salvação do Senhor. Josafá e todo o povo se prostraram e adoraram o Senhor, e na manhã seguinte eles marcharam em direção ao inimigo cantando. Eles não precisavam lutar, pois o inimigo destruía um ao outro e havia muito estrago. Louvores foram dados a Jeová. Posteriormente, o rei, esquecendo o que era devido ao nome do Senhor, se associou com o malvado Acazias, rei de Israel, enviando navios a Társis. Esta ação foi condenada pelo profeta Eliezer e seus navios foram destruídos (2Crônicas 20).

Em Jeosafá havia um coração fiel ao SENHOR e o desejo de levar seus súditos à verdadeira adoração de Deus, mas sua história foi prejudicada por ele se aliar inconsistentemente aos reis ímpios e idólatras de Israel.

6. O filho de Ninsi e pai de Jeú, rei de Israel (2Reis 9:2,14).

Significado do nome

Josafá, em hebraico Yowshaphat (יושפת), provavelmente significa “o Senhor tem julgado”. Em algumas versões da Bíblia, o nome é traduzido para Josafat.

Adaptado de: Illustrated Bible Dictionary e Morrish Bible Dictionary. Referências: Strong’s Exhaustive Concordance of the Bible e Quem é Quem na Bíblia Sagrada.