Salmo 19:9

O temor ao SENHOR é limpo, e permanece para sempre; os juízos do SENHOR são verdade; juntamente são justos.

Comentário Barnes

O temor ao SENHOR – A palavra traduzida como medo neste lugar – יראה yir’âh – significa propriamente medo, terror, Jonas 1:10 ; então, reverência, ou santo temor, Salmo 2:11 ; Salmo 5:7 ; e, portanto, reverência para com Deus, piedade, religião – em cujo sentido é freqüentemente usado. Compare Provérbios 1:7 ; Jó 28:28 ; Isaías 11:2 . Portanto, por metonímia, significa os preceitos de piedade ou religião. É usado evidentemente neste sentido aqui, referindo-se à revelação, ou à verdade revelada, no sentido de que promove a devida reverência a Deus ou assegura uma devida consideração por seu nome e adoração.

é limpo – A palavra usada aqui – טהור ṭâhôr – significa propriamente claro, puro, no sentido físico, em oposição a sujo, sujo; então, em um sentido cerimonial, em oposição ao que é profano ou comum Levítico 13:17 , e então, em um sentido moral, como um coração limpo, etc., Salmo 12:6 ; Salmo 51:10 . Também é aplicado ao ouro puro, Êxodo 25:11 . O sentido aqui é que não há nada nele que tenda a corromper a moral ou contaminar a alma. Tudo o que está relacionado com ele é de tendência pura ou sagrada, adaptado para limpar a alma e torná-la sagrada.

e permanece para sempre – Permanecendo por toda a eternidade. Não temporário; não decadente; não destinado a morrer. Ele está firme agora e permanecerá firme para sempre. Ou seja, a lei de Deus, considerada adaptada para tornar o coração santo e puro, é eterna. O que é agora, sempre será. O que seu ensino é agora, continuará a ser para sempre.

os juízos do SENHOR – A palavra aqui prestada julgamentos refere-se também à verdade revelada de Deus, com a ideia de que aquilo foi julgado ou determinado por ele ser certo e ser o melhor. É o resultado do julgamento divino sobre o que é verdadeiro e o que é melhor para o homem. A palavra é freqüentemente usada neste sentido. Compare Êxodo 21:1 ; Levítico 18:5 ; Levítico 26:43 ; compare isso com Salmo 9:7 , Salmo 9:16 ; Salmo 10:5 .

são verdade – margem, verdade. Portanto, o hebraico. Ou seja, eles estão inteiramente de acordo com a verdade, ou são uma representação correta da realidade das coisas. Eles não são arbitrários, mas estão de acordo com o que é certo. Isso supõe que existe algo como a verdade em si mesma, e a lei divina está de acordo com isso; não que Deus determine algo por mera vontade, e que seja, portanto, certo. Deus é infinitamente perfeito, e o que ele faz sempre será certo, pois isso está de acordo com sua natureza; mas ainda assim seus julgamentos são corretos, não porque ele torna correto o que é determinado por sua vontade, mas porque sua vontade está sempre de acordo com o que é certo.

juntamente são justos – isto é, eles são, sem exceção, justos; ou, eles são totalmente ou totalmente justos. Não há nenhum deles que não seja justo e adequado. Tudo o que Deus determina, seja dando ou executando suas leis – tudo em seus requisitos, e tudo na administração de seu governo – é sempre e totalmente justo. É precisamente o que deveria ser no caso e, portanto, digno de confiança universal. [Barnes, aguardando revisão]

< Salmo 19:8 Salmo 19:10 >

Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles, com adaptação de Luan Lessa – janeiro de 2021.